UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

E3 2010 - Electronic Entertainment Expo

16/06/2010 - 01h21

Com Move e 3D, Sony aposta em imersão no PlayStation 3

AKIRA SUZUKI
Da Redação

Divulgação

"Killzone 3" é uma das principais apostas da Sony: game tem 3D estereoscópico e usa o PS Move

"Killzone 3" é uma das principais apostas da Sony: game tem 3D estereoscópico e usa o PS Move

A Sony Computer Entertainment realizou sua conferência na E3 sendo pressionada tanto pela Microsoft, que mostrou mais de seu Kinect, como pela Nintendo, que havia arrasado horas antes com a apresentação do 3DS, portátil que exibe gráficos em 3D. Comparada à concorrentes, a gigante dos eletrônicos pecou em ritmo, e suas novidades pareceram menos surpreendentes que as das rivais. A Sony focou em dois temas, ambas que dizem respeito ao PlayStation 3: jogos em 3D estereoscópico e controle de gestos.

De cara, confirmou "Killzone 3", que, como se especulava, terá imagens em 3D. A demonstração do game já tinha esse efeito, que era ativado ao usar óculos especiais. Vale lembrar que, para ter isso em casa é necessária a compra de TVs que possuam essa tecnologia - e os primeiros modelos com 3D não estão nada em conta. Foi prometida uma lista promissora de games em 3D, incluindo "Motorstorm: Apocalipse", o novo "Mortal Kombat", "Crysis 2" e "Gran Turismo 5", mas apenas 20 títulos compatíveis com a tecnologia estão previstos até o final de 2011.

Aliás, uma longa espera chega ao fim: "Gran Turismo 5", que aparece em sua quinta E3 (levando em conta que em 2006 foi apresentado como "Vision Gran Turismo"), finalmente ganhou uma data de lançamento definitiva (vem em 2 de novembro).

No campo dos controles de gestos, a Sony parece ter tomado a dianteira: o seu PlayStation Move foi anunciado para 15 de setembro. O pacote "starter", com o jogo "Sports Champion", sai por US$ 99,99. Já o Kinect, do Xbox 360, sai em 4 de novembro e pode custar US$ 150 (a loja GameStop soprou esse valor). O problema está nos jogos feitos especialmente para o Move: nem "Sorcery" nem "Heroes of the Move" empolgaram. Por enquanto, as melhores apostas para o controle parecem ser os já lançados "Resident Evil: Gold Edition" e "Heavy Rain", que terão atualizações para funcionar com o Move.

Nova estrela da Sony

Divulgação
Kevin Butler cativou o público com carisma, bom humor e ironia...
Divulgação
..."Gran Turismo 5" foi prometido agora para dia 2 de novembro...
Divulgação
...e "Sorcery" faz uso criativo do controle de movimentos PS Move
O melhor da conferência não foi nenhum jogo ou hardware, mas a apresentação fugaz de Kevin Butler, o cômico e carismático personagem que atua como garoto-propaganda em peças publicitárias da Sony. Com uma tirada atrás da outra - "o Move tem um recurso avançado chamado botão", alfinetou, num claro recado ao Kinect da Microsoft - roubou a cena. Agora, Butler também dará uma força para o desanimado PSP, numa nova campanha que está sendo preparada nos Estados Unidos.

É incrível como a Sony acertou com esse personagem, ainda mais depois de anos colecionando polêmicas com propagandas equivocadas. Além de Butler, "Metal Gear Solid: Peace Walker" e "God of War: Ghost of Sparta" são algumas das armas para levantar a moral do portátil.

A conferência serviu para confirmar títulos como "InFamous 2" e um novo "Twisted Metal", que é uma das franquias mais antigas da plataforma PlayStation. Também foi um momento de mostrar que fez a cabeça de Gabe Newell (da produtora Valve), que já disse ser uma "perda de tempo" desenvolver jogos para PlayStation 3. Com isso, a Sony amealhou "Portal 2" - e num esquema melhor que o do primeiro "Portal", que foi adaptado pela Electronic Arts.

Se jogo exclusivo está difícil de negociar, agora, a batalha é por conteúdos adicionais e edições especiais fechados para apenas uma plataforma. A Sony conseguir parcerias dessa natureza em títulos como "Mafia II", "Assassin's Creed: Brotherhood", "Dead Space 2" e "Medal of Honor".

No meio disso tudo, foi anunciado, até meio envergonhado por Jack Tretton, presidente-executivo da Sony Computer Entertainment para os Estados Unidos, uma modalidade paga da rede online da PSN, chamada PlayStation Plus. Por US$ 49,99 ao ano o assinante pode baixar games específicos gratuitamente e ter acesso antecipado a demos e testes de jogos. Resta saber se os usuários enxergarão valor nessa assinatura.

Veja um resumo da conferência

Conferências

  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/14/ult4101u2631.jhtm
  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/15/ult530u7875.jhtm
  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/16/ult530u7877.jhtm

JOGOS ONLINE

Compartilhe:

    Receba Notícias

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host