Direto da E3: Nintendo abraça o público com nova forma de jogar - UOL Jogos - 09/05/2006 - UOL Jogos
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos


RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

Direto da E3: Nintendo abraça o público com nova forma de jogar

multi|wii|1

SAMMY ANDERSON
Enviado especial a Los Angeles


Confesso que nunca fui um grande entusiasta do "Revolution". Quando este foi apresentado, fiquei em dúvida sobre seu potencial - afinal, quem iria deixar de jogar jogos realistas e cinematográficos para dar lugar a uma plataforma com um controle que deixava muitas lacunas e perguntas sem nenhuma resposta?

A conferência da Nintendo nessa manhã (9) despertou os céticos, como eu, para a plataforma. Aliás um chacoalhão. Shigeru Miyamoto foi literalmente o "maestro" do carisma da empresa, iniciando a conferência em um jogo em que ele era o líder de uma orquestra com gráficos pra lá de cativos como a Nintendo está acostumada a fazer.

Miyamoto regia a orquestra com o controle que tanto me trazia dúvidas no passado, mas agora não mais. A cada movimento, os "músicos" de brinquedo acompanhavam-no, porém com alguns engasgues, típicos de alguém que está jogando pela primeira vez algo, como uma criança.

"Se você está aqui procurando pela próxima geração entrou no lugar errado", avisava Reggie Fils-Aime. "Jogos são mais que gráficos, jogar é sentir", prenunciava o executivo da empresa. Logo após, uma enxurrada de vídeos fizeram a platéia se levantar e aplaudir de pé.

Estavam lá "Super Mario Galaxy", "Zelda Twilight Princess", "PangYa", "Final Fantasy: Crystal Chronicles" além de muitos outros jogos mostrados em vídeo. Sem quaisquer dúvidas, o game do bigodudo italiano foi o que mais chamou a atenção, pela forma livre de manuseá-lo com o controle do Wii em um cenário que lembra muito "Mario 64".

"Quando anunciamos o Nintendo DS muitas pessoas disseram 'Hã, o quê?'.
Quando anunciamos o controle, a reação foi a mesma. O nome então, ninguém entendeu. O significado de Wii é 'Nós', e é isso que queremos, a integração de todos. A indústria dos jogos precisa de algo diferente e isso sempre fizemos. Videogames significam inclusão, e não exclusão", disse Reggie.

Após isso, foi demonstrado um demo de "Legend of Zelda: The Twilight Princess" para o Wii. O jogo parecia muito empolgante, com diversos movimentos que só podiam ser executados manejando o controle de formas características, como por exemplo o movimento de lançar um dardo para agarrar no cenário e fazer Link escalar paredes. A mesma coisa para os ataques com a espada, era necessário o movimento certo para acertar os inimigos.

Samus também está de volta - foi mostrado um pequeno vídeo do novo "Metroid" (chamado "Metroid Prime 3: Corruption"), e logo após foram chamados ao palco os desenvolvedores de "Red Steel" (da Ubisoft) para uma pequena demonstração do game. Mais uma vez, o que mais chama a atenção é o modo único que o controle do Wii controla os personagens.

Satoru Iwata, presidente da companhia foi chamado ao palco e cutucou a concorrente Sony: "Se eu quero um portátil, quero um que possa ser ligado imediatamente e vá para o jogo. Se o meu portátil demora muito pra carregar um game, eu simplesmente desisto".

Pra finalizar, Shigeru retornou ao palco para demonstrar um jogo de tênis bem interessante, acompanhado do chefão Satoru Iwata. Além deles, Reggie Fils-Aime e mais um convidado jogaram o game em duplas, o que pareceu extremamente divertido. Quase que por um momento achei que eles tinham esquecido que era apenas uma demonstração, visto que um convidado sorteado venceu uma partida, e eles decidiram jogar mais uma rodada. Simplesmente hilário.

"Nós queremos todos os jogadores, e também aqueles que não são ligados a jogos. Nós queremos todos, e por um preço que seja justo." alfinetou o presidente.

No total, 27 jogos do Wii estarão jogáveis amanhã (10) na feira. Aguardem impressões e vídeos.

"Jogar é sentimento", como diria a própria Nintendo, e do fundo do meu coração, senti o peso dessa empresa, que nos anos 80 revolucionou o mercado de videogames que estava em decadência após a era Atari. Sim, nunca subestimem a Nintendo. Muita coisa ainda vai rolar nessa E3, e até o momento, a Nintendo é a que mais impressionou nas conferências. A coisa está literalmente pegando fogo!

Leia mais
Conferência da Nintendo destaca 'inclusão social' de jogadores
Vídeo: 'pai' de Mario rege orquestra com o controle do Wii
Vídeo: quatro minutos com os jogos do Nintendo Wii
Vídeo: Nintendo Wii tem tênis como nunca se viu