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Mario Tennis: Power Tour

11/01/2006

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Viva a habilidade que Mario tem de transformar esportes que não necessariamente são unanimemente agradáveis em atividades divertidas e desafiadoras. Foi assim com o beisebol e o golfe, para citar dois exemplos, e assim é com tênis desde 2000, quando "Mario Tennis" estreou no Nintendo 64.

Nos anos seguintes, a série ainda passaria pelo GameCube e pelo Game Boy Color. Aliás, "Mario Tennis: Power Tour", debute do bigodudo tenista no Game Boy Advance, é uma espécie de "sucessor espiritual" da versão para GBC, pois começa mais ou menos a partir do ponto em que este terminou.

Mario e Luigi? Que nada: Clay e Ace

O modo Power Tour conta a história de Clay e Ace, um casal de tenistas novatos que parte em busca da hegemonia no tênis, interagindo com alguns personagens já conhecidos do GBC. A dinâmica é muito semelhante a de um RPG: é preciso treinar os personagens para conseguir vencer os rivais, na Royal Tennis Academy.

Portanto, mais que jogar partidas de tênis, você participa de variadas aventuras, explorando os ambientes da academia de tênis e evoluindo as características de Clay e Ace, justamente como em um típico RPG, ou seja, obtendo pontos de experiência com as vitórias e distribuindo-os pelos mais variados atributos, como força, controle, velocidade e "sidespin", que determina o potencial do tenista em rebater para a esquerda ou direita.

Não estamos falando de uma trama das mais profundas, mas em se tratando de um jogo de tênis, já é suficiente para dar um pouco mais de sentido e estímulo à caminhada dos personagens rumo ao topo. Conforme são superados os desafios no Power Tour, novos tenistas vão sendo liberados, muitos deles técnicos e adversários encontrados nos ambientes da academia - contando com o modo Power Tour e mais a turma do Mario, são cerca de 30 tenistas, no total.

Aliás, por falar nisso, no modo Exibition é que estão Mario, Luigi, Donkey Kong e algumas outras figurinhas conhecidas, para jogar partidas simples ou em duplas. E, para completar o menu de opções, o multiplayer suporta até quatro participantes, através do cabo GBA Link ou do adaptador sem fio, mas cada jogador precisa ter um cartucho.

A vez do bigode

Naturalmente, os personagens de Mario têm suas características, estilos e habilidades únicas. Waluigi, com seus longos braços, possui um bom alcance com a raquete; já Bowser é um tenista extremamente rápido. Para completar, cada um possui o seu movimento Power Shot.

Sim, Power Shot. O golpe especial que dá título ao jogo. Durante a partida, uma barra intitulada é preenchida de acordo com o seu desempenho na tela e, quando o seu personagem começar a brilhar, é sinal de que você pode executar o Power Shot que, como o próprio nome sugere, é uma jogada defensiva ou ofensiva praticamente infalível. É possível utilizá-la várias vezes durante o jogo, bastando, como já dito antes, preencher a barra.

Normalmente, os games esportivos de Mario costumam usar e abusar de elementos fantasiosos e bem humorados para requintar as partidas. Mas, "Mario Tennis: Power Tour", ao contrário do que poderia se pensar, leva o tênis (e suas regras) a sério, simulando com bastante precisão na telinha do Game Boy Advance muitas jogadas do esporte.

No caso do chamado "serviço", por exemplo, é possível executá-lo regulando trajetória e força. Pressionando um botão e em seguida o outro, saem os lobs e drops e, manter pressionado o A ou B antes de a bola chegar, carrega energia para devolvê-la com mais força que as raquetadas convencionais. Com o L, o personagem se atira e é possível buscar (ou, ao menos, tentar) aquela bola que parecia impossível de alcançar.

Além disso, embora com um pouco de esforço dê para enganar os adversários controlados pelo CPU - rebatendo a bolinha para o lado no qual ele se encontra, por exemplo, quando o aparentemente mais fácil seria jogá-la para a outra direção - a inteligência artificial também surpreende, com oponentes que, em níveis de dificuldade mais elevados, oferecem bons desafios.

Tênis de gente grande

O visual, mesmo sem muitos requintes, segue o mesmo bom nível do jogo como um todo. Os personagens do modo principal, com seus olhos expressivos e "cabeções" lembram o estilo japonês, e os cenários, ainda que pouco detalhados, abusam das cores para conferir ao game gráficos alegres. Não são muitos os efeitos visuais, mas as animações dos Power Shots valem a pena - com direito até a incêndios.

A trilha sonora não tem lá melodias exatamente brilhantes, mas está ok. Embora haja uma razoável variedade de efeitos sonoros, muitos deles acabam se tornando repetitivos com o passar do tempo. Nada, no entanto, que ofusque o brilho do game.

CONSIDERAÇÕES

"Mario Tennis: Power Tour" é a versão da série pela qual os proprietários do portátil esperavam. Os elementos de RPG e o deslocamento de Mario e cia. para uma espécie de "segundo plano", no modo de jogo principal, deram ao game ingredientes variados que, somadas à boa simulação do tênis, fazem do título diversão garantida, até mesmo para quem não é lá tão chegado nas raquetadas.

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    Mario Tennis: Power Tour (Game Boy)

    26 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 05/12/2005
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-4 jogadores, cabo Link, adaptador Wireless
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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