Topo

Homem-Aranha: 10 coisas que aprendemos sobre "Marvel Spider-Man" na E3

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em Los Angeles

16/06/2017 04h00

O game do Homem-Aranha foi um dos principais destaques da Sony na E3 2017. Com uma boa demonstração de 'gameplay' e visual incrível, "Marvel Spider-Man" roubou a cena em uma noite que teve também medalhões como "God of War" e "Uncharted".

O game sai em 2018, exclusivamente para PlayStation 4. UOL Jogos conversou com o roteirista líder da Insomniac Games, Jon Paquette (de "Medal of Honor", "Resistance 3" e "Sunset Overdrive"), para saber mais sobre "Spider-Man". Confira as novidades!

  • Divulgação

    Nas ruas e telhados de Nova York

    O game do Homem-Aranha vai se passar em uma recriação detalhada de Manhattan, a porção central de Nova York. Será um game de mundo aberto e você vai poder saltar pelas ruas de uma ponta até a outra da ilha. Para recriar a cidade, a produtora Insomniac usou imagens do Google Maps e "o trabalho duro dos seus artistas". A cidade foi dividida em distritos, mas muitas ruas foram recriadas em detalhes para passar a sensação certa, contou o roteirista.

    Será possível entrar e sair dos prédios a qualquer momento, como na cena do helicóptero vista na demonstração da E3. Você pode ir para cima e para baixo, explorando a cidade toda. Por enquanto, a produtora não sabe a duração do game, mas diz que é um jogo grande, com muito para explorar e uma grande história.

  • Reprodução

    Amigão da vizinhança

    No game, você não poderá matar ninguém e há mecanismos que impedem que o Homem-Aranha deixe algum bandido morrer caindo de um prédio, por exemplo. Não se trata de ser um jogo "para crianças", explicou o roteirista, mas sim de representar o herói da forma que os fãs conhecem, o "amigão da vizinhança". "Ele tem um senso de responsabilidade muito forte e não vai deixar ninguém morrer". E a cidade não é deserta. "Queremos passar a sensação de que você é um herói em Nova York. Há momentos em que você deve salvar os civis no meio das batalhas".

  • Reprodução

    Quem mais aparece no game?

    Outros rostos conhecidos da Marvel aparecem no game, como Wilson Fisk (o Rei do Crime) e o vilão Sr. Negativo, ambos vistos no trailer, que também mostrou, para a surpresa dos fãs, Miles Morales, o Homem-Aranha do universo Ultimate. Segundo Paquette, há várias histórias paralelas no jogo, mas a aventura principal é uma grande história do Aranha. Não será possível controlar Miles Morales, mas ele e Peter Parker coexistem no mundo do jogo. "É um universo novo, onde os dois existem no mesmo lugar e sem nenhuma bagunça interdimensional envolvida".

    Perguntado sobre personagens como a Gwen-Aranha, o escritor desconversou. "Não podemos falar disso ainda, mas nós gostamos muito deles e acaba sendo ruim, porque temos que escolher quem vai entrar no jogo e quem vai ficar de fora".

  • Divulgação

    Parceria entre Marvel, Sony e Insomniac

    "Spider-Man" é uma parceria entre a Sony, a Marvel e a Insomniac. A Casa das Ideias de Stan Lee está bastante envolvida na produção e pessoas da editora visitam o estúdio com frequência, para acompanhar o desenvolvimento e jogar o game. Paquette conta que, criativamente, trabalhar com uma franquia licenciada é diferente de criar algo novo, como "Sunset Overdrive" (de quem foi roteirista).

    "Aqui, já sabemos quem é o personagem, mas há o desafio de se educar sobre ele", explicou. "Não podemos ser influenciados por uma versão do herói, uma HQ ou filme em particular. Queremos que seja um jogo com a sensação do Aranha que conhecemos, mas que seja algo novo e criativo".

  • Divulgação

    Nada de realidade virtual (ainda bem)!

    "Spider-Man" é exclusivo para PlayStation 4, mas se você espera algum modo de jogo que use os óculos PS VR, pode ir tirando o cavalinho da chuva. "Não pensamos em incluir nada em realidade virtual, temos medo de que os jogadores vomitem! Não seria legal!", explicou o roteirista. "Acho que saltar pela cidade, balançando na teia de um lado para o outro vai deixar as pessoas enjoadas".

  • Divulgação

    Novo uniforme

    O uniforme do Aranha no game é bem diferente e faz parte da história de "Spider-Man", mas teremos que esperar pelo jogo final para saber como foi que Peter Parker arrumou esse traje. O que sabemos é que dar um visual inédito para o herói era parte dos planos da Insomniac desde a primeira conversa com a Marvel. "Queríamos criar algo novo para o Aranha e isso inclui o uniforme", contou Paquette. "Não é algo dos quadrinhos nem tem relação com o novo filme, 'De Volta ao Lar', é o traje do jogo de PS4".

  • Divulgação

    Combate acrobático

    As lutas do game são cheias de tomadas cinematográficas, mas a experiência central está na movimentação acrobática enquanto o Aranha balança de um prédio para o outro e nos golpes e bloqueios cheios de piruetas durante as lutas contra os mal-feitores. As cenas de corte ficarão para os momentos de maior impacto na história.

  • Divulgação

    Influências das HQs e dos filmes

    A HQ do Homem-Aranha favorita do escritor do jogo é "A Última Caçada de Kraven". Bom gosto, hein? Ele também é fã dos filmes do diretor Sam Raimi, onde o ator Tobey Maguire fazia o papel do cabeça de teia. Para a Insomniac, uma das coisas mais legais sobre o Homem-Aranha é justamente a diversidade de boas histórias que existem com o personagem. "Cada um no estúdio tem a sua favorita", contou.

  • Divulgação

    Influências de outros games

    É difícil ver o trailer de "Spider-Man" e não pensar nos últimos games do Batman. A influência da trilogia "Arkham" está lá, assim como de outros games do Homem-Aranha. "Nós jogamos muitos games, sempre que vemos algo legal, discutimos como colocar isso no jogo", explicou Paquette. "Eu gosto muito dos jogos do Batman". Outro elemento que veio de outros games é o sistema de evolução, mas por enquanto, a Insomniac não pode mostrar como vai funcionar.

  • Divulgação

    Legado de "Sunset Overdrive"

    Antes de "Spider-Man", a Insomniac trabalhou em "Sunset Overdrive", jogo de ação em mundo aberto para Xbox One. "O game nos ensinou como fazer um mundo aberto grande e como colocar um jogo enorme e divertido nesse mundo", disse Paquette. "Aprendemos muito sobre movimentação transversal com 'Sunset', mesmo que de uma forma diferente da que adotamos neste jogo. 'Sunset' foi um ótimo aquecimento para a produção de 'Spider-Man'".