UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Castlevania: Aria of Sorrow

26/05/2003

da Redação
A série "Castlevania" é uma das mais tradicionais marcas da Konami, acompanhando sua história como grandes títulos do porte de "Metal Gear" e "Gradius". Mas ao contrário desses outros, esse já é o terceiro jogo no GBA que aparece desde 2001 - mostrando que a equipe não economizou tempo na produção do game.

"Aria of Sorrow" resgata elementos do game que o inspirou, o clássico "Symphony of the Night" do PlayStation, como múltiplas armas diferentes, dinheiro e poderes de transformação - elementos ausentes dos episódios anteriores. Mas, ao mesmo tempo, a nova aventura foge de elementos eternos da série: é o primeiro a ser ambientar fora da Europa e no futuro. Além disso, o protagonista não traz nenhum laço sangüíneo com os Belmont e os Belnades.

Mas uma vez dentro do castelo, a ação consagrada é familiar a qualquer fã. A animação do herói Soma é impressionante, e os fundos são claros e nítidos (um alívio para quem jogou "Circle of the Moon"). Mas antes mesmo do jogador começar a controlar o jovem japonês, a principal novidade do game é revelada em uma cena não-interativa: Soma tem a capacidade de absorver almas de seus oponentes.

As dezenas de inimigos do jogo tem uma pequena probabilidade de liberar uma alma quando derrotados. Uma vez coletadas, essas auras podem ser usadas para dar um de três tipos de poderes ao herói. Alguns permitem ataques especias, como arremessar ossos. Outros permitem habilidades clássicas, como se transformar em morcego para atingir áreas inacessíveis. Finalmente, o último conjunto simplesmente adiciona novos atributos, permitindo que nosso herói amplie, por exemplo, sua força ou resistência ao fogo.

As almas são mais difíceis de encontrar e colecionar que o Pokémon médio, mas podem ser trocadas com outros jogadores da mesma forma - usando o cabo Link. Colecionar almas acaba sendo um dos maiores desafios do jogo: os mais de cem espíritos são traiçoeiros e bem escondidos. Aliás, é exatamente esse elemento que garante uma longa sessão de jogo antes dos almejados 100% do mapa. A aventura em si é relativamente curta e não muito difícil (especialmente para os veteranos do duríssimo "Circle of the Moon").

CONSIDERAÇÕES

"Aria of Sorrow" está muito mais próximo do clássico "Symphony of the Night" do que seus dois antecessores. Mas provavelmente em função do curto período de desenvolvimento, a aventura principal é relativamente curta. Mas a fórmula da série permanece incrivelmente divertida, e, ao lado de "Metroid Fusion", o título deve fazer parte da coleção de qualquer dono de GBA que curta uma boa aventura.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Castlevania: Aria of Sorrow (Game Boy)

    17 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: KCET
    Lançamento: 06/05/2003
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1 jogador
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host