UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Wave Race: Blue Storm

12/12/2001

da Redação
Há cinco anos atrás, a Nintendo surpreendeu o mundo com Wave Race 64, um de seus primeiros jogos para o Nintendo 64, que trazia ondas realistas em um divertido jogo de jet-ski. E agora a tradição continua no novo hardware da empresa, cortesia da produtora americana Nintendo Software Technology.

Wave Race: Blue Storm será um choque para fãs do original. Além de consideravelmente mais complexo, o jogo começa bem mais difícil que seu antecessor. Antes você precisava desviar das bóias para ficar mais rápido - desta vez, você acumula um medidor de turbo que pode ser usado estrategicamente durante a corrida. A turma que curte um jogo com alta curva de aprendizado vai ficar feliz com as mudanças, mas até mesmo os veteranos de Wave Race 64 terão alguma dificuldade no começo. Depois de algumas horas de treino, porém, você estará pronto para competir nos difíceis campeonatos do game.

Os controles não foram a única mudança. Como o nome sugere, Blue Storm prima na simulação de situações climáticas diferenciadas, que não apenas interferem no seu estilo de jogo, mas também adicionam um elemento estratégico: você tem a previsão do tempo das próximas 3 corridas, e deve escolher a ordem das pistas - encaixando nelas a situação mais apropriada para você. Se você tem dificuldade em determinada pista, tente guardar o dia ensolarado para ela. Além de influenciar as ondas e o nível da água, essas condições também mudam radicalmente a visibilidade do trajeto. Em alguns casos, novos atalhos serão abertos, obstáculos serão mergulhados sob a água e vice-versa. Os climas vão de dias ensolarados até pesadas tempestades, completas com Tsunamis.

Ao contrário dos concorrentes como Wave Rally para PlayStation 2, as ondas são um fator muito importante na corrida, causando grande impacto sobre os veículos. Até mesma uma cachoeira pode atrapalhar seu trajeto no calmo Aspen Lake. E as interessantes porém inúteis manobras de Wave Race 64 voltam todas, complementadas por uma dúzia de novos truques. A diferença é que desta vez eles aumentam o seu medidor de turbo, servindo para uma finalidade específica. Executá-las corretamente pode significar a diferença entre vitória e derrota nos modos mais difíceis.

Muito se falou sobre os gráficos de Wave Race: Blue Storm. Apesar de muitos truques serem impressionantes (o realismo das ondas é insuperável, e gotas tanto na câmera quanto na água, além da deformação e reflexo na superfície do mar e lagos, é inegavelmente impressionante), Splashdown (para PS2) acaba chamando mais atenção por usar o efeito de especularidade, que simula o reflexo do sol na água. Isso dá muito mais profundidade, e faz o concorrente parecer mais realista que o jogo da Nintendo. Mas nem por isso Wave Race é feio - mas seu charme decididamente é mais estilizado, a começar pelos oito pilotos caricatos (que vem em sua maioria do antigo Wave Race e de 1080º Snowboarding).

CONSIDERAÇÕES

Talvez Wave Race: Blue Storm tenha sido a maior decepção do GameCube não por ser um dos piores jogos, mas por ser tão diferente da versão para Nintendo 64, espantando aqueles que esperavam uma experiência tão intuitiva e simples como seu antecessor. Mas com seus suaves 30 quadros por segundo e oito pistas em cinco climas diferentes, Wave Race é o jogo exato para quem quer um game de corrida bem desafiador.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Wave Race: Blue Storm (GameCube)

    53 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 17/11/2001
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: Cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host