Microsoft foca jogos exclusivos em conferência - E3 - 11/07/2007 - UOL Jogos
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos


RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

Microsoft foca jogos exclusivos em conferência

da Redação

Théo Azevedo/UOL

Peter Moore faz show e exibe jogos para Xbox 360 e PC na E3

Peter Moore faz show e exibe jogos para Xbox 360 e PC na E3

A Microsoft iniciou o circuito de conferências da E3 Media & Business Summit, feira de games que começa hoje (11) e vai até sexta-feira (13). A apresentação, conduzida por Peter Moore, vice-presidente de entretenimento da Microsoft, focalizou principalmente a linha de jogos para suas plataformas: Xbox 360, Live Arcade e PC.

Algumas das surpresas ficaram para "Viva Piñata Party Animals", jogo casual estilo "Mario Party", a versão de "Gears of War" para PC (com conteúdo extra), uma linha de controle simples e uma edição especial do Xbox 360 com temática de "Halo 3". Mas não houve nenhum truque na manga, ou melhor, uma tatuagem no braço de um certo executivo da Microsoft.

A apresentação começou com uma banda ao vivo, formada por fãs de "Halo", tocando o tema do principal game da Microsoft para 2007: "Halo 3". Logo depois, Moore introduziu a coletiva e logo foi apresentando "Rock Band", game musical produzido pela Harmonix (de "Guitar Hero"). O executivo tocou baixo na música "Main Offender", da banda The Hives. A sessão incluía todos os periféricos do game, incluindo a bateria e o microfone. Também ressaltou a importância de jogos exclusivos como "Viva Piñata Party Animals" e o RPG "Mass Effect", que chega em novembro.

Linha de peso

Moore considera que o Xbox 360 tem a "melhor linha de jogos da história" e falou dos números do console, citando o instituto NPD: são 5,6 milhões de unidades nos EUA, contra 2,8 milhões do Wii e 1,4 milhão do PlayStation 3. O console da Microsoft tem 18 título de produtoras independentes (as chamadas third party) entre os dez mais vendidos desde novembro de 2005, contra nenhum do PlayStation 3 e do Wii.

Foi lembrando que as maiores franquias estarão presentes no Xbox 360, casos de "Grand Theft Auto IV", "Madden NFL 08" e, novamente, "Halo 3". Falou do potencial desses três títulos, que podem corresponder a um terço de todos os games vendidos no segundo semestre nos EUA.

Depois, foi mostrado um trailer com uma série de jogos para Xbox 360, entre eles "Project Gotham Racing 4", "Call of Duty 4: Modern Warfare", "Guitar Hero III: Legends of Rock", "Beautiful Katamari", "Lost Odyssey", "Medal of Honor: Airborne", "Ace Combat 6: Fires of Liberation", "Assassin's Creed", "The Simpsons", "Splinter Cell Conviction", "Eternal Sonata", "BioShock" e "Tony Hawk's Proving Ground".

Depois foi a vez de Jeff Bell, vice-presidente global de marketing, falar. Anunciou a exclusividade de "Scene It?", jogo de perguntas e respostas, quebra-cabeças e clipes de vídeo. O game traz um controle simples, com um grande acionador vermelho e os botões principais do joystick padrão. Outra exclusividade é "Naruto: Rise of a Ninja", baseado no desenho campeão de audiência na faixa entre 8 a 14 anos. O game está sendo produzido pela Ubisoft.

Depois, Bell jogou uma partida de "NCAA Football 08" com o atleta de futebol americano Reggie Bush, para anunciar a linha de esportes da Electronic Arts para o Xbox 360, incluindo "FIFA 08".

Disney reforça Mercado de Vídeos

A Live Arcade entrou em pauta. A seção de jogos simples ou clássicos já conta com mais de cem títulos e 41 milhões de downloads já foram feitos. Já são mais de sete milhões de usuários da Xbox Live, a rede online do Xbox 360, e a Microsoft pretende ter dez milhões até julho de 2008, ou seja, até a próxima E3.

Mais uma vez, mostrou um clipe, agora com os jogos programados para Live Arcade, entre eles "Bomberman Live", "Hexic 2", "Sensible World of Soccer", "Every Extend Extra Extreme", "Wing Commander Arena", "Track and Field", "Marathon: Durandel", "Tetris Splash" e "Boku Sudoku". Os clássicos "Sonic the Hedgehog" e "Golden Axe" chegam hoje para Live Arcade.

O Mercado de Vídeos, que agora chega ao Canadá e à Europa, ganhou o reforço da Disney, seja da linha de desenhos como de filmes - tudo em alta resolução. Estão incluídos obras como "Tarzan", "Hércules", "Corpo Fechado" e "A Rainha". E todos os filmes da produtora a partir de agora serão colocados na seção.

O Xbox 360 Elite, versão mais luxuosa do console, com disco rígido de 120 GB e saída de áudio e vídeo HDMI, será lançado em 24 de agosto na Europa.

Caminhão de exclusividades

Depois entrou em cena Shane Kim, líder da Microsoft Game Studios. Ele apresentou alguns dos principais títulos para Xbox 360 e PC, com direito a demonstrações feitas pelos próprios designers e produtores. É o caso do game de corrida "Project Gotham Racing 4" para o console e "Gears of War" para o computador, que trará conteúdo extra, como cinco capítulos adicionais par o modo de campanha e novas modalidades e mapas multiplayer.

"Alan Wake", "Banjo Kazooie", "Too Human", "Halo Wars" e um projeto de "Halo" com Peter Jackson, diretor de "O Senhor dos Anéis" são alguns dos títulos de peso mencionados pelo executivo. Salientou uma linha de RPGs forte para o console, com "Blue Dragon", "The Lost Odyssey" e "Mass Effect".

A iniciativa Games for Windows terá como principais títulos o já citado "Gears of War" e "Viva Piñata", ambos oriundos do Xbox 360. Além disso, três produtoras - Sega, Eidos e THQ - se comprometeram a fazer jogos que suportam a Live Anywhere, rede online que permite multiplayer entre as plataformas Xbox 360 e PC. A tecnologia "Unreal Engine 3", usada em "Gears of War", pretende facilitar essa ligação entre as duas plataformas.

Peter Moore volta para conduzir a ultima parte da conferência. A linha Games for Windows contará com o reforço de produtoras como a Electronic Arts, Activision, THQ e Sega. Um novo clipe condensou os lançamentos para PC, incluindo a expsanaao "Flight Simulator X: Acceleration", "Hellgate: London", "Age of Empires III: The Asian Dynasties", "BioShock", "Crysis", "Age of Conan: Hyborian Adventures", "Lost Planet: Extreme Condition" e "Kane and Lynch: Dead Men".

Grant Collier e Jason West da Infinity Ward apresentam "Call of Duty 4: Modern Warfare". A demonstração focou uma operação de infiltração com dois soldados. O jogo não é exclusivo, mas o Xbox 360 terá uma versão beta do modo multiplayer. O site oficial do game traz as informações de como participar dos testes.

Os trailers de "Splinter Cell Conviction" e "Grand Theft Auto IV" exibidos na conferência estarão disponíveis primeiro na Xbox Live. Este último também contará com duas expansões somente para o Xbox 360. O jogo está programado para 16 de outubro, enquanto os extras saem até meados de 2008. "Resident Evil 5" também teve vídeo exibido; o arquivo fica disponível na Live em 26 de julho.

Depois de apresentar alguns jogos japoneses para o console, como "Blue Dragon" e "Devil May Cry 4", Moore chama Jade Raymond e Patrice Desilets para demonstrar "Assassin's Creed". O que mais impressionou foi a reação dos populares dentro do game, cada um agindo de forma convincente. O protagonista era capaz de movimentos incríveis, digno de praticantes do parkour.

Festival de "Halo 3"

Moore encerrou a apresentação com "Halo 3", em que fez comparação com o lendário filme "Star Wars", de 1977. "Trinta anos depois, uma nova geração pede por uma nova história e um novo herói", afirmou. Foi exibido um vídeo de curta-metragem, dirigido por Neill Blomkamp, que faria o filme de "Halo".

O executivo afirmou que o lançamento do game "é o maior da história até hoje" e espera que a franquia alcance US$ 1 bilhão em faturamento até o final do ano. Junto com o game, também será comercializado uma versão especial do Xbox 360, com cores que fazem alusão ao game. A apresentação termina com um novo trailer de "Halo 3".