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FIFA 2005
PC
"...o modo de criação de personagens vai chamar a atenção pelas inúmeras opções..."


12/05/2004
da Redação

O popular "FIFA Soccer" se modifica a cada ano. A versão 2004 evoluiu em muitos pontos, principalmente no realismo. Agora, com a edição 2005, a EA Sports quer aparar algumas arestas e aproveita para implementar mais novidades.

Como num bom jogo de futebol, aqui a bola e jogador agem de forma independente, isto é, a redonda não fica "amarrada" ao atleta e qualquer ação pode fazer com que este perca o controle da jogada. Há pontos de colisão, independentes entre si, em vários locais dos modelos 3D, como a cabeça, peito e joelhos.

Nesta edição, o peladeiro do sofá terá a opção de colocar o bola sob seu domínio sem tocá-la. Quer dizer, se preferir, pode acompanhar a pelota e botá-la em seus pés somente quando achar necessário. Assim, algumas jogadas saem mais rápidas, o que pode levar a uma melhor eficiência na hora de concluir o lance.

A formação também será um elemento importante em "FIFA 2005". Ocupando determinados posicionamentos, um companheiro pode abrir espaço para receber as jogadas.

Os efeitos visuais estão mais detalhados que nunca. A luz do sol e as partículas de chuva estão bem convincentes e afetam o andamento da partida, pois a bola sofre com o atrito do campo encharcado.

Além da parte jogável, a EA Sports deu um lustre em alguns outros aspectos. Antes das partidas há toda uma demonstração que lembra uma transmissão na TV: os jogadores entrando em campo e tomando seus posicionamentos. Nas momentos mais contundentes, como faltas mais duras e jogadas de gol, há um replay para não deixar nenhuma dúvida.

A arquibancada vai reagir conforme a temperatura da partida. Se o time da casa começar a pressionar, a galera vai incentivar; se começar a tomar sufoco, eles ficarão mais apreensivos.

Experiência bem sucedida em "FIFA 2004 Creation Center", o modo de edição de personagens vai chamar a atenção pelas inúmeras opções de customização. Cabelo, rosto, nariz, boca, olhos, tipo físico, acessórios etc. poderão ser modificados pelo usuário. Cada combinação recebe um código alfanumérico, que pode ser usado para trocar figurinhas com outros aficionados por "FIFA".

E o que já era bom vai continuar: seleções e clubes com nomes e camisas oficiais. São 350 licenças oficiais, representando 20 ligas, 40 seleções e 12 mil jogadores.

"FIFA 2005" terá multiplayer online no PC, PlayStation 2 e Xbox, e irá pintar também no GameCube, PSOne e Game Boy Advance.