UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Metroid Fusion

19/11/2002

da Redação
Enquanto a equipe da Retro Studios suava a camisa para trazer Samus à terceira dimensão, o time original responsável pelos três "Metroids" anteriores recriavam a heroína para uma aventura 2D no GBA - continuando a trama de "Super Metroid", jogo de 1994 para o Super Famicom (Super NES).

Túnel do tempo

O jogo é uma verdadeira viagem no tempo para os fãs da série: a fórmula do jogo está praticamente intocada. Samus começa a aventura com uma nova armadura e alguns truques novos, como o de se agarrar em bordas. De resto nada muda, jogadores devem caçar novos Power-ups para acessar novas áreas e continuar explorando a base espacial que foi infestada por um perigoso vírus.

Samus recebendo ordens?

A maior mudança de "Metroid Fusion" está na inclusão de um segundo "personagem": o computador da nova armadura da heroína. A normalmente quieta Samus agora recebe ordens de uma inteligência artificial instalada na veste. Isso adiciona duas importantes mudanças à fórmula do jogo: agora os objetivos são apontados no início de cada capítulo, diminuindo a exploração errante. Além disso, isso cria telas de narrativa com textos e imagens, seja pelas explicações de Adam (a mercenária decide apelidar o computador com o nome de um antigo parceiro), seja com os diversos monólogos apresentados durante longas viagens de elevador.

Com cada nova parte da base que é aberta ao jogador, mais pedaços do grande quebra-cabeça da trama vão sendo revelados, e novos poderes são dados como recompensa à guerreira. Cada tela da base está repleta de passagens secretas que liberam mais armas e fazem valer a pena jogar "Metroid Fusion" repetidas vezes (isso, e a possibilidade de destravar uma Samus sem armadura!).

Os controles do jogo foram bem adaptados para suprir a falta de botões do GBA. O botão R, quando apertado, transforma o tiro normal em mísseis. O botão L, como no SNES, coloca a arma na diagonal, e a personagem agora corre sem a necessidade de se apertar qualquer botão - é só andar sem parar em uma única direção para acionar o boost. Os controles não decepcionam.

Personagens únicos

Como sempre, o jogo brilha com seus chefes. Seja um pólipo gigante com um original ponto fraco ou a criativa arquiinimiga de Samus - uma cópia dela mesma no auge de seus poderes, todos adicionam diversão ao título e garantem a variedade da aventura. Todos os inimigos derrotados (inclusive chefes) se transformam no vírus X que infesta a nave. Eles devem ser assimilados pela nova armadura (é só tocar neles), ou eles voltam aos corpos de seus hospedeiros e retornam para causar problemas.

De resto, a aventura é bem parecida com os games anteriores. Quem conhece bem a história de Metroid terá muitas surpresas interessantes (como ver um velho amigo congelado logo nos primeiros minutos da aventura) e boas lembranças da excelência do jogo do SNES. A diferença está em algumas situações em que Samus encontra sua arquiinimiga: o raio congelante do vírus força o jogador a sempre fugir... e ela espreita pelos corredores da estação espacial repetidas vezes, colocando a mercenária na ponta dos pés para evitar um confronto direto.

A conexão entre Cube e GBA é um bônus. Se você terminar o jogo, poderá ligar o portátil ao console para destravar o "Metroid" original do Nintendinho em "Metroid Prime" para GameCube. Além disso, você pode levar a armadura de Samus de "Metroid Fusion" para "Metroid Prime" terminando o jogo do Cube.

Pequena aventura

CONSIDERAÇÕES

O único defeito sério de "Metroid Fusion" é o tamanho da aventura. Com as direções de Adam e o tamanho na base, é possível vencer o jogo em cerca de 5 horas (esse tempo não inclui as partes não-interativas de os continues, mas ainda assim é bem menor do que as 20 horas de "Super Metroid). Mas cada segundo certamente serve para lembrar que esse jogo tem tudo para ser um dos melhores jogos da Nintendo para o GBA.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Metroid Fusion (Game Boy)

    56 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 17/11/2002
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1 jogador
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host