UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

E3 2010 - Electronic Entertainment Expo

16/06/2010 - 01h55

Live no Brasil tem Arcade e cartões; "Halo: Reach" deve sair em português

THÉO AZEVEDO
Enviado a Los Angeles

Divulgação

Kinect e novo modelo do Xbox 360: ambos têm lançamento confirmado no Brasil

Kinect e novo modelo do Xbox 360: ambos têm lançamento confirmado no Brasil

Você sabia que, dentre os países que não têm Xbox Live oficialmente disponível, o Brasil é aquele com o maior número de usuários? Pois até o final do ano a Microsoft, enfim, vai lançar a rede on-line do Xbox 360 no país. Por enquanto, preço e data exata não foram definidos. O headset passa a ser vendido em 2010 também.

Em julho, a empresa vai baixar o preço do console no Brasil - os valores devem ser revelados na semana que vem - e, aparentemente, ao menos "Halo: Reach" deve ser lançado totalmente em português no país. Quanto ao Kinect, ex-Project Natal, a intenção é que o acessório reconheça, sim, comandos por voz em português tupiniquim.

O novo modelo do Xbox 360 deve começar a ser vendido no Brasil até o final do ano e, embora o valor continue o mesmo nos Estados Unidos, o mesmo pode não ocorrer por estas bandas.

Mas o assunto do momento é mesmo a chegada da Xbox Live no Brasil, que já vem sendo efetivamente trabalhada pelo braço nacional da companhia há pelo menos um ano e meio. Sobre isso, Guilherme Camargo, gerente da divisão de Xbox no Brasil, concedeu a seguinte entrevista ao UOL Jogos:

UOL Jogos: A quantas andam os preparativos para o lançamento da Xbox Live no Brasil?

Guilherme Camargo: Estamos cuidando do sistema de billing [cobrança], pois nossa ideia é fazê-lo através da própria Xbox Live. Além disso, estamos trabalhando em detalhes como o preço, pois a Microsoft Brasil quer garantir valores competitivos em relação ao mercado paralelo.

UOL Jogos: Haverá conteúdo localizado para o Brasil?

Guilherme: Não a tempo do lançamento, mas certamente haverá conteúdo específico para os brasileiros. A Microsoft nos deu bastante liberdade para trabalhar este aspecto da Xbox Live, portanto vamos agora procurar parceiros para a empreitada. Precisamos até mesmo buscar parceiros da área de telefonia para cuidar do suporte.

UOL Jogos: Que recursos da Xbox Live serão disponibilizados na versão nacional no lançamento?

Guilherme: Xbox Live Arcade, Games on Demand e Marketplace. Quanto ao Facebook e Twitter, ainda não há nada definido. Netflix, vídeos e músicas não estarão disponíveis num primeiro momento, pois há questões de copyright a resolver.

UOL Jogos: O lançamento de conteúdos como demonstrações será simultâneo?

Guilherme: Sim. Tem muita coisa que é disponibilizada mundialmente, linha esta que vamos seguir.

UOL Jogos: Como fica a situação de quem tem conta americana?

Guilherme: Ainda não há nada definido. Nossa preocupação é que, caso exista a possibilidade de migração de contas, tudo o que você já possui em termos de downloads, você não perca - talvez seja necessário fazê-lo novamente. Nossa intenção é a de que o registro continue o mesmo.

UOL Jogos: Como os cartões e o acesso serão vendidos?

Guilherme: Sim, vamos vender os cartões de 12 meses e os cartões de pontos também, não apenas nas lojas mas na própria Live. Provavelmente teremos três opções para aquisição de cartões de pontos.

Para prevenir que as pessoas comprem cartões no exterior e usem no Brasil - ou vice-versa -, o que talvez exista seja um bloqueio por regiões, algo que já acontece em outros territórios.

Conferências

  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/14/ult4101u2631.jhtm
  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/15/ult530u7875.jhtm
  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/16/ult530u7877.jhtm

JOGOS ONLINE

Compartilhe:

    Receba Notícias

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host