UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

27/11/2009 - 17h50

Prestes a bater Game Boy, Nintendo DS faz cinco anos

da Redação

Reprodução

Comparativo mostra tamanho das telas do DSi XL e DSi atual

Comparativo mostra tamanho das telas do DSi XL e DSi atual

Em 2004, a Nintendo estava desacreditada. A companhia que já fora sinônimo de videogame havia perdido a coroa para o abusado Ken Kutaragi e seu PSOne, que, em apenas uma geração, ascendeu ao topo do mercado de videogame.

E a Sony, mera desconhecida nessa seara até 1994, vendia o PlayStation 2 como pão quente. Humilhada, a Nintendo e o GameCube perderam até para a estreante Microsoft e seu Xbox no mercado mundial de consoles.

No setor de portáteis, a Nintendo dominava sozinha, mas até nesse terreno a Sony resolveu fazer concorrência, com o lançamento do PSP, que prometia jogos da qualidade do PlayStation 2 num aparelho de bolso. Foi nesse contexto que a Big N, apelido que já não parecia ter muito sentido, lançou o Nintendo DS, em 21 de novembro de 2004.

Fora do comum

Reprodução
"Ace Attorney" é um dos títulos inusitados do DS
JOGOS IMPERDÍVEIS PARA DS
Era um portátil enigmático, que não seguia o paradigma da evolução dos videogames. Em vez de apostar em poder de processamento, como fez o PSP, introduziu um novo tipo de controle para videogames: uma tela sensível ao toque. Além disso, o Nintendo DS tinha duas telas, outra ideia que parecia bizarra no papel.

Mas a aposta da Nintendo deu certo, graças a uma leva de jogos que miravam principalmente um público mais casual. Para eles, o controle com a caneta era mais intuitivo que direcionais e botões. Títulos como o educativo "Brain Age", em que o usuário escreve a resposta à mão, e "Nintendogs", um jogo de "bichinho virtual" com cães, foram alguns dos principais sucessos do DS.

Mas quem gostava de jogos também se divertiu - e se diverte - com o portátil. As principais franquias da Nintendo fizeram sucesso no videogame: "New Super Mario Bros.", "Mario Kart DS", "Pokémon" e "The Legend of Zelda: The Phantom Hourglass" e "Animal Crossing: Wild World". Até um "Grand Theft Auto" original saiu para o portátil.

Tomando a coroa

Os grandes "blockbusters", principalmente os da Nintendo, tornaram o DS um fenômeno de vendas, principalmente no Japão. Até 30 de setembro, o portátil de duas telas vendeu 113,48 milhões de unidades no mundo todo, muito perto de alcançar o mítico Game Boy, com 118,69 milhões vendidos. Com um novo modelo lançado recentemente, o Nintendo DS deve quebrar facilmente o recorde.

O Nintendo DS passou por três reformas. Em 2006, foi lançado o modelo Lite, mais compacto e leve. No ano passado, estreou o DSi no Japão, que ganhava uma minicâmera mas perdeu a entrada para cartuchos de Game Boy Advance. E no último dia 21, chegou ao mercado japonês do DSi XL, com telas bem maiores. Esse modelo está previsto para sair no primeiro trimestre de 2010 no Ocidente.
Mais
DSi XL abocanha 40% das vendas da semana
Nintendo DSi XL é lançado no Japão com filas

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host