UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Notícias

07/03/2007 - 15h50
Sony anuncia comunidade virtual PlayStation Home; fotos e vídeo

da Redação

Divulgação

PlayStation 3 terá mundo virtual à la 'Second Life'

PlayStation 3 terá mundo virtual à la 'Second Life'

Em sua conferência para a Game Developers Conference (GDC), Phil Harrison, presidente dos estúdios mundiais da Sony, anunciou o PlayStation Home, serviço de comunidade virtual da rede online do PlayStation 3, que está programado para entrar em operação até o final do ano.

O PlayStation Home é um mundo virtual à la "Second Life", em que o jogador, na forma de um avatar, um "boneco virtual" - como os Miis do console Wii -, passeia e interage com outras pessoas. Mas, ao contrário dos Miis, os avatares têm estilo realista.

O lobby, de estilo futurista, é um dos pontos de encontros dos usuários. Os avatares podem ser comunicar com gestos pré-determinados, como dançar, chat de texto (com recurso de predição, caso esteja usando o controle), de voz ou de vídeo.

Há outros ambientes públicos também, com uma casa de jogos, com pista de boliche, sinuca e máquinas de fliperama, que trazem uma série de minigames. No cinema, os visitantes podem assistir a trailers de filmes. Nada foi dito sobre vídeos completos, mas é uma possibilidade.

O usuário também recebe um apartamento virtual, que pode ser decorado com móveis, pôsteres, papel de parede e eletrônicos - da Sony, claro. O detalhismo chega a impressionar, a ponto de uma TV, por exemplo, realmente transmitir vídeos, por exemplo.

Os apartamentos também podem se transformar em lobbies particulares e até servir de quartel para clãs. É possível também fazer festas, com direito a DJ, que toca as músicas armazenadas no disco-rígido do PlayStation 3.

O executivo também mostrou apartamentos luxuosos, com vários andares, mas deu a entender que esse recurso não será gratuito, ao contrário dos outros. No entanto, a Sony pretende fazer dinheiro ao colocar propagandas dentro desse mundo virtual, em forma de banners, letreiros e monitores.

Também haverá espaços públicos que podem ter a marca de produtoras de jogos ou de qualquer empresa que queira pagar para aparecer. Na demonstração, havia minigames de golfe, basquete e boxe. Harrison não entrou em detalhes, mas esses recursos podem ser usados pelas produtoras, mediante pagamento.

Hall da fama

O jogador também pode ganhar prêmios como troféus e outros objetos virtuais ao cumprir determinadas metas nos jogos. O sistema lembra muito o sistema de conquistas do Xbox 360, que acrescenta pontos ao perfil do jogador quando ele cumpre objetivos dentro dos jogos, como terminar certo número de fases ou pegar determinada quantidade de itens.

Entre os troféus estão estátuas de LocoRoco, as criaturas que aparecem no game de mesmo nome, e de Rub-a-Dub, além de um soldado Hellghast, de "Killzone". Eles são guardados numa sala especial e enorme, chamada hall da fama, cujo visual lembra o senado de "Star Wars". O jogador também poderá ver os troféus dos amigos ao visitar seus apartamentos.

O menu do mundo virtual é acessado numa interface que é uma reprodução do PSP. Por enquanto, o PlayStation Home está em fase de teste com público restrito, mas está programado para abril testes com mais usuários. O lançamento está previsto para entre outubro e dezembro.

A GDC é um evento para desenvolvedores de jogos que acontece este ano em San Francisco. O evento vai até sexta-feira (9), com cobertura ao vivo de UOL Jogos.

Mais
Cobertura UOL da Game Developers Conference