Nintendo apresenta jogo de 'fitness' e "Mario Kart Wii" na E3 - E3 - 11/07/2007 - UOL Jogos
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos


RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

Nintendo apresenta jogo de 'fitness' e "Mario Kart Wii" na E3

da Redação

Divulgação

'Wii Fit' acompanha balança e quer levar saúde a toda família

'Wii Fit' acompanha balança e quer levar saúde a toda família

A Nintendo realizou nesta quarta (11) sua conferência na E3 2007. O presidente da divisão americana, Reggie Fils-Aime, começou dizendo que está feliz, pelo fato de a companhia estar num bom momento. Exibiu gráficos e números relativos ao Wii e o Nintendo DS, os dois principais videogames da casa.

O executivo creditou o sucesso à nova filosofia da Nintendo, que é de expandir o mercado trazendo novos consumidores. De acordo com o instituto NPD, tradicionalmente apenas 20% dos usuários de jogos são do sexo feminino. No entanto, nos console Wii e no portátil DS as mulheres representam 33% do total. E esse mesmo poder de atração pode ser medido entre pessoas mais velhas ou que nunca jogaram antes, tudo devido a títulos como "Brain Age", "Nintendogs" e "Wii Sports", entre outros.

Segundo Fils-Aime, a Nintendo foi responsável por 69% do crescimento do mercado de games nos EUA. Para manter o bom momento, a "Big N" aposta em novos lançamentos que seguem essa filosofia. Perto de 240 jogos para Wii e DS estão previstos até o final do ano. Entre eles, "Ninja Gaiden: Dragon Sword", "Mario & Sonic at the Olympic Games" e "Dragon Quest Swords". E o esperado "Super Smash Bros. Brawl" também chega em 2007. Mais precisamente, em 3 de dezembro.

O wii-zapper, acessório que transforma o controle do Wii em uma pistola, foi anunciado durante a E3. Para Reggie, o acessório pode trazer aos jogos de tiro em primeira pessoa a mesma inovação que o wii-remote proporcionou aos títulos de ação. O acessório custará US$ 19,99 e acompanha um jogo. Entre os títulos compatíveis com o zapper estão "Resident Evil: Umbrella Chronicles", "Ghost Squad" e "Medal of Honor".

"The Legend of Zelda: Phantom Hourglass", o primeiro da série feito para Nintendo, recebeu atenção especial, com uma demonstração ao vivo. Os controles são feitos exclusivamente com a caneta. A stylus orienta o personagem Link e define a trajetória do bumerangue, por exemplo. "Metroid Prime 3: Corruption", para Wii, também foi demonstrado. Apesar de a mira ser livre, também há uma maneira de "travar" o cursor no oponente. Há uma habilidade que aumenta o poder das armas, mas isso também "corrompe" a protagonista.

"Mario Kart" online chega ao Wii

Fils-Aime respondeu aos críticos que dizem que a Nintendo "não leva a sério" os recursos online. Disse que 5,5 milhões de usuários já usaram a rede Wi-Fi Connection, num total de 230 milhões de sessões. O Virtual Console, área que reúne jogos clássicos, já tem um catálogo de 112 títulos, com 5,6 milhões de downloads.

Foi anunciada uma nova seção na loja online do Wii. O Wiiware trará jogos originais vendidos por download. O sistema do console também ganhará um novo canal, chamado de Check Mii Out, que é uma área de reunião de avatares próprios do Wii, os Miis. Haverá concursos para encontrar "bonecos" de celebridades.

O executivo anunciou mais jogos que terão multiplayer online, casos dos esportivos "Madden NFL 08" e "FIFA 08", além de "Dragon Quest Monsters J". "Guitar Hero III" terá um controle em forma de guitarra, que imita o modelo Gibson Les Paul. A grande surpresa ficou com "Mario Kart Wii", o primeiro da série para o console de nova geração da Nintendo. Com multiplayer online, claro. O game também virá com um volante, onde é encaixado o wii-remote.

Depois, saiu de cena o presidente da divisão americana e entrou o presidente mundial da Nintendo, o japonês Satoru Iwata. Ele falou sobre o seu primeiro contato com os games, há 30 anos, e disse desejar que todas as pessoas tenham a mesma emoção de sua primeira vez. Lembrou dos jogos para toda família, como "Nintendogs" e a série "Brain Age".

E mencionou o game que pretende colocar todos os jogadores, novatos e experientes, no mesmo pé de igualdade: "Super Mario Galaxy". Classificou como "instantaneamente acessível" e que representa um "novo paradigma" para jogos. E também como o "o verdadeiro sucessor de 'Super Mario 64'". O game finalmente ganha data definitiva de lançamento: 12 de novembro.

Malhando com o Wii

Os consoles da Nintendo possuem uma ampla linha de treinadores e é dessa seara que apareceu a principal novidade: "Wii Fit", um aplicativo de malhação que vem com um controle em forma de balança, chamado Wii Balance Board. Colocado no chão, o dispositivo tem sensores que captam o peso do usuário e a sua distribuição em cada um dos lados do corpo. O game traz 40 modalidades, como o stepping, flexão de braços, bambolê e até ioga.

Shigeru Miyamoto entra no palco para falar dessa sua nova criação. Três pessoas demonstraram algumas das modalidades do game: alongamento com uma perna, stepping (lembra o estilo de "Dance Dance Revolution") e girada de tronco, mas o aparelho perdeu a calibração em alguns momentos.

Depois, Miyamoto e Fils-Aime competiram num game de dar cabeçadas numa bola de futebol. Além de rebater a pelota, é preciso desviar de chuteiras e pandas. O americano acabou levando a melhor, mas não antes de passar pelo constrangimento de ter revelado seu índice de massa corporal, de 27,51, acima dos 22 considerados como ideais (o aparelho não mostra o peso). Até quatro pessoas podem registrar seu IMC, mostrando a evolução do índice com o tempo.

Após a partida, Reggie fez o fechamento da conferência. Disse estar feliz, mas não satisfeito. Segundo ele, a indústria vive um bom momento, e o executivo vê que é a hora de a Nintendo se posicionar como líder. Falou que a concorrência está nos diversos sites de comunidades e o modelo participativo da internet, como é o caso do YouTube, por exemplo. "Nosso alvo primário é bem mais amplo. Existem 24 horas por dia, e pouco deste tempo é usado para entretenimento. Pouco a pouco, queremos roubar mais deste tempo para os games", comentou.

"Somos a experiência interativa definitiva. O futuro deve pertencer a todos nós. Quando este dia chegar, quando videogames forem aceitos como a forma principal de entretenimento para a maior parte das pessoas do mundo, aí sim, ficaremos felizes e satisfeitos", concluiu.