UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Metal Gear Solid: The Twin Snakes

19/03/2004

da Redação
"Metal Gear Solid" foi lançado em 1998, oito anos depois de "Metal Gear 2: Solid Snake", e foi uma verdadeira revolução no PSOne: visuais impressionantes, apresentação cinematográfica sem precedentes, dublagem profissional, trama intrigante e um sistema de jogo furtivo bastante original. Sucesso de crítica e público, o game foi adotado pela Silicon Knights ("Eternal Darkness") para ser adaptado ao GameCube com toda a tecnologia dos videogames da nova geração e novidades de "Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty", do PS2. O resultado é "Twin Snakes", um jogo que tem muito em comum com sua trama que fala sobre genética e destino.

Tramas e conspirações

O herói Solid Snake é retirado à força de sua aposentadoria no Alasca para combater um grupo de terroristas liderado pelo que parece ser seu irmão gêmeo, Liquid Snake. No meio de uma pesada intriga que envolve braços secretos do governo, empresas privadas à beira da falência, uma nação querendo voltar ao poder e muitas outras figuras e entidades inusitadas, o resultado é uma novela dramática e cheia de mensagens sobre ética, política e filosofia - tudo enfeitado com robôs gigantes, dispositivos de invisibilidade e ninjas cibernéticos. Fãs dos filmes do diretor John Woo ("Missão Impossível 2") não ficarão decepcionados.

No papel do agente Snake, a meta é se infiltrar em uma base militar tomada por uma revolução e resgatar duas pessoas. Usando muitos truques e muita furtividade, Snake deve tentar passar desapercebido por dezenas de guardas. Ao contrário dos demais jogos de ação, ele pode lidar apenas com algumas poucas pessoas de cada vez, e se um alarme for acionado, os inimigos começam a aparecer aos montes. Criatividade e reflexos rápidos são vitais para levar o protagonista até o final do jogo - e a verdade sobre as muitas conspirações que se desenrolam.

Obra-prima Redux

A missão de "Twin Snakes" é tão difícil quanto a de Snake: enfrentar não apenas um jogo que revolucionou a indústria em termos de apresentação e conteúdo, mas também encarar a sua continuação de igual sucesso. Felizmente, o DNA do jogo mistura elementos de sucesso dos dois games, adicionando pedaços de "Sons of Liberty" como ficar dependurado, atirar nos rádios dos guardas, dardos tranqüilizantes e pisos metálicos que fazem barulho (esse último será o maior desafio para os que tentam vencer o jogo usando as mesmas técnicas do original). Pequenas correções, como dublagens menos forçadas e inimigos mais inteligentes - além do visual atualizado, é claro - garantem que o jogo não fique com cara de requentado.

Os comandos do game foram adaptados para o controle do GameCube de maneira funcional - mas quem estava acostumado com o controle DualShock irá sofrer com o mapeamento novo. Os truques de "MGS2" oferecem novas possibilidades para aqueles que já consideravam ter zerado o game de todas as maneiras possíveis e imagináveis: todos ganham mais uma desculpa para explorar a base em Shadow Moses novamente. As cenas não-interativas totalmente reescritas por um diretor japonês, aproximando-as dos filmes de ação chineses, são outro extra. Um pouco de revisionismo histórico nos diálogos deixa a mensagem mais atual (além de facilitar os elos com a continuação). O humor e segredos do criador Hideo Kojima e da produtora Silicon Knights também adicionam algumas surpresas extras.

Só mesmo com manipulação genética

Tecnicamente, não seria exagero dizer que as expectativas quanto ao jogo estavam em um patamar quase inatingível. "Twin Snakes" traz qualidades e defeitos de suas duas fontes de inspiração. Seguindo a tradição da série, existem dezenas de pequenas possibilidades a serem descobertas por jogadores dedicados. Por isso mesmo, a melhor maneira de desfrutá-lo é como foi feito em 1998: sem preconceitos - só assim é possível apreciar a genialidade desse clássico, que envelheceu mas não perdeu o charme.

CONSIDERAÇÕES

Quem já tem o "Metal Gear Solid" original em sua coleção pode ficar em dúvida se vale a pena ou não adquirir um produto cuja parte jogável é praticamente idêntica - mas aqueles que nunca presenciaram a briga familiar entre Solid e Liquid Snake só tem a ganhar com essa atualização de um dos melhores títulos da história dos videogames.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Metal Gear Solid: The Twin Snakes (GameCube)

    114 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Silicon Knights
    Lançamento: 09/03/2004
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host