Direto da E3: só "Halo Wars" para competir com "Halo 3" - E3 - 14/07/2007 - UOL Jogos
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos


RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

Direto da E3: só "Halo Wars" para competir com "Halo 3"

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Santa Monica

Não é difícil explicar porque a demonstração de "Halo Wars" foi um dos pontos altos entre os compromissos do UOL no E3 Media & Business Summit, em Santa Monica. O jogo de estratégia em tempo real exclusivo para Xbox 360, além de ser ambientado no universo do best-seller para o Xbox, está sendo desenvolvido pela Ensemble Studios, responsável por "Age of Empires". Graeme Devine, produtor chefe, e Chris Rippy, gerente de programação, mostraram um dos mais belos e promissores títulos para o console.

"Halo Wars" é ambientado 20 anos antes dos acontecimentos do original, mas não conta com a participação dos personagens principais, tais como Master Chief, por exemplo. Por outro lado, o mote ainda é o confronto entre UNSC e as forças alienígenas Covenant. Na demonstração, uma nave da UNSC pousou em uma base localizada em um planeta ambientado em uma paisagem que lembra um vale - o mais interessante é que o local estava cheio de movimento, com trabalhadores construindo coisas, cuidando da manutenção, orientando as aeronaves que pousam no local etc.

De acordo com Devine, "Halo Wars" está em desenvolvimento há dois anos e meio, boa parte deles dedicado aos controles, aspecto que está merecendo a maior parte dos esforços da Ensemble, que está decidida a provar, de forma definitiva, que um título de estratégia em tempo real pode funcionar no Xbox 360 - por isso mesmo, ele fez questão de ressaltar que uma versão para PC está mesmo fora dos planos.

Aparentemente, os comandos principais estão concentrados na alavanca esquerda e nos quatro botões do controle, sendo que o A seleciona as unidades - pressionar duas vezes seleciona todas as unidades do mesmo tipo nos arredores, enquanto manter o botão pressionado permite marcar um grupo. Basicamente, são as três alternativas para substituir o popular "clicar-e-arrastar" do PC.

Os produtores mostraram algumas das batalhas do jogo, que terá mesmo bastante ação, com muitos veículos conhecidos de "Halo". Após criar alguns Warthogs, únicos capazes de saltar por um princípio, eles chegaram ao front da batalha principal, que envolviam ainda naves, Covenants e tanques diversos, como o Scorpion, além de tropas de infantaria. Porém, a unidade mais impressionante; ficou por conta de uma espécie de besouro-robô gigante dos Covenant, armado com um potente laser que simplesmente acabou com todas as unidades ao seu redor. Para dar um jeito no bicho, só mesmo convocando via satélite um ataque com bombas.

A tecnologia gráfica de "Halo Wars", construída do zero pela Ensemble Studios, é no mínimo impressionante, com efeitos de sombra, luz e partículas admiráveis, além de física convincente e enorme detalhismo para os cenários. Sobre o multiplayer, o número de jogadores não foi definido ainda, mas a campanha single-player poderá ser jogada online, em modo cooperativo.

Foi um prazer ver "Halo Wars" finalmente em ação e ter uma noção sobre o que vem por aí. Se o jogo vai cumprir a nobre e difícil tarefa de fazer o gênero RTS emplacar de vez no Xbox 360, não se sabe, mas a missão está nas mãos certas.