UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Spider-man: The Movie

08/07/2002

da Redação
Jogos de super-heróis são um assunto de discussões acaloradas. Um dos motivos pelo qual existem tantos fãs de história em quadrinho é porque nós sonhamos em compartilhar com nossos heróis alguns de seus poderes, sonhando em como seria divertido poder voar e dobrar barras de aço com as mãos. E levando em conta a popularidade do Homem-Aranha, podemos dizer que ele até que teve poucos jogos em sua carreira virtual. Mas o novo filme do aracnídeo está aí para mudar isso.

Aproveitando-se dessa deixa, o Spider-Man: The Movie é um dos primeiros jogos a cobrir a origem do herói, deixando que você vá desde a busca pelo assassino do tio Ben até uma incrível batalha de vida e morte com o Duende Verde original. Entre esses dois eventos, você irá prender bandidos de todos os tipos, desarmar bombas, salvar inocentes e enfrentar vilões como o Abutre e o Shocker, entre tantas outras tarefas aracnídeas.

Tudo isso é especialmente empolgante quando você descobre todos os movimentos do herói, um repertório que inclui diversos truques dos quadrinhos que nem sequer apareciam no filme: arrancar inimigos da parede e girá-los com sua teia, teias de impacto, escudos de teia, andar pelas paredes... o único poder que poderia ter sido melhor aproveitado é o sentido de aranha, que no geral serve apenas como um radar em umas poucas partes do jogo, e o alerta de alguns eventos importantes (mas que certamente poderia ter sido melhor explorado).

Alguns aspectos legais, como fases de furtividade, dão mais variedade ao game. Você precisa lidar com alavancas, chaves desaparecidas e alguns labirintos, sempre com os costumeiros comentários engraçadinhos de Peter Parker.

No departamento técnico, Spider-Man impressiona. Navegar por entre os prédios de uma enorme Nova Iorque (onde o herói prende as teias?) dá uma sensação de tirar o fôlego: os vidros dos edifícios refletem o ambiente, carros e pessoas populam as ruas abaixo, e construções até onde a vista alcança. Infelizmente, esse deslumbre não é tão incrível nos ambientes fechados. Os sons são de alta qualidade, com direito a dublagem dos atores do filme (e até Bruce Campbell como narrador, para os fãs de Sam Raimi, diretor do filme), e a versão para GameCube conta com som Dolby Pro Logic II, oferecendo Surround para quem tiver um receiver compatível.

Infelizmente, o jogo traz dois problemas sérios que impedem possíveis super-heróis caseiros de atingir a mesma grandeza do personagens de Stan Lee e Steve Ditko: a câmera e os controles. Enquanto Spider-Man parece um excelente jogo no papel, a câmera demora muito para seguir o herói, e muitas vezes fica em ângulos pouco úteis enquanto ele escala paredes. E o excesso de combos e controles às vezes dificulta a execução dos golpes com a facilidade que os fãs gostariam - tirando um pouco do aspecto 'cool' de ser o Homem-Aranha.

CONSIDERAÇÕES

Senão fosse por esses dois problemas de peso, Spider-Man certamente poderia ser um clássico instantâneo. Claro, fãs do personagem não devem perder a chance de viver essas aventuras - mas fiquem avisados que algumas frustrações acabam minando os melhores aspectos desse título.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Spider-man: The Movie (GameCube)

    18 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Treyarch
    Lançamento: 15/04/2002
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host