Balanço da E3: Wii renova, PS3 assusta e Xbox 360 quer o Brasil - UOL Jogos - 17/05/2006 - UOL Jogos
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos


RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

Balanço da E3: Wii renova, PS3 assusta e Xbox 360 quer o Brasil

multi|e32006|1

por Théo Azevedo

Terminada a E3 2006, é possível afirmar que essa edição do maior evento de games do mundo trouxe todos os ingredientes necessários para compor um evento de tal porte: novidades, inovações, surpresas e decepções. Curiosamente, a E3 recebeu cerca de dez mil visitantes a menos que a edição anterior, ficando entre 60 mil pessoas.

Coube ao Wii, console de nova geração da Nintendo, o papel de protagonista do show. A Big N, uma vez mais, reinventou a diversão e mostrou um videogame cujo controle, acompanhado de um genial sensor de movimentos, coloca a experiência à frente da qualidade visual.

Com um preço acessível às massas - como discursa a própria Nintendo -, conexão 24 horas com baixo consumo de energia e o fato de não exigir uma televisão de alta definição, o Wii tem enorme potencial para se tornar o astro da sala de estar. Faltou somente a definição do preço e de uma data de lançamento mais precisa que "último trimestre do ano".

Haja bolso

Quanto ao PlayStation 3, ficou um certo gosto amargo na boca, a começar pelos preços - US$ 499 pelo pacote com disco rígido de 20GB e US$ 599 pelo pacote com 60GB -, que tornam o videogame da Sony o mais caro da nova geração. A companhia acertou em manter o modelo de joystick consagrado pelos consoles anteriores, mas o sensor de movimento feito às pressas pegou mal.

Não bastasse isso, os títulos jogáveis para o PlayStation 3 que estiveram disponíveis na E3 para os visitantes pouco impressionaram. É bem verdade que são games ainda em desenvolvimento, integrantes de uma linha de títulos inicial, que nunca explora a capacidade do hardware da melhor maneira. Mesmo assim, levando em consideração a maneira como a Sony alardeou o potencial superior do PS3, é um pouco intrigante ver que os jogos têm qualidade visual abaixo da exibida pelo Xbox 360 na E3 do ano passado.

Por falar no videogame da Microsoft, que está completando seis meses de vida, a E3 trouxe uma grata surpresa aos brasileiros: o lançamento do Xbox 360 no país, confirmado por nada mais nada menos que Bill Gates. Falar em datas e preço ainda é equivocado, mas a Microsoft da América Latina afirma que o console chega às prateleiras antes de 2008.

Mesmo que o preço do Xbox 360 oficial fique acima da versão "importada", ao menos a vinda do videogame abre portas para várias possibilidades, como lojas vendendo o aparelho em crediário elástico - algo que o mercado paralelo não pode fazer -, bem como jogos mais baratos, comercializados com o apoio das distribuidoras atuantes no país.

Além disso, "Halo 3", finalmente foi revelado, ainda que em um breve vídeo. Porém, o destaque do Xbox 360 atira pelo nome "Gears of War", um game de ação que realmente faz valer o termo "nova geração", não somente pelos gráficos, mas pelo realismo na movimentação dos personagens e ambientação dos cenários.

PC não se abate

Quem esperava o PC enquanto coadjuvante, viu que o Windows Vista, acompanhado do DirectX 10 e da nova linha de placas de vídeos, pode ultrapassar a qualidade gráfica de PlayStation 3 e Xbox 360 mais rápido que imaginamos. "Crysis" é dono do visual mais deslumbrante já visto em um game, e vem de uma empresa com "pedigree" - a Crytek, responsável por "Far Cry".

"Spore", novamente, foi dono de uma presença discreta, restrita à exibição de um breve vídeo e de uma placa com o logotipo do jogo, logo acima de uma porta. A questão é que, passando pela porta, lá estava Will Wright exibindo um jogo tão fantástico e maluco que, certamente, sucederá "The Sims" à altura.

Em relação aos portáteis, foi "LocoRoco" que chamou mais atenção no PSP, cuja participação na E3 refletiu a forte carência de títulos para a plataforma, que está longe de ser novidade. Por outro lado, a Nintendo alardeia mais de cem games para o DS até o final do ano, com uma linha de frente formada por grandes estrelas da Big N, como "New Super Marios Bros.", "Zelda: Phantom Hourglass", "Starfox DS" etc.

A tal censura às modelos com trajes mínimos mostrou-se, na verdade, apenas um rigor maior com relação ao uso delas nos estandes. Ou seja, as "booth babes" estavam lá, só que mais comportadas, por assim dizer. Ainda assim, houve protestos bem humorados do lado de fora do Los Angeles Convention Center, promovidos pelas moçoilas que perderam o belo trabalho temporário da E3.

O 'online' é agora

No final das contas, tal como a Nintendo profetizou tempos atrás, o Wii não pode ser visto - ao menos, não totalmente - como um concorrente do PlayStation 3 e do Xbox 360. Desde que haja poder financeiro e vontade para tal, o consumidor pode ter no Wii uma oportunidade de experimentar algo diferente com os games, enquanto se diverte com um dos outros consoles, usufruindo tecnologia gráfica de nova geração.

Em comum? Além dos processadores feitos pela IBM, a grande vencedora da nova geração, os três videogames compartilham a forte dedicação à criação e fidelização de comunidades online. O futuro está na internet, não apenas nas disputas multiplayer, mas na distribuição de conteúdo via download e nas portas abertas para explorar novas formas de interação.

Leia mais
Conferência da Nintendo
Conferência da Sony
Conferência da Microsoft
Conheça 710 jogos da E3 2006