Topo

10 coisas que você deve saber sobre "Arquivo X" antes do retorno da série

Mulder e Scully investigarão casos sem solução no mundo pós-internet e 11 de setembro - Reprodução
Mulder e Scully investigarão casos sem solução no mundo pós-internet e 11 de setembro Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 15h04

Os dois agentes do FBI mais famosos dos anos 1990 voltarão à televisão no final de janeiro, quando a nova temporada de "Arquivo X" estrear no dia 26.

Com apenas seis episódios, a série se passa 10 anos depois das temporadas anteriores e traz Mulder e Scully mais velhos e novamente envolvidos em casos sobrenaturais, teorias da conspiração, abduções e uma nova dose de mistérios nunca solucionados.

Planejado para agradar tanto os fãs veteranos quanto recém-chegados, o retorno de "Arquivo X" conta com a participação dos principais atores e roteiristas do seriado original e terá apenas seis episódios - dois deles escritos por Chris Carter, criador do show.

UOL Jogos preparou uma lista com 10 curiosidades para você entrar no clima do retorno de "Arquivo X". Confira!

VEJA 10 CURIOSIDADES SOBRE "ARQUIVO X"

  • Reprodução

    1. Alienígenas!

    O criador da série, Chris Carter teve a ideia para "Arquivo X" após ler que 3,7 milhões de norte-americanos acreditavam já ter sido abduzidos por alienígenas.

  • Divulgação

    2. Papéis trocados na vida real

    Na série, o agente do FBI Fox Mulder acredita em todas as teorias da conspiração, abduções alienígenas e criaturas sobrenaturais, enquanto a agente Dana Scully é cética e busca respostas científicas para os casos investigados pela dupla. Na vida real, David Duchovny (Mulder) é na verdade o cético e Gillian Anderson (Scully) é quem acredita em tudo.

  • Reprodução

    3. Scully, "O Silêncio dos Inocentes" e "Hannibal"

    Scully é inspirada em Clarice Starling de "O Silêncio dos Inocentes", interpretada por Jodie Foster. Curiosamente, na série de TV "Hannibal", Gillian Anderson faz o papel de Bedelia, psiquiatra e cúmplice do canibal.

  • Reprodução

    4. Jodie Foster

    Jodie Foster participou de "Arquivo X": a atriz dublou a tatuagem falante no episódio "Nunca Mais", da quarta temporada da série.

  • Reprodução

    5. Canceroso

    Willian B. Davis, que interpreta o Canceroso, não fumava a 20 anos quando assumiu o papel. O ator fumou cigarros de verdade nas duas primeiras temporadas de "Arquivo X", mas depois passou a usar cigarros com tabaco herbal, sem nicotina.

  • Reprodução

    6. Breaking Bad

    O primeiro episódio de "Arquivo X" foi escrito por Vince Gilligan (de "Breaking Bad"), como um freelance. Com o sucesso da estreia, o roteirista entrou para a equipe de Chris Carter.

  • Reprodução

    7. Deserto no Canadá?

    As 5 primeiras temporadas de "Arquivo X" foram gravadas em Vancouver, no Canadá - mesma locação que será utilizada na nova temporada. As cenas ambientadas no Novo México exigiram mais de 1,600 galões de tinta para "pintar" o cenário com a aparência desértica do local.

  • Reprodução

    8. Departamento de Investigação

    As identificações do FBI de Mulder e Scully dizem que os agentes são do "Departamento de Investigação" e não do "Federal Bureau of Investigation". Nos EUA, fabricar credenciais falsas do FBI é crime, mesmo que seja para um seriado da televisão.

  • Reprodução

    9. Convidados (quase) famosos

    Os comediantes Jack Black e Luke Wilson participaram em episódios da terceira e quinta temporadas, respectivamente. Na época, eles não eram tão conhecidos como são hoje.

  • T.C.D / VISUAL Press Agency

    10. A verdade está lá fora? Mesmo?

    Na nova temporada, Mulder e Scully não estão mais no FBI e tudo em que a dupla acreditava será questionado. Ambientado nos dias atuais, "Arquivo X" terá conspirações envolvendo John Snowden, 11 de Setembro e outras questões atuais - mas tudo relacionado à mitologia da série.