Direto da E3: controle do PS3 é da velha e boa geração, com surpresa dentro - UOL Jogos - 09/05/2006 - UOL Jogos
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos


RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

Direto da E3: controle do PS3 é da velha e boa geração, com surpresa dentro

multi|coletivasony|1

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Los Angeles


Na véspera, antes de embarcar para Los Angeles, comentei com o Fabio Pancheri, editor de UOL Jogos, que, embora não tivesse colocado as mãos no controle "bumerangue" do PlayStation 3, adoraria que a Sony mantivesse as origens e assumisse o Dual Shock em sua nova geração.

E foi praticamente o que aconteceu. Afinal, a Sony resolveu adicionar ao seu controle um sensor de movimentos, que funciona em 360 graus (qualquer semelhança com o controle da Nintendo, certamente, não é mera coincidência), ou seja, movimente o controle para a esquerda e a aeronave de "Warhawk", por exemplo, irá para a mesma direção; incline o controle para o lado e, dependendo da força, você pode conseguir até um looping.

É difícil dizer ainda, pois a funcionalidade do controle não estava disponível nos games jogáveis após a conferência, mas esse tipo de sensor de movimentos, ao menos até níveis de inclinação para os lados, não é uma novidade no mundo dos games - o computador mesmo possuía uma série deles.

Mas, na verdade, o controle do PlayStation 3 usa uma tecnologia diferente do "Wiimote", apelido do manete do Wii, ex-Revolution. O dispositivo do PS3 possui apenas um sensor interno e, sendo assim, só pode identificar a inclinação e movimentos, mas não detectar a posição.

Em termos práticos, pode ser usado em, por exemplo, jogos de corrida, inclinando o controle como um volante, mas provavelmente não terá a mesma precisão para operações que dependam do posicionamento, como apontar para a tela, dar raquetadas e desferir socos.

A função vibratória foi eliminada, pois interfere no sensor interno.

Outra novidade do controle é um botão no centro, entre os botões Select e Start, com o logo da Sony, que aparentemente pode servir, por exemplo, para acessar as funcionalidades online do console de próxima geração. Além disso, os botões L2 e R2 ganharam função analógica (como no GameCube) e o controle, muito embora sem fio, tem conexão para cabo, em padrão USB.

Mas, durante o teste, a característica mais notável do controle foi o seu peso, notadamente menor. No início, causa estranheza. Como joguei alguns minutos, fica difícil (ou, ao menos, prematuro) dizer se é "melhor" ou "pior". Lembro me que, na E3 do ano passado, estranhei o controle do Xbox 360 pela mesma razão e hoje, bem, ele está sedimentado.




Leia mais
Preço, controle e jogos do PS3 são atrações da coletiva da Sony