UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3

05/11/2003

da Redação

"Shigeru Miyamoto se lembra do labirinto de quartos na casa de papel e cedro de sua infância. Deslizando telas shoji abria corredores, dos quais parecia haver um castelo medieval de quartos escondidos (...) Depois da escola, ele passeava pelas redondezas em busca de aventuras. Ele precisava passar pela casa do vizinho onde um buldogue esperava por ele. O cachorro atacava sempre, latindo e mordendo, e Miyamoto congelava. Na última hora, a correia do cachorro atingia seu limite e ele parava (...) Investigando morros e riachos, Miyamoto uma vez encontrou a abertura de uma caverna. Ele voltou para lá diversas vezes antes de juntar coragem para entrar. Trazendo uma lanterna feita em casa, ele se aprofundou pela entrada até encontrar um pequeno buraco que levava para outra caverna. Respirando fundo, seu coração saltando pela boca, ele atravessou a passagem. Ele nunca se esqueceu da emoção que sentiu com a descoberta".


O trecho acima foi retirado do livro "Os Mestres do Jogo", de David Sheff, e fala sobre o criador de Mario. Originalmente lançado em 1987, "Super Mario Bros. 3" não é apenas considerado um dos melhores e o mais vendido jogo de todos os tempos - é a realização da visão original do criador mais respeitado da indústria de entretenimento eletrônico. Mas o que é tão incrível nessa recriação de um jogo com mais de 15 anos de idade para o Game Boy Advance?

O eterno rapto

Como de costume, a dupla de encanadores italianos deve resgatar a princesa do Reino dos Cogumelos das garras do malvado rei Bowser. Em suas viagens por oito terras fantásticas, Mario e Luigi enfrentarão dezenas de inimigos, ganharão variados poderes e encontrarão um incontável número de segredos. A execução não difere tanto do clássico que iniciou a série, mas tudo está maior, mais elaborado e variado.

Cada um dos oito mundos é dividido em diversas fases, que podem ser cavernas, desertos, castelos, navios voadores, grutas submersas, entre outros. Inimigos incluem os tradicionais cogumelos Goomba e tartarugas Koopa, além de muitos outros monstros com diferentes poderes. Felizmente, Mario e Luigi contam com roupas que lhes conferem diversas habilidades: a roupa de guaxinim, por exemplo, permite que eles ataquem com seu rabo e até voem por tempo limitado - depois de pegar um bom impulso. Outras fantasias permitem que os heróis nadem rapidamente e saltem alto (sapo) ou arremessem bolas de fogo (flor).

Fórmula clássica

O segredo de "Mario 3" não está tanto nos elementos separados, mas na maneira como eles são apresentados. Este é certamente um dos mais desafiadores games da série, e como em "Yoshi's Island", praticamente cada uma das dezenas de fases traz algum pequeno elemento único. E como é normal nos jogos de Miyamoto, cada uma delas implora para ser explorada e ter seus muitos segredos desvendados.

Em termos técnicos, o jogo é uma cópia quase idêntica do remake lançado para SNES em "Super Mario All Stars". Assim como nos "Advances" anteriores, pequenas animações de abertura foram adicionadas e os personagens ganharam vozes. A boa notícia é que a tela não teve de ser cortada como nos demais: a antiga barra azul foi extinta, e o placar entra direto sobre a imagem, garantindo uma versão fiel ao original do NES.

A série "Mario Advance" pulou do segundo para o quarto game da série, e ainda lançou o quinto antes de voltar para o terceiro - e isso não foi mera coincidência. Além de sua fama, a Nintendo fez questão de adicionar muitas novidades nessa edição. A opção mais clara é a habilidade de jogar com Luigi, que como em "Mario Advance 2" é um pouco mais lento e tem um salto diferente de seu irmão. A novidade é que você precisa controlar os dois separadamente no tabuleiro que traz as fases do game, gerenciando suas vidas separadamente. Essa adição ainda não é exatamente a opção de Mario multiplayer que muitos esperavam (seria um sonho ter dois jogadores, cada um controlando um dos personagens, explorando a mesma ou diferentes fases ao mesmo tempo), mas não deixa de oferecer uma alternativa interessante para a resolução de certas fases.

Fases infinitas?

Mas talvez a novidade mais intrigante é o suporte ao e-Reader. Jogadores que tenham dois GBAs (ou um GBA Player) podem conectar os dois portáteis e ler os cards da série "Mario Advance 4", que além de trazer itens e replays com dicas de como destrinchar o game, podem também adicionar novas fases ao game.

O cartucho tem memória para salvar 32 fases diferentes, e o que é melhor: elas podem adicionar elementos que não estavam em "Mario 3". Alguns dos exemplos incluem inimigos e itens de outros jogos, como os Chargin' Chucks e a capa de "Super Mario World", ou até comandos, como a habilidade de remover vegetais do chão, de "Super Mario Bros. 2". Esses cartões são vendidos separadamente ou dados como brindes exclusivos em eventos e produtos especiais.

CONSIDERAÇÕES

"Super Mario Advance 4" faz mais do que relembrar um dos melhores momento da história dos videogames - o cartuchinho é uma nostálgica viagem que não relembra apenas essa experiência memorável, mas é quase como um concentrado da essência da infância. Se você entrou em um site de videogames e leu até aqui, não existe nenhum motivo para não comprar esse jogo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (Game Boy)

    12 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 20/10/2003
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-4 jogadores, Cabo Link
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host