Topo

"Warcraft" lidera geração de filmes de games promissores em 2016

"Warcraft", "Assassin"s Creed" e "Sly Cooper": filmes de games para todos os gostos prometem invadir os cinemas em 2016 - Divulgação
"Warcraft", "Assassin's Creed" e "Sly Cooper": filmes de games para todos os gostos prometem invadir os cinemas em 2016 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/12/2015 16h11

Filmes baseados em jogos não são nenhuma novidade: a adaptação de jogos para o cinema já viveu altos e baixos, desde os tempos do lastimável "Super Mario Bros." até o sucesso de "Tomb Raider" e da franquia "Resident Evil".

Nos últimos anos, porém, Hollywood tem se interessado pelas super produções do mundo dos games. De olho nos milhões de fãs que os jogos eletrônicos possuem e em busca da próxima onda agora que os filmes de super-heróis dos quadrinhos estão bem estabelecidos, os estúdios de cinema têm licenciado várias franquias dos games.

A lista de jogos licenciados para o cinema vai desde escolhas fáceis como "Call of Duty", "The Last of Us" e "Mass Effect" até franquias das mais inusitadas: Quem imaginaria um filme baseado em "Tetris"?

O resultado desse investimento Hollywoodiano nos games começará a ser visto no próximo ano, quando estreiam grandes produções como "Warcraft" e "Assassin's Creed". UOL Jogos preparou uma lista dos filmes de games mais promissores de 2016. Confira!

VEJA 12 FILMES PROMISSORES BASEADOS EM GAMES

  • Divulgação

    1. Ratchet & Clank

    Estrelada por dois heróis improváveis mas muito carismáticos (um alienígena orelhudo e um robozinho), "Ratchet & Clank" é uma franquia com 12 anos de idade e vários jogos bacanas para consoles PlayStation. Com visual cartunesco ao estilo Pixar e um senso de humor suave, o longa-metragem de animação acompanhará os primeiros passos da dupla na luta para salvar a galáxia do maligno executivo Chairman Drek. "Ratchet & Clank" está previsto para chegar ao cinema em 29 de abril.

  • Divulgação

    2. Angry Birds

    Adaptação de uma das franquias de games mais populares da atualidade, "Angry Birds" levará a guerra entre os pássaros e os porcos esverdeados para a tela do cinema no dia 20 de maio do ano que vem. O filme será um longa-metragem de animação que promete abusar dos efeitos tridimensionais.

  • Divulgação

    3. Warcraft

    Provavelmente uma das mais caprichadas adaptações de jogos para o cinema, "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos", é uma produção conjunta da Universal Pictures, da Legendary e da Blizzard Entertainment. A direção é de Duncan Jones (filho do cantor David Bowie e jogador de "WoW") e o filme conta a história do primeiro jogo da série, "Orcs & Humans", mostrando as origens das facções Aliança e Horda. O longa promete dar espaço igual na tela para os heróis humanos e orcs. "Warcraft" está previsto para chegar ao cinema em 10 de junho.

  • Divulgação

    4. Resident Evil: The Final Chapter

    Os filmes de "Resident Evil" dividem a opinião dos fãs, mas a verdade é que dão muito dinheiro. Já foram lançados cinco filmes da série de ação e zumbis da Capcom e o sexto, "The Final Chapter", promete encerrar a aventura de Alice em um verdadeiro mundo apocalíptico - só assim Milla Jovovich e o diretor Paul W.S. Anderson poderão seguir em frente para novos projetos - e quem sabe abrir caminho para um 'reboot' da saga nos cinemas? A estreia de "Resident Evil: The Final Chapter" está marcada para 2 de setembro.

  • Divulgação

    5. Assassin's Creed

    Produzido em parceria da Ubisoft com os estúdios New Regency e Fox, "Assassin's Creed" foi anunciado em 2012, mas em abril de 2014 foi revelado que o filme teria o roteiro reescrito. Estrelado e produzido por Michael Fassbender, o filme segue uma linha similar a dos primeiros jogos, mas com uma trama inédita: Fassbender será Callum Lynch, um descendente do assassino que viveu na Espanha no século XV. Ao longo do filme, ele vai aprender as técnicas dos assassinos e os segredos do grupo através de suas memórias genéticas. "Assassin's Creed" estreia em 21 de dezembro de 2016.

  • Divulgação

    6. Sly Cooper

    Com estreia prevista para 2016, o longa-metragem de animação "Sly Cooper" é baseado na série de ação e plataforma dos consoles PlayStation. Sly é um ladrão guaxinim e enquanto os jogos são mais cartunescos, o filme terá um visual mais realista feito em computação gráfica. Baseada no primeiro game de "Sly Cooper", "Thievius Raccoonus", a animação chegará aos cinemas em 2016.

  • Divulgação

    7. Tomb Raider

    A franquia "Tomb Raider" foi responsável por reviver os filmes de games depois do fiasco de "Super Mario Bros." em 1983. Agora a franquia seguirá o caminho dos jogos e passará por um 'reboot' na telona. O próximo filme será dirigido pelo norueguês Roar Uthaug e já se sabe que Lara Croft será mais nova e portanto, não será interpretada por Angelina Jolie, que incorporou a personagem em "Lara Croft: Tomb Raider" (2001) e "Tomb Raider: A Origem da Vida" (2003). O próximo filme de "Tomb Raider" ainda não tem data de estreia anunciada.

  • Divulgação

    8. Minecraft

    A Mojang e a Warner Bros. trabalham em um longa de animação baseado em "Minecraft". Anunciado em fevereiro pelo próprio Notch (criador do game que é um fenômeno com os jogadores mais jovens), o filme conta com a colaboração do produtor Roy Lee, responsável pelo sucesso "Uma Aventura Lego" - o que dá uma boa idéia do que os fãs de "Minecraft" podem esperar do longa-metragem, quando ele chegar ao cinema.

  • Divulgação

    9. Five Nights at Freddy's

    Sucesso nos games e muito popular na internet, "Five Nights at Freddy's" será adaptado para o cinema. O filme está sendo produzido pela Vertigo Entertainment (de "O Chamado" e "O Grito") e a KatzSmith Productions, empresa de Seth Grahame-Smith, auotr de "Orgulho e Preconceito e Zumbis" e roteirista de "Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros". Um livro baseado no game será lançado até o final de 2015 e deve servir como base para o roteiro do longa-metragem, que ainda não tem data certa para chegar ao cinema.

  • Divulgação

    10. The Last of Us

    Um dos jogos mais aclamados dos últimos anos, "The Last of Us" promete fazer bonito no cinema e agradar aos fãs do game - um equilíbrio mais delicado do que se pode imaginar num primeiro momento. Produzido por Sam Raimi e escrito por Neil Druckmann (que também é roteirista do jogo), o filme promete ser bastante fiel à relação entre os protagonistas Joel e Ellie. Ao que tudo indica, a mocinha de "The Last of Us" será interpretada por Maise Willians, a Arya Stark de "Game of Thrones". Ainda não há data certa para a estreia de "The Last of Us".

  • Divulgação

    11. Uncharted

    Assim como "The Last of Us", "Uncharted" é um filme baseado num jogo da Naughty Dog. A Sony ainda não definiu quem viverá o herói Nathan Drake nos cinemas. Nomes como Mark Walhberg ("Ted"), Chris Hemsworth ("Thor"), Channing Tatum ("Magic Mike") e Oscar Isaac ("Inside Llewyn Davies") foram cogitados. Chris Pratt, de "Guardiões da Galáxia" e "Jurassic World", recusou o papel. Se sabe também que parte da aventura acontecerá no Brasil. Previsto originalmente para junho do ano que vem, a produção passou por vários problemas nos últimos anos e o lançamento do longa-metragem foi adiado para junho de 2017.

  • Divulgação

    12. Tetris

    Após um filme baseado em "Batalha Naval" chegar ao cinema, o que impediria Hollywood de adaptar "Tetris" para a tela grande? Anunciado em setembro de 2014, o filme inspirado no clássico jogo de quebra-cabeças soviético será um "épico da ficção-científica", declarou Larry Kasanov, da Tetris Company. Sem maiores detalhes revelados, o longa-metragem está aos cuidados da produtora Treshhold, que trabalhou anteriormente nas adaptações de "Mortal Kombat" para o cinema.