UOL BUSCA
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade



11/05/2004 - 16h00
E3 Conferência: "Metroid Prime" e "Super Mario" são demonstrados no Nintendo DS

Da Redação

O Nindendo DS é muito mais que um portátil de duas telas, afirmou a produtora de Mario durante sua conferência de imprensa, que antecede a abertura dos portões da E3.

"Duplo" é o conceito-chave do novo portáil da Big N. O significado mais óbvio está no uso de duas telas, que funcionam de forma independente uma da outra. Por isso, o nome DS, que é abreviação de "dual screen". Mas DS tem outro significado: também se refere a "developer's system", isto é, o aparelho dos desenvolvedores, com novas possibilidades de criação e a representação do desafio por parte das softhouses.

O segundo "duplo" refere-se ao modo gráfico: irá rodar jogos tanto 2D como 3D. Neste campo, é capaz de gerar 120.000 polígonos por segundo. O sistema 2D é similar ao do atual Gameboy e suporta quatro cenários em movimento e 128 objetos simultâneos na tela. De acordo com a Nintendo, cabe ao programador escolher que tipo de jogo irá fazer.

Mais um significado da palavra "dual": dois novos modos de interface. A tela inferior do Nintendo DS é sensível ao toque. Isto é, usando uma espécie de caneta, os jogadores podem controlar personagens e menus de forma muito mais interativa. Como nos palmtops, pode-se escrever na tela quando for usar os aplicativos de comunicação instantânea. O outro modo de controle é via voz: o aparelho pode reconhecer comandos de voz.

Mais um "duo": os modos de conexão sem fio. A conexão local permite até 16 aparelhos conectados, seja para jogar ou trocar mensagens. Também é compatível como Wi-Fi, conexão com a internet sem fio. Segundo a Nintendo é um passo acima do online, o "no line" (sem fio). Assim pode-se jogar partidas via rede mundial de qualquer lugar que ofereça conexões sem fio.

Dois também são os slots de cartucho. O primeiro deles é para a mídia exclusiva do DS, com capacidade para 1GB e baseada em tecnologia de semicondutores. A segunda baia serve para usar os cartuchos de Gameboy Advance. Sim, o DS pode rodar jogos de Advance.

"Super Mario 64" e "Metroid Prime" foram os primeiros demos exibidos para a plataforma. Visualmente, eles são bem similares aos seus irmãos grandes lançados no Nintendo 64 e GameCube, respectivamente. Em uma das telas rodava o jogo propriamente dito enquanto que, na segunda, aparecia um mapa, que se mexia em tempo real. O controle era tradicional: um direcional e 6 botões principais (A, B, X, Y, L e R).

O Nintendo DS custará US$ 149 e chegará ao Japão e EUA no final de ano. Europa e Austrália conhecem o console no primeiro trimestre de 2005.