UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Super Mario Advance: Super Mario Bros. 2

11/06/2001

da Redação
Uma rápida lição de história dos videogames: Quando Miyamoto fez Super Mario Bros. 2, ele apenas reaproveitou os mesmos recursos do primeiro jogo, deixando a aventura muito parecida, adicionando apenas pequenos detalhes. Infelizmente, a Nintendo of America acreditava que esse jogo era muito difícil para o público americano, e acabou *ahem* 'muqueando' um outro jogo chamado Doki Doki Panic (que por uma coincidência estranha já tinha blocos POW e estrelas de imortalidade) com personagens da franquia. Como a jogabilidade era muito diferente, a desculpa é que tudo era um sonho do Mario... vai entender.

E Super Mario Advance é, na verdade, remake de dois jogos da série: Super Mario Bros. 2 (a versão americana) e o clássico dos fliperamas, Mario Bros. (que poucos conhecem). Eles respectivamente representam a porção para um jogador e a porção multiplayer do cartucho.

Super Mario Bros. 2 é, na opinião de muitos, um dos mais divertidos jogos da série. A mecânica é bastante diferente: você escolhe um de quatro personagens, cada qual com habilidades diferentes, e mata os inimigos não com pulos, mas pegando-os e arremessando-os um contra os outros. Se faltar munição, você pode sempre usar os rabanetes plantados no chão (entendeu agora o porquê do sonho de Mario?).

Essa versão é bastante melhorada em relação ao remake de Super Mario All Stars do SNES. A Nintendo pegou pesado com o processador do Game Boy Advance, que consegue mudar o tamanho dos sprites, e colocou uma infinidade de versões gigantes dos objetos do jogo. Os personagens receberam mais quadros de animação e vozes, e os cenários estão parecidos ou um pouco mais bonitos. E além de tudo isso, as fases receberam pequenos retoques (algo que você já percebe logo no início, com uma plataforma que sobe e desce).

Fãs do original terão um prato cheio em mãos. A adição de moedas secretas e ovos de Yoshi escondidos (exatamente como no remake de Super Mario Bros. 1 para Game Boy Color) adicionam um pouco mais de rejogabilidade. Mas, por outro lado, aqueles que nunca gostaram do original não terão nenhum bom motivo para gostar mais desse aqui. Aliás, é óbvio que a Nintendo quer usar esse jogo para demonstrar o potencial do novo portátil: a apresentação de Mario Advance mostra uma pequena tela com uma cena do jogo, e o resto do cenário escuro, como uma cochia de teatro. Os personagens entram um a um e, quando aparece o título, a tela aparece em todo seu esplendor wide-screen - não por coincidência. A tela reduzida é exatamente do mesmo tamanho da tela do Game Boy Color.

Não seria justo terminar essa análise sem comentar o brilhante modo multiplayer do cartucho. Ao realizar esse revival de Mario Bros. (que muitos vão reconhecer em função de sua aparição como mini-game em Super Mario Bros. 3), a Nintendo colocou um divertido jogo para quatro pessoas no pacote - necessitando apenas de um cartucho. Simplicidade é a palavra-chave aqui, e toda a genialidade dos primeiros títulos da Nintendo está resumida nesse 'brinde', que recebe apenas alguns toques novos... uma lata de lixo para prender seus oponentes por alguns segundos e a aparição de Bowser como chefe.

Super Mario Advance está longe de ser o mais impressionante título do lançamento do portátil - é só experimentar Rayman Advance e Tony Hawk's Pro Skater 2 para ver isso - mas é o primeiro passo da Nintendo para relançar seus grandes sucessos no pequeno notável, provando mais uma vez que nem só de tecnologia se faz um jogo.

CONSIDERAÇÕES

(Tradução: Super Mario Advance é divertido pacas!).

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Super Mario Advance: Super Mario Bros. 2 (Game Boy)

    34 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 10/06/2001
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: ND
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host