Notícias 19/05/2005 - 17h46 E3 exclusivo: violência e sobrenatural são o forte de "F.E.A.R." (PC) Da Redação A competente produtora de e "No One Lives Forever" deixa o humor e anos 70 de lado para criar um jogo de tiro em primeira pessoa mais atual, mas com toques de ficção. "F.E.A.R." é a sigla de First Encounter Assault and Reconnaissance, uma unidade militar de elite que lida com o sobrenatural e o paranormal - uma espécie de "Arquivo X" em versão militar.
Mostrado pela primeira vez na E3 2004, saiba o que mudou depois de um nao de produção nas impressões de Gabriel Morato, de UOL Jogos. Como as últimas produções da Monolith, "F.E.A.R." foi desenvolvido para PCs. Além de gráficos muito bem trabalhados - que estão se tornando uma marca da empresa -, muitos efeitos especiais estão incluídos no jogo. O destaque fica por conta das partículas flutuando em alguns momentos, e a distorção causada por determinados efeitos.
Dois elementos merecem desatque. O primeiro é a inteligência artificial. Os inimigos não vão se limitar a atirar em você. Eles vão saltar janelas, derrubar portas, quebrar coisas e fazer todo o possível para te deter. E farão isso com muita violência, vale a pena ver. Prometem dar muito trabalho. O outro ponto é o sistema de física. Tudo que você faz acaba influenciando no ambiente. E mais do que influenciar, faz com que o cenário reaja de maneira realista às suas ações.
Quem esperava que o jogo tivesse temática apenas científica pode se supreender de maneira agradável. Serão diversas cenas onde o personagem terá alucinações assustadoras. Em uma delas, o corredor onde o protagonista se encontrava ficava todo escuro, até se apagar. Quando a luz voltava, havia um lago suspenso no ar, todo de sangue. Pegadas vermelhas e paredes pingando sangue aumentavam a tensão. Uma menina fantasma passava por cima do personagem e colocava mais terror, chamando-o. Depois de receber medo o suficiente, era possível voltar o mundo real. Assustador. | |