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E3 2010 - Electronic Entertainment Expo

21/06/2010 - 14h50

3DS pode ter desempenho similar a PSP e iPhone 3GS

da Redação

DIvulgação

Nova versão do popular portátil, o 3DS inova com tela 3D que dispensa óculos especiais

Nova versão do popular portátil, o 3DS inova com tela 3D que dispensa óculos especiais

A Digital Media Professional, fabricante japonesa de tecnologia, anunciou que será a fornecedora do núcleo gráfico do Nintendo 3DS, portátil que sucede o DS e que pode mostrar imagens 3D estereoscópicas sem precisar usar óculos especiais.

O nome da tecnologia é PICA200, que a fabricante afirma ter alta capacidade de gerar gráficos com pouco gasto de energia.

Para o blog Digital Foundry, trata-se de uma tecnologia já ultrapassada em certos aspectos, já que tem mais de cinco anos de vida. Mas é algo que condiz com a filosofia da Nintendo: a de ver novos usos em tecnologias antigas. Foi assim com o Nintendo DS e o Wii.

Assim, o 3DS sai com um dispositivo gráfico mais antiquado que o iPhone 3GS, modelo do celular da Apple que já está sendo passado para trás (iPhone 4 sai nesta quinta-feira, 24 de junho nos Estados Unidos).

A especificação usada será o OpenGL ES 1.1 (a mais recente implementação é a 2.1), que não permite efeitos (chamado no jargão de "shaders") programáveis, mas a DMP acrescentou novas funcionalidades como a criação de objetos gasosos, sombras "suaves", iluminação por pixels, texturas procedurais e mapa de refração.

Demo técnica da DMP Maestro 2G, GPU equipada no 3DS


Desempenho

A DMP afirma que o PICA200 consegue gerar 15,3 milhões de polígonos por segundo (assumindo um clock de 200 MHz), metade do que consegue o PSP (33 milhões) e o iPhone 3GS (28 milhões). Mas o site Hardcoreware assume que o processador pode rodar em até 400 MHz, o que dobraria o valor para 30,6 milhões.

Já a velocidade de preenchimento de pontos do 3DS é bem alta comparando com os rivais. São 800 milhões de pixels por segundo a 200 MHz, contra 664 milhões do PSP e 500 milhões do iPhone 3GS. Mas vale lembrar que o 3DS tem quatro vezes mais elementos de tela para preencher que um Nintendo DS.

Naturalmente, o potencial do aparelho não é definido apenas pelo chip gráfico. O processador central ainda é um mistério, mas especula-se que seja usado um modelo mais novo da família ARM9, para manter compatibilidade com o atual DS.

O Nintendo 3DS foi revelado nesta E3. O preço não foi anunciado, nem uma data precisa, mas está previsto para ser lançado até março de 2011. Analistas especulam valor entre US$ 250 e US$ 300 para o aparelho. A principal característica do 3DS é a tela superior, em formato wide e capaz de mostrar imagens em 3D (cuja intensidade é ajustável e o efeito pode até mesmo ser desligado). A tampa exterior traz duas câmeras, que podem tirar fotos em 3D, e um direcional analógico foi acrescentado.

GPUDMP PICA200 a 400 MHzHardware próprio da NintendoHardware próprio da SonypowerVR SGX535
Resolução da telaTela superior: 400x240 (efetivamente 800x240) Tela inferior: 320x240 Total: 1120x240 268.800 pixels256x192 (cada tela) 512x192 efetivamente 98.304 pixels480x272 130.560 pixels480x320 153.600 pixels
Vertex Performance (triângulos por segundo)30,6 milhões120 mil33 milhões29 milhões
Fillrate (pixels por segundo)1,6 bilhão30 milhões664 milhões500 milhões
Recurso3DSDSPSPiPhone 3GS

* Fonte: Hardcoreware.com
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Conferências

  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/14/ult4101u2631.jhtm
  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/15/ult530u7875.jhtm
  • http://jogos.uol.com.br/e3/ultnot/2010/06/16/ult530u7877.jhtm

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