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13/05/2004 - 15h26
E3 exclusivo: "Metal Gear 3" é mais difícil que anterior; primeiras impressões e vídeo Da Redação
Em "Metal Gear Solid 3", o herói Snake volta ao passado e começa a aventura exatamente como fez no primeiro game para o Nintendinho: saltando de pára-quedas. A ação se passa na selva e sobrevivência será um elemento importante do game.
UOL Jogos entrou na selva com Snake em sua nova aventura e conta como foi. Baixe também aqui o vídeo inédito (WMV, 45.6MB), que tem 14 minutos de duração.
A mais nova aventura de Hideo Kojima começa em 1964, com o herói recebendo instruções de sua missão em um avião voando sobre o Paquistão. "Jack" está recebendo ordens de um Major que conta com uma pequena equipe para dirigir o herói pelo resgate de um cientista que pode por fim à Guerra Fria - contanto que ele não seja visto, já que isso causaria um enorme incidente diplomático.
Logo no começo da aventura todos ganham nomes-código. Jack é Naked Snake, enquanto o major assume o nome "Major Tom". Entre a equipe de suporte está Boss, ex-amante de Jack e uma espiã dupla que o abandonou sem maiores explicações.
Depois de passar por um curto tutorial que exige a recuperação da mochila no galho de uma árvore, Snake deve se infiltrar em uma pequena casa. O sistema de camuflagem é vital, já que ao contrário de games anteriores, é quase impossível avançar uma vez visto. Felizmente, o herói conta com uma série de truques para despistar seus oponentes - seja derrubar uma colméia perto deles ou se disfarçar em meio à grama, a impressão é que o mundo permite qualquer possibilidade.
O game ficou decididamente mais difícil. Mesmo começando a demo com o que parece ser a maioria das armas de fogo da aventura, ultrapassar essa primeira parte não é fácil. Existem algumas opções de radar, mas a maioria traz problemas: todos gastam bateria (e são itens que precisam ser adquiridos e equipados), o radar não mostra mais o campo de visão, e o sonar faz barulho que pode alertar bichos e pessoas.
A fauna e flora prometem levar o game a novos patamares. Além de se preocupar com novos inimigos (cuidado, o rio pode esconder um jacaré capaz de matá-lo com um balançar de seu rabo, e entrar no pântano sem camisa faz o herói sair repleto de sanguessugas), a alimentação é vital. Comida não recarrega energia diretamente, mas o medidor de Stamina, que diminui com esforço físico. Quanto maior estiver essa barra, maior será a recuperação de energia enquanto o personagem permanecer parado.
Comida pode ser conseguida de diversas maneiras. Você pode matar criaturas, mas elas estragam. Capturá-las vivas (normalmente com a ajuda de tranqüilizantes) permite que você as mantenha em jaulas - e até as use contra inimigos. Mantendo seu eterno humor, você pode até fazer o personagem vomitar se ficar girando o Snake mostrado no menu de camuflagem depois de comer.
A demo revela alguns segredos da história - mas o maior deles parece ser a participação de um jovem soldado britânico traidor do grupo chamado de Ocelot. Quem ficou com medo da afirmação de Kojima que o game teria menos trama não precisa se preocupar: o enredo parece tão bom quanto antes.
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