UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Viewtiful Joe

17/10/2003

da Redação
Quando Dante fez sua estréia em "Devil May Cry", a Capcom sabia que tinha encontrado ouro: um personagem cujos movimentos de luta eram tão divertidos quanto era agradáveis aos olhos pegaram jogadores de surpresa e transformaram o título em um clássico. Mas e se essa idéia fosse levada adiante em um game que fizesse com que a beleza de cada golpe o tornasse mais forte? Depois de inventar uma pequena filosofia tematizada pela cor rosa a equipe de "Viewtiful Joe" respondeu essa pergunta com seu jogo.

Um herói familiar

Joe é como muitos jogadores de videogame. Um fã de cultura pop que coloca seus ídolos à frente de seu relacionamento amoroso - algo que é explicado logo no início do jogo quando ele vai assistir a um velho filme de seu herói favorito, Captain Blue (um super-herói velho e gordo, diga-se de passagem). Mas depois de ignorar os avanços da namorada Sylvie, ele vê seu herói ser derrotado e seu inimigo sai da tela e rapta a garota! Joe acaba sendo levado junto e recebe os poderes de Captain Blue para salvar o dia.

A trama não é exatamente original, mas é apresentada com muito estilo. Os diálogos são hilários (tente não rir quando apertar o botão Pause e o locutor disser "Não é nada pessoal, mas você vai fazer Número Um ou número Dois?") e o visual é surpreendente: utilizando elementos 2D com estilo de história em quadrinhos e personagens 3D com o famoso filtro Cell Shading. O resultado é único... mas não tanto quanto a jogabilidade.

É aqui que entra a parte mais suculenta de "Viewtiful Joe". O jogo traz a fórmula básica dos clássicos jogos de luta no estilo "Final Fight": o personagem deve atravessar as fases socando e chutando seu caminho por legiões de malvados. Existem apenas dois elementos novos no game: desviar e VFX.

Life is Viewtiful

Quase todos os inimigos da aventura atacarão Joe com golpes altos e baixos, revelando uma breve imagem de "caveira" na altura apropriada. O herói pode então desviar apertando o direcional na posição oposta - deixando o inimigo tonto. E aí entra o super-poder que dá tempero ao jogo.

VFX são efeitos especiais cinematográficos que alteram não apenas a percepção do herói, mas o resultado de suas ações no mundo virtual. Se um inimigo atira em Joe, ele pode ativar uma câmera lenta, por exemplo, e ver a bala passando lentamente - e desviar dela ou até mesmo socá-la de volta. Acionar a câmera rápida ajuda a apagar chamas que envolvem o herói, e o efeito de zoom deixa seus golpes ainda mais poderosos. Inimigos tontos que recebem golpes em câmera lenta voam longe e podem arrastar vários outros no seu caminho.

O jogo literalmente recompensa uma boa técnica de luta com um resultado visual que satisfaz - e é resultado de um golpe bonito (ou Viewtiful) - um círculo virtuoso que destaca o game. De certa forma, a relação entre Joe e Captain Blue é uma metáfora para "Viewtiful Joe" em relação aos antigos jogos de luta clássicos: o novo game da Capcom traz um enorme respeito pelos seus antecessores, mas seu estilo moderno e arrojado, mesmo não fugindo dos moldes que o inspiraram, levam o conceito a um novo nível.

"Viewtiful Joe" não é apenas um jogo divertido e com um visual interessante: ele traz variedade incomum. Além das divertidas lutas jogadores terão de usar a cabeça com muita criatividade para resolver os quebra-cabeças do game que apostam nos VFX citado acima. E a Capcom até colocou uma breve fase de nave para os mais saudosistas.

Não confie nessa análise, experimente

CONSIDERAÇÕES

Quando a Capcom anunciou seus cinco jogos exclusivos para GameCube, a idéia era criar uma espécie de manifesto contra a repetição e continuação dos jogos eletrônicos e um clamor por mais criatividade. "P.N. 03" falhou em entregar isso, mas "Viewtiful Joe" é provavelmente argumento suficiente para convencer o consumidor a tentar coisas novas.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Viewtiful Joe (GameCube)

    27 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capcom
    Lançamento: 07/10/2003
    Distribuidora: Capcom
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host