E3 2007 PC Nintendo Sony Xbox Notícias Todos os jogos Fórum E3 2006 PC Nintendo Sony Xbox Notícias Todos os jogos Fórum E3 2005 E3 2004 E3 2003 E3 2002 E3 2001 UOL Jogos
RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS
19/05/2003 - 20h48
E3: conheça os feridos e vitoriosos do evento Da Redação
Mais de 250 jogos, 2700 imagens, dezenas de vídeos. A edição 2003 da maior feira de jogos chega ao fim.
Leia abaixo os destaques, os bons momentos e algumas decepções do evento na opinião do enviado especial de UOL Jogos.
A Electronic Entertainment Expo 2003 não teve o mesmo impacto da edição 2002. Não é fácil seguir um ano que teve como destaques "Metroid", "Jak & Daxter", "Freelancer", "Metal Gear Solid Substance", "Panzer Dragoon" "Zone of the Enders", "Zelda", "Blinx" e "Doom III". E com grandes ausências, como "Mario 128", "Max Payne 2", "Grand Theft Auto 4" e apenas vídeos de títulos esperados com muita ansiedade, não é difícil compreender a razão pela qual a feira não teve o mesmo baque do ano passado.
A maior surpresa, sem dúvida, ficou por conta da Sony - que anunciou o PlayStation Portable, ou PSP. O novo portátil, que ainda permanece envolto em mistério, já traz promessa de ser bem mais turbinado que o Game Boy Advance. As implicações do sucesso desse aparelho podem trazer grandes mudanças na indústria de games. Mas isso não impediu a empresa de exibir diversos outros produtos promissores, como o "Eye Toy", "Gran Turismo 4", "Jak 2", "Ratchet and Clank: Going Commando", "Castlevania", "Syphon Filter: Omega Strain", "Resident Evil Outbreak", "Maximo vs. the Army of Zin" e, é claro, o esperadíssimo "Metal Gear Solid 3" - que apareceu apenas em forma de vídeo.
A Nintendo ressuscitou uma de suas mais populares franquias, "Mario Kart", para revelar a rede local do GameCube - uma maneira de ligar consoles sem o uso da Internet para multiplayer. Ironicamente, o game estava quase escondido na conferência da empresa. Os destaques maiores ficaram para as parcerias com outras empresas: seja com a Konami para recriar "Metal Gear Solid" no Cube, com a EA e Maxis para criar um "The Sims" exclusivo (com conexão ao GBA) e com a Namco para trazer Link em "Soul Calibur 2", criar um novo "Starfox" ou alavancar a nova conexão do GBA com o Cube utilizando o ícone da empresa em "Pac-Man". O novo conceito de conexão é interessante, mas ainda tem muito chão pela frente antes de se tornar mais do que uma brincadeira simples, porém cara. Mesmo assim, o estande da empresa estava repleto de outras jóias: "Rebel Strike" impressionava, assim como "Geist", "Pikmin 2", "Mario & Luigi", "Final Fantasy: Crystal Chronicles", "F-Zero GX" e "Billy Hatcher" - esse último no melhor estilo do Sonic Team. Uma palhinha do novo "Metroid" para Cube e a promessa de "Pilotwings" da Factor 5 servem apenas para mostrar que a Nintendo mantém algumas cartas escondidas na manga.
Do lado da Microsoft, o esperado "Halo 2" apareceu apenas em forma de vídeo, mas a compra da Rare começou a dar frutos: um dos destaques do estande foi "Grabbed by the Ghoulies", primeiro game da empresa a agraciar o Xbox - e deve ser o único a ser lançado esse ano. O atrasado "Kameo" foi exibido com apenas algumas opções liberadas, mas mesmo assim prometia. Finalmente, o remake de "Conker" pode não ser exatamente o que os fãs pediam, mas certamente é mais próximo do público do Xbox. Algumas surpresas, como "Shadow Ops", ou títulos esperados, como "Counter-Strike", mostram que os jogos de guerra online são um dos segmentos que mais cresce no console da Microsoft. Em contrapartida, preparando-se para o público casual, a companhia revelou um produto voltado especificamente para transformar o Xbox em uma estação de música, fotos e vídeo digital. Somado à expansão do Xbox Live e a introdução da Xbox Sports Network (XSN), a empresa não esconde seus planos de expandir o console para novas fronteiras.
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, jogos multiplataforma se provaram alguns dos mais interessantes destaques do evento: excelentes títulos como "Mace Griffin: Bounty Hunter", "Sonic Heroes", "Teenage Mutant Ninja Turtles", "Deus Ex: Invisible War" e "Sphinx" mostraram que um game pode ser desenvolvido para mais de uma plataforma sem comprometer sua qualidade. E um dos melhores jogos do evento aparecerá em todas as plataformas, incluindo GBA: "Prince of Persia: The Sands of Time".
Como muita gente já esperava, o grande destaque da feira foi um game para PC: "Half-Life 2". Comemorando o aniversário de cinco anos do clássico que revolucionou o gênero de tiro em primeira pessoa, o game da Valve impressionou pelo alto grau de interatividade, belos gráficos e uma aventura cheia de surpresas. Mas o computador não ficou apenas com a demorada continuação: "Doom 3", "Unreal Tournament 2004", "Black & White 2", "Far Cry", "Commandos 3", "Halo" e "Thief III" mostram que os PCs não ficaram esquecidos no evento.
Apesar de não ter passado pelo mesmo estardalhaço das revelações, ou as brigas de egos entre Sony, Nintendo e Microsoft como no ano passado, a E3 2003 trouxe muitos títulos perfeitos para satisfazer até o jogador mais exigente - só que agora sem o mesmo entusiasmo do ano passado.
|