UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader

31/07/2001

da Redação
Rogue Leader: Rogue Squadron 2 pode ser um dos mais ansiosamente esperados jogos com a licença Star Wars de todos os tempos. Ele mistura três fatores importantes: seu visual é o mais fiel até agora, ele marca o lançamento do esperado console da Nintendo e coloca os jogadores no papel de uma aventura inédita de Luke Skywalker e Wedge Antilles... é mole?

Grande parte das imagens, acreditem ou não, são de uma versão antiga do jogo, ainda sem bump-mapping (efeito que dá relevo às texturas) e sem os efeitos luminosos, que estarão presentes na versão final. AS imagens do planeta gelado Hoth, as últimas de nossa galeria, são de uma demo mais recente do jogo. E sabe por que as naves estão tão boas? Aparentemente, a Factor 5 conseguiu por suas mãos nos modelos 3D usados pela Industrial Light & Magic na re-edição especial da trilogia. Pela primeira vez na história, um jogo trará todas as naves em escala: compare nas fotos o tamanho dos Cruzadores imperiais.

No jogo, serão mostradas as aventuras do herói Luke Skywalker e Wedge Antilles no período em que fizeram parte do Rogue Squadron, uma famosa equipe de pilotos da Aliança Rebelde. Suas famosas aventuras na Estrela da Morte, na Batalha de Hoth e em um campo de asteróides estarão presentes no jogo, assim como outras menores descritas na série de livros de mesmo nome. E como foi dito antes, as duas Estrelas da Morte estão presentes no jogo, que deve se desenrolar por toda a trilogia original.

O controle do jogo permanece quase inalterado em relação ao original, mas a novidade é que os botões direcionais digitais serão utilizados para dar ordens para os demais membros da equipe, assim como outras tropas. Você pode mandar seus colegas de asa atacarem alvos específicos, defenderem unidades ou fugirem. E se isso não for suficiente, em alguns casos você poderá até controlar tropas terrestres compostas por dezenas de soldados armados.

Outras duas novidades: os "clicks digitais" dos botões L e R acionam o Turbo e o freio de emergência das naves. E para completar o conjunto, vocês se lembram do radar que Luke Skywalker quase usou no ataque à Estrela da Morte? Ele está presente e facilita muito a sua vida. Com ele, você pode até mesmo ver inimigos atrás de paredes ou outras naves maiores. Mas usá-lo desconta pontos da sua nota final.

Entre as novidades visuais, o jogo terá mundos com bump-mapping, anti-aliasing da tela inteira, um avançado sistema de iluminação e partículas entre tantos outros truques - tudo rodando suavemente a 60 quadros por segundo. Um dos efeitos mais complicados, auto-sombreamento de objetos, está incluso: cada nave, prédio e inimigo projetam sombras sobre eles mesmos. No combate em Bespin, perto da Cloud City, o sol se move lentamente, e com ele muda toda a iluminação da fase, que também é influenciada pelas nuvens. Se você demorar muito, poderá até mesmo ver as luzes dentro dos prédios acenderem.

Preste atenção nos detalhes do close do TIE Fighter, nas explosões na cena da Estrela da Morte e no fundo com o gigantesco e detalhado planeta na foto com a B-Wing... essas são imagens renderizadas em tempo real, tiradas diretamente de uma parte de jogo. Prestem muita atenção na foto das tropas terrestres (aquela que você comanda em na Batalha de Hoth): elas são renderizados em detalhe, e você pode ver que o chão apresenta bump-mapping - o efeito que dá um ar enrugado para a superfície.

Assim como seu predecessor Battle for Naboo, Rogue Leader trará inúmeras missões com notas. Ao atingir certos objetivos o jogo abre ainda mais fases secretas. Eles revelaram apenas uma delas por enquanto: controlar Darth Vader e seu TIE na tentativa de impedir Luke Skywalker de explodir a primeira Estrela da Morte... imaginem só o que eles AINDA vão revelar.

Todas as firulas de Battle for Naboo e Rogue Squadron estarão presentes: múltiplas naves jogáveis, naves secretas, troca de naves durante missões... e quem sabe eles também não podem colocar um segredo como o de Rogue Squadron... alguém lembra? O jogo de Nintendo 64 trazia uma das naves do Episódio I - que ainda não havia sido lançado - escondida para ser revelada apenas depois do filme. Quem sabe não rola algo parecido de novo, só que do Episódio II?

Como é de costume para a Factor 5, uma empresa forte no ramo musical, Rogue Leader trará boa parte da trilha original de Star Wars em formato digital de alta fidelidade, além de trilhas MIDI interativas de alta qualidade. O título usa Dolby Surround 5.1 - algo que fica claro quando você muda da câmera interna para a câmara externa: a criação de efeitos sonoros representados em 3D está excelente.

Ah, e tem mais uma coisa... eu comentei que Rogue Leader deve ser um dos títulos de lançamento do console nos EUA? A vida não poderia ser melhorar para fãs de Star Wars...

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader (GameCube)

    125 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Factor 5
    Lançamento: 09/11/2001
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host