UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Phantasy Star Online III: C.A.R.D. Revolution

24/03/2004

da Redação
"Phantasy Star Online" revolucionou os videogames como um dos primeiros jogos online para console voltado para grandes grupos de jogadores. Apesar de colocar apenas quatro aventureiros em um clone de "Diablo", a possibilidade de gerenciar centenas de amigos, conversar (com tradução instantânea) e o apelo de ganhar níveis e encontrar itens poderosos rapidamente estabeleceu seu status de clássico. Uma pseudo-continuação trouxe algumas poucas novidades, sem mudar a fórmula básica. O terceiro episódio, por outro lado, vira tudo de cabeça para baixo - o game abandona a ação e transforma a série em um jogo de cards colecionáveis, na mesma linha de "Magic: The Gathering".

C.A.R.D.s mágicos

O jogo se passa logo depois dos eventos do último game. Os colonizadores da Pioneer 2 estão divididos sobre a rota de ocupação do novo planeta Ragol, e agora lutam contra outros Hunters renegados que usam a fauna local como arma. Além de toda essa confusão, uma nova tecnologia permite que todos os animais e armas sejam "compactados" na forma de cartas de baralho. Para todos os efeitos, isso explica as duas campanhas do jogo, assim como a nova mecânica.

"Phantasy Star Online Episode III" não tem mais nenhum elemento de ação. Todas as partidas se resumem a jogar dados e usar um misto de estratégia e sorte nas cartas. A campanha offline para um jogador permite que as duas campanhas (Hero e Arkz) sejam conduzidas paralelamente. Os baralhos de cada lado são exclusivos, mas as cartas ganhas durante a partida valem para uma biblioteca unificada e misturam os dois lados. Esse definitivamente um título que recompensa aqueles que investem muito tempo nele.

Gobooma, eu escolho VOCÊ!

As peculiaridades das cartas dessas duas facções fazem com que elas sejam bastante diferentes em suas estratégias, criando um fenômeno parecido com a preferência de um personagem de jogo de luta. O Sonic Team fez um excelente trabalho ao balancear esses inimigos para evitar desequilíbrio - e é importante ressaltar que a mecânica dos dois é totalmente diferenciada.

Para se tornar um bom competidor de "Phantasy Star" é preciso saber montar baralhos eficientes e saber usar táticas durante os duelos. O objetivo principal é derrotar o dono das cartas - mas para isso é preciso saber destruir seus itens ou matar animais que o protegem. Um lance de dados define quantos pontos de ataque e defesa podem ser investidos na estratégia da sua rodada. Como o game também pode trazer duelos multiplayer offline, a mão de cada participantes está sempre aberta (para evitar a necessidade de exigir que o outro jogador feche os olhos durante o turno do oponente). Cada um desses detalhes pode parecer frustrante para os amantes de "Magic" e outros jogos do estilo, mas funciona muito bem no contexto de "Phantasy Star".

Teste seu deck na rede

A parte multiplayer também funciona de maneira bastante diferente: não mais existe uma opção cooperativa, e como usa cartas toda a ação se foi. As missões para download e itens raros (na forma de cartas, é claro), continuam existindo, mas ao invés de explorar diferentes ambientes, todos os confrontos se dão na forma de duelos e campeonatos que acontecem a cada 10 minutos. O jogo faz um excelente trabalho em classificar a perícia de um jogador através de níveis de habilidade e uma estatística de partidas ganhas/perdidas. Escolher o duelista certo é apenas questão de observar esses dados com calma.

Vale notar que o jogo oferece um mês de jogo online gratuito - depois disso, é preciso pagar uma taxa mensal. A boa notícia é que a mensalidade de "Phantasy Star Online: Episode I & II" vale para "III" e vice-versa.

CONSIDERAÇÕES

O resultado da nova fórmula é que a opção offline para um jogador se tornou muito mais interessante (e tem uma trama muito mais elaborada), que serve não só como um treino mas também como maneira de adquirir um bom baralho para se preparar para o desafio online. A mudança radical na fórmula deve desagradar fãs de ação - e jogos com duelos que podem ultrapassar 30 minutos podem desencorajar muitos. Mas tendo em visto a popularidade dos jogos de cartas colecionáveis, a Sega fez um excelente trabalho em adaptar a fórmula de maneira competente.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Phantasy Star Online III: C.A.R.D. Revolution (GameCube)

    50 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Sonic Team
    Lançamento: 02/03/2004
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host