UOL BUSCA
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos


RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

27/04/2006 - 13h34
Wii é o nome oficial do Revolution

da Redação

A Nintendo anunciou que o nome oficial do console de nova geração, até agora chamado por seu nome-código Revolution, será Wii.

O nome foi escolhido por se assemelhar à palavra "we", "nós" em português, que tem o significado de ser o "console de todos". Além disso, é um nome fácil de ser memorizado por povos de todo o mundo. E os dois "i" da nomenclatura representam os controles diferentes do videogame anteriormente chamado de Revolution. Wii também lembra Wi-Fi, nomenclatura usada na rede online do Nintendo DS, a Nintendo Wi-Fi Connection.

Um pequeno vídeo demonstrativo ilustra a mudança.

O anúncio diz que o nome-código do console indicava a direção, ou seja, o caminho pela qual seguiria o novo console. A Nintendo já adotava a filosofia de que querer fazer algo diferente há alguns anos e a primeira materialização foi o Nintendo DS, que trouxe duas telas - uma delas sensível ao toque.

Com o Wii, a empresa de Kyoto pretende ir além. O controle é o principal diferencial em relação aos concorrentes Xbox 360 e PlayStation 3, que buscam o caminho da excelência tecnológica. A peça de comando do Wii lembra um controle remoto de TV, alongado e reto, só que com botões típicos de videogame.

Porém, o seu funcionamento é que chama a atenção. Com a ajuda de um sensor colocado em frente à TV, o acessório funciona como um "mouse aéreo", ou seja, mexendo a peça no ar, esses dados são transmitidos para o videogame. Além disso, reconhece a inclinação e também funciona como um "apontador 3D", ou seja, o sistema reconhece o local da tela que está sendo apontado, como nos controles de pistola.

A peça principal possui um direcional digital e um botão principal, o "A" e, na parte de trás, o "B". Além disso, botões tradicionais, como o "Select" e o "Start", se juntam ao "Home", que, provavelmente, deverá acessar o sistema básico do Wii. Além deles, existem mais dois botões, o "a" e o "b", além do botão de "Power", para ligar e desligar o aparelho. Um indicador mostra qual porta está sendo usada pelo dispositivo.

O controle principal aceita extensões, ligados por fio. O único a ser revelado até agora traz direcional analógico, parecido com o do Nintendo 64. Na parte de trás, há dois botões de, o "Z1" e o "Z2". Segundo rumores, essa extensão também teria sensores de inclinação e de movimentos, sendo o "outro segredo" do console Wii. Numa ocasião, o principal criador da Nintendo, Shigeru Miyamoto, disse que o console tinha mais funcionalidades não-reveladas.

Com o foco no controle diferente, o console em si deverá ser menos "poderoso" que os concorrentes. Segundo relatos de fabricantes de jogos, o Wii terá capacidade de duas a três vezes a do atual GameCube. Mas traz outras funcionalidades que prometem melhorar a experiência de jogo, como uma rede online, que deve ser simples como a do Nintendo DS, e o "console virtual", que rodará jogos antigos, desde o NES até o GameCube, passando por títulos da Sega para Mega Drive e da Hudson para o TurboGrafx, um console de 8 bits que fez relativo sucesso no Japão entre fins da década de 80 e começo da década de 90.

A Nintendo deverá divulgar novas informações do console de nova geração Wii em sua conferência que antecede a feira de games E3, no dia 9 de maio às 13h30 no horário de Brasília.

Veja também
Vídeo do controle do Wii
Leitores do UOL comentam o novo nome