Topo

Os 5 momentos mais 'vergonha alheia' da Sony

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 18h50

Quem assistiu à apresentação da Sony na E3 2015 sabe que a empresa sabe muito bem como impressionar os espectadores. Mas houve um tempo em que a gigante japonesa já deu umas boas derrapadas.

Mesmo com os sucessos incontestáveis de seus dois primeiros consoles, a Sony já deu passos mais largos que a perna em mais de uma ocasião. UOL Jogos está aqui para lembrar desses momentos - afinal, com eles em mente, é mais provável que os erros do passado não se repitam.

Não perca a chance de conferir também nossas listas com os piores momentos ao estilo 'vergonha alheia' da Nintendo e da Microsoft!

  • Marketing surrealista

    A campanha de marketing de lançamento do PlayStation 3 é um ótimo sinal de quão desconectada com seus fãs a Sony da época estava. Alguém me explica esse comercial do bebê, por favor. Curiosamente, essa não foi a maior derrapada do setor de propagandas da empresa japonesa: na Europa, o lançamento do PSP branco foi marcado por uma campanha que utilizava imagens muito criticadas por fazerem alusão ao racismo. Em um dos outdoors da época, uma modelo branca agarrava uma negra pelo pescoço.

  • Reprodução

    ApocalyPS3

    Em 1º de março de 2010, usuários do modelo 'tijolo' do PlayStation 3 passaram a sofrer repentinamente com uma série de problemas de conectividade e de leitura de games. Alguns dos usuários afetados repararam que seus consoles marcavam a data como sendo 31 de dezembro de 1999. O que aconteceu, afinal? O console pensava (incorretamente) que 2010 era um ano bissexto, e isso fez com que ele parasse de funcionar corretamente. Que bug mais bobo!

  • Divulgação/Sony Computer Entertainment

    PSP Go

    Pobre PSP Go. Como um smartphone, o aparelho não permitia que usuários comprassem games em mídia física: apenas o formato digital era suportado. "Crisis Core: Final Fantasy VII" e "Kingdom Hearts: Birth by Sleep" não rodavam no sistema, entre muitos outros ótimos games do PSP original. Lançado no momento errado, ele teve uma morte horrível: sua produção levou menos de um ano para ser encerrada.

  • Reprodução

    Quinhentos e noventa e nove dólares americanos

    O preço de lançamento absurdo do modelo mais desejado do PlayStation 3 assustou a todos durante a E3 2006. A Sony queria US$ 600 por um console lutava contra o já estabalecido Xbox 360, de US$ 400, e o incrivelmente inovador Wii, de US$ 250. O tropeço da empresa custou caro, e ela precisou mudar praticamente tudo no console para que, apenas anos mais tarde, ele se transformasse em uma plataforma competitiva.

  • Montagem/UOL

    A morte da PlayStation Network

    A PlayStation Network caiu no dia 20 de março de 2011, e só voltou várias semanas depois. Uma falha de segurança descrita por investigadores como "grotesca" permitiu que hackers invadissem os servidores da rede da Sony e tivessem acesso a informações de cerca de 77 milhões de usuários, neste que é considerado um dos maiores vazamentos de dados de todos os tempos. Games como "Portal 2", lançados na época, sofreram muito em vendas pela falta de modo online no PS3. A Sony deu games de graça como pedido de desculpa, mas o episódio ficou marcado na história.