UOL JogosUOL Jogos
UOL BUSCA

Game Boy

02/09/2009 - 15h17

"Tetris" é benéfico para cérebro, diz estudo

da Redação

Divulgação

"Tetris" para Game Boy é uma das versões mais populares do quebra-cabeça russo

"Tetris" para Game Boy é uma das versões mais populares do quebra-cabeça russo

Uma pesquisa realizada encomendada pelos criadores de "Tetris" e realizada pela Mind Research Network traz revelações curiosas sobre o efeito do game em questão em seus jogadores.

O estudo acompanhou por três meses 15 adolescentes do sexo feminino entre 12 e 15 anos sem grande experiência com "Tetris". O cérebro dos participantes foram mapeados através de ressonância magnética para verificar diferenças em relação a um grupo de referência, que não jogou o game.

As garotas jogaram "Tetris" 90 minutos por semana e ao longo do estudo foram verificados dois efeitos no cérebro: houve maior eficiência em determinadas áreas e obteve-se um córtex mais denso, também em locais específicos, o que é um sinal de mais massa cinzenta.

Os especialistas afirmaram que concentrar-se em uma "tarefa visual-espacial desafiadora" como um videogame pode alterar a estrutura cerebral propriamente dita, e não apenas aumentar sua atividade. Segundo o Richard Haier, a pesquisa pode servir para "demonstrar que um jogador de 'Tetris' pode ter efeitos duradouros que se generalizem a outras atividades", indicando que jogar certos games pode ajudar a combater o declínio mental que vem com o avanço da idade.

Uma edição gratuita de "Tetris" pode ser jogada no site oficial.
Mais
"Tetris", mesmo aos 25 anos, continua irresistível

Receba Notícias

JOGOS ONLINE

Shopping UOL

UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
Hospedagem: UOL Host