UOL BUSCA
E3 2007PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2006PCNintendoSonyXboxNotíciasTodos os jogosFórumE3 2005
Notícias
E3 2004
Notícias
E3 2003
Notícias
E3 2002
Notícias
E3 2001
Notícias
UOL Jogos

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

12/05/2005 - 23h00
Entenda as especificações do Xbox 360

Da Redação

Com uma diferença de quatro anos entre a geração atual, o Xbox 360 terá mais poder de processamento, memória e recursos que o primeiro videogame da Microsoft. Mas de olho na integração entre redes, micros pessoais, muitas mudanças na arquitetura foram planejadas visando novos recursos.

Veja abaixo a ficha oficial do Xbox 360 e entenda o que pode mudar na nova geração de jogos:

Processador central IBM Power PC

. Três núcleos simétricos de 3,2GHz cada um
. Duas execuções simultâneas por núcleo
. Cache L2 de 1MB

Processador gráfico customizado da ATI

. Clock de 500MHz
. 10MB de DRAM embutida
. Pipelines de shader com 48 vias paralelas em ponto flutuante
. Arquitetura unificada de shaders

Performance

. 9 bilhões de pontos por segundo
. 48 milhões de operações de shader por segundo

Memória

. 512 MB GDDR3 a 700MHz
. Interface de memória de 22,4GB/s
. Banda para EDRAM de 256GB/s
. Bus frontal de 21,6GB/s

Áudio

. Saída Surround multicanal
. Suporte para áudio em 16 bits, 48KHz
. 320 canais independentes de descompressão
. Processamento de 32 bits
. Mais de 256 canais de áudio

Vídeo
. Todos os jogos com suporte para 16:9, 720p e 1080i, anti-aliasing

Diversos

. Leitor com suporte para DVD-video, DVD-Rom, DVD-R/RW, CD-DA, CD-Rom, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD, JPEG photo CD
. Frente colorida intercambiável
. 3 portas USB 2.0
. Suporte para 4 controles sem fio
. Disco rígido removível de 20GB
. Conectividade WiFi
. Câmera opcional

A sopa de siglas é complexa até mesmo para os mais inteirados na estrutura de um computador e programação, mas já dão uma idéia da capacidade do aparelho. O processador central IBM Power PC é da mesma família dos utilizados nos recentes computadores Macintosh e no GameCube, da Nintendo.

Essa nova versão terá três núcleos independentes - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem atrapalhar uns aos outros. Isso permite que games para o Xbox 360 ofereça inimigos mais inteligentes e mundos que simulam realidade com maior precisão. A grande quantidade de memória "cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.

A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais. Ela terá de compartilhar os 512MB de memória centralizada do console com o processador central, mas 10MB de memória embutida devem garantir que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.

As interfaces de áudio e vídeo permitirão (e, de fato, garantirão) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garantirá que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.

O Xbox 360 utilizará um drive de DVD convencional, que lerá discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. Ele não será capaz de gravar as mídias, mas lerá discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduzirá filmes, música e fotos. Através de uma conexão em rede com micros rodando Windows XP, USB ou WiFi sem fio, ele poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou tocador de MP3.

A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns de seus recursos. A nova geração da rede trará microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.

Os controles agora operam em padrão sem fio, usando duas pilhas AA recarregáveis. Usando as portas USB será possível recarregá-las com o próprio videogame (e o sistema até avisa você quando elas estão ficando fracas). É possível jogar com o fio enquanto elas recarregam. O controle em si é quase idêntico ao atual, apenas aposentando os botões Preto e Branco em função de dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.

Leia mais
Microsoft mostra Xbox 360 em especial na MTV
Nova geração terá entre 10 a 16 jogos em novembro
Vídeo de apresentação do Xbox 360
Xbox 360 inaugura nova linha de acessórios
Xbox 360 terá mercado para comércio entre jogadores
Conheça as novidades do Xbox Live do 360