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20/05/2002 - 22h59
Todos detalhes do Xbox Live, a rede de jogos da Microsoft

Da Redação

Nesta segunda-feira, durante a sua coletiva de imprensa, a gigante da informática anunciou um investimento de cerca de US$ 2 bilhões na nova rede online do console, chamada Xbox Live.

Segundo a Microsoft, essa seria uma espécie de Disney virtual, onde jogadores do mundo inteiro poderão se conectar e encontrar parceiros para os mais diversos jogos do momento.

Essa nova aposta é uma tentativa de levantar a bola do Xbox, que desde seu lançamento em novembro de 2001 só conseguiu conquistar o mercado americano. Até hoje, foram vendidas cerca de 3,5 milhões de unidades, enquanto que o PlayStation 2 já passou a casa dos 30 milhões. Estima-se que a Nintendo já tenha vendido 4,5 milhões de unidades do GameCube em todo o mundo.

Ainda na briga com a concorrência, a idéia de se estabelecer uma rede online de jogos para o Xbox, vem desde o início de seu projeto, enquanto que para a Sony e a Nintendo, esse parece ser um serviço um tanto quanto periférico.

No entanto, para o sucesso de tal serviço, a Microsoft acredita que os usuários terão de se dispor a gastar US$ 50 por cada jogo, além de US$ 40 a 60 pela conexão de alta velocidade e uma taxa mensal de cerca de US$ 9,95.

Os testes com consumidores da Xbox Live devem começar no meio do ano, com uma inscrição anual e um headset, disponível por US$ 49, que irá permitir conversas entre os jogadores.

Entre as empresas que desenvolvem jogos, as opiniões sobre a nova rede online do Xbox estão divididas. De acordo com o vice-presidente de estratégia corporativa da Sega, Charles Bellfeld, a Micrososft possui todos os meios para fazer dos jogos online um grande sucesso.

Já empresas como a Electronic Arts acreditam que só um grande número de usuários é capaz de levar adiante os planos da empresa de Bill Gates. "Nós aprendemos isso do jeito mais difícil com a experiência em nosso site, o EA.com", comentou o presidente da companhia, Lawrence Probst.

A Microsoft anunciou ainda os principais atributos da nova rede. Confira:

. Gamertag: uma espécie de identidade online que permite aos usuários acesso à Xbox Live;

. Friends List: Esse recurso permite encontrar amigos na rede e convidá-los para jogar com você;

. Xbox Communicator: Essa função permite comunicação via voz em todos os jogos multiplayer da Xbox Live. O recurso inclui a opção de máscarar a voz e de controle por parte dos pais.

. Matchmaking: Contém duas opções. o Quickmatch permite que você entre em jogo multiplayer com um único click. E o OptiMatch te ajuda a escolher jogos com oponentes do mesmo nível que o seu.

. Downloads: Os usuários podem salvar novas fases, personagens e missões para seus jogos.

Até o momento, 60 empresas se comprometeram a produzir jogos online para a Xbox Live e até o fim do ano de 2003, mais de 50 títulos devem ser lançados.