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18/05/2001 - 17h21
E3 2001: O combate dos jogos online

Da Redação

Era impossível fugir da realidade: a E3 2001 foi dominada pelos games online. Microsoft e Sony apostaram nisso em suas conferências, a Nintendo escondeu o jogo mas provou que está de olho nesse mercado, os produtores de jogos de PC estão apostando alto nisso...

Um dos momentos mais interessantes aconteceu durante a mesa redonda das grandes figuras da indústria. Ficou claro o consenso da importância de não apenas conectar videogames em uma rede: comunidade é a palavra-chave aqui. The Sims provou essa teoria com o impacto que teve: o jogo não apenas continua como best-seller, mas também reuniu todos os fãs que estão constantemente trocando objetos, fotos e até histórias de jogo.

E agora, em plena virada de milênio, os videogames (e até mesmo os computadores) ainda estão meio perdidos em como executar esse salto para o reino online. O UOL Jogos analisa os principais representantes de cada plataforma e mostra quais algumas das idéias que a indústria tem para o futuro.

Browsing

O Dreamcast foi o primeiro console a implementar uma conexão como característica da plataforma. Por isso mesmo, seu uso primário era surfar na Internet e cuidar de e-mail. Mas isso era apenas a ponta do iceberg: o plano da Sega era primeiro permitir que os consumidores comparassem seus placares na rede para, depois, começarem a competir cara à cara.

O PlayStation 2 está recebendo todo tipo de acessório para poder navegar: mouse, teclado, monitor, browser, gerenciador de e-mail, programa de mensagens instantâneas e até mesmo Flash e Real Player. Agora, sejamos sinceros: isso não é o que esperamos de um videogame, e certamente não tem o mesmo apelo de um tocador de DVDs. Esse tipo de coisa deveria ser, quando muito, um brinde. A Sony está tratando isso como prato principal.

Interação

Mas talvez o Dreamcast não tenha sido tão ingênuo assim ao incluir browsing... ao permitir que jogadores comparem seus melhores placares, ao permitir que troquem dicas e histórias, eles começam sua interação uns com os outros. Isso, acredite ou não, cria uma audiência muito fiel, e rapidamente começam a surgir aqueles que consideram isso um diferencial.

O truque é criar uma interface que permita, com facilidade, uma troca eficiente e inteligente de informações. E depois é só deixar os consumidores cuidarem do resto.

Multiplayer

Como essa nova era de conexão ainda está em sua infância, muitos ainda tem uma noção errada de que atirar em outras três pessoas é sinônimo de "jogo online". Sim, esse é um aspecto importante e definitivamente muito recompensador, mas apenas o começo de uma gigantesca revolução digital.

Podemos, sim, nos deleitar com um jogo de tiro de quatro jogadores. Mas a tendência é cada vez mais aumentar a escala dessa estrutura. Novos jogos colocam centenas e talvez até milhares de jogadores simultâneos co-existindo em um mesmo mundo persistente (ou seja, mesmo que você se desconecte, ele ainda continua existindo e sendo modificado por outros). De repente, estratégia e comunicação se tornam elementos tão importantes quanto reflexos e coordenação.

Comunidade

Se você somar tudo isso em um único produto começará a surgir o embrião do futuro dos jogos online. Veja o exemplo de Phantasy Star Online: você cria amizades na rede. Com o simples ato de dar seu Cartão da Guilda para alguém cria um laço com outro jogador. É simples e fácil.

Depois, você sai para se aventurar com seus amigos. Os personagens são diferenciados e se complementam: uma equipe equilibrada é vital para derrotar os gigantescos dragões do jogo.

E por último, os itens raros do jogo criam um comércio paralelo ao jogo. Pessoas trocam armas e especiarias difíceis de serem encontradas. A interação é natural, e não forçada.

Claro, em Phantasy Star Online você não joga com milhares de pessoas simultâneamente. Mas ele une os principais aspectos que estão moldando a nova geração de títulos online.

Os destaques da E3

Separamos aqui algumas prévias dos jogos online que deram o que falar na E3. Veja o que algumas companhias estão fazendo para possibilitar um mundo mais conectado nessa nova geração de consoles que está nascendo.