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DOMINÓ ONLINE

O jogo DOMINÓ é parte integrante do pacote UOL Gametrack.

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O Jogo de Dominó é parte da coletânea de jogos clássicos de tabuleiro com Xadrez e Damas. Entre nesse desafio que requer muita inteligência e estratégia.

Clique nas imagens para ampliar:

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Introdução

O jogo de dominó de duplas do Gametrack é um jogo para 4 participantes, formando 2 duplas.

Cada jogador senta-se alternadamente lado a lado na mesa de jogo de tal forma a ficar de frente a seu par, com os 2 jogadores da dupla rival, um a sua esquerda e outro a sua direita.

Cada um dos quatro jogadores recebe 7 peças, que mantém escondida dos olhos dos adversários.

Inicia o jogo quem tiver o duplo-6 (peça com o numero 6 nas suas duas metades), também conhecida como "carroça".

A partir de quem iniciou, cada jogador, em ordem horária, colocará uma peça que se encaixe em uma das "pontas" da cadeia que vai se formando com as peças que vão sendo colocadas.

Se alguém não tiver peça a colocar, "passa" sua vez ao jogador seguinte.

Vence a rodada quem se livrar de todas as suas peças na mão.

No caso do jogo ficar "travado", isto é, não houver possibilidade de ninguém colocar peças, contam-se os pontos nas mãos de cada jogador. Vence então aquele que tiver o menor número de pontos na mão.

O vencedor da rodada ganha uma determinada quantidade de pontos de acordo com a regra utilizada, seja por tipo de batida final ou por soma das peças da dupla rival.

Por ser um jogo de duplas, deve-se somar os pontos que cada membro da dupla fez. A partida vai até um limite de pontos estabelecido na montagem da sala. Vence o jogo a dupla que primeiro chegar a este limite.

Regras de Pontuação:

Quando se joga por forma de batida final, usa-se o seguinte critério de pontuação:

Batida Simples:
1 ponto
Bater com a peça que contenha um número em qualquer uma das extremidades.

Batida Carroção:
2 pontos
Bater o jogo com uma Carroça (peça com o mesmo número nas duas metades).

Batida Lá e Lô:
3 pontos
Bater o jogo com uma peça que contenha os mesmos números das extremidades das peças da mesa.

Batida Cruzada:
4 pontos
Bater o jogo com uma Carroça que contenha os mesmos números das extremidades das peças da mesa.

Regras de desempate em mesa travada:

Se a mesa ficar trancada, a vitória será dada à dupla que tiver a menor soma de pontos nas mãos dos dois jogadores.

Se mesmo assim empatar, a dupla do jogador que trancou a mesa perde.

Essa vitória vale um ponto, ou dois se a mão estava com valor dobrado por 4 carroças da mão anterior. Se for ganho por contagem de pontos, ganha-se o normal.

Comentários:

Na primeira rodada, quem começa pegando as peças é escolhido aleatoriamente e automaticamente entre os 4 participantes. Não há vantagem alguma em ser o primeiro ou o último a escolher as peças, dado que a chance de se pegar o 6:6 na sorte é estatisticamente a mesma.

O último a pegar suas peças, ao clicar em qualquer uma delas, todas as demais são pegas automaticamente afinal não há o que se escolher.

Sempre que uma rodada começa por quem tem o 6:6, esta peça é jogada automaticamente, sem intervenção do jogador. Isto acontece nas rodadas de jogo com opção de regra de sempre iniciar pelo 6:6 ou na primeira rodada de qualquer opção.

Ao se clicar em uma peça que cabe em qualquer uma das duas pontas, as peças das pontas da mesa ficam habilitadas para se clicar. O jogador então deve clicar numa das duas para escolher o lado em que sua peça vai encaixar.

Ao fim da mão, o resultado da partida é exibido por 8 segundos e então se inicia a próxima mão. Se houver apresentação das peças das mãos dos jogadores, o tempo também é de 8 segundos para cada um ver. Depois se inicia a próxima mão automaticamente, sem intervenção de nenhum dos jogadores.

A carroça sempre é posta na mesa virada perpendicularmente à direção que a fileira segue, mesmo nas curvas onde a fileira sobe ou desce.

Caso algum jogador inicie com 4 carroças na mão, a rodada é invalidada e inicia-se a uma nova partida que valerá o dobro de pontos.

Caso o jogador pegue 5 carroças na mão, sua dupla ganhará 01 ponto (25 pontos se for contagem de pontos por peças).

Caso o jogador pegue 6 ou 7 carroças, sua dupla vencerá o jogo de imediato (fato este muito raro).

O botão de "Passar a vez" só aparece se o jogador não tiver nenhuma peça que possa jogar na mesa na sua vez.

No começo de cada rodada, o botão "Pegar Agora" pega as primeiras peças da mesa que faltam para completar 7 peças na mão do jogador.

Use os ícones de carinhas (emoticons) para passar sinais e dicas sobre sua mão para seu parceiro. Mas atenção, a dupla rival também vê os sinais!

A setinha indica qual é o jogador da vez.

A área de mensagens de jogo (logo abaixo do nome do jogador) pode ficar com 3 cores diferentes: amarela é para avisos normais de jogo, vermelho indica mensagem de erro (exemplo: jogar uma peça inválida) e verde indica resultado de fim de rodada com ganho de pontos.

O placar estático no canto inferior direito indica quantos pontos cada um dos jogadores já fez até o momento e o somatório por dupla. Na estrelinha é indicado o limite de pontos para se vencer o jogo.

Quando a opção de jogo "Aceita fechar sempre" está desligada, um jogador só pode jogar uma peça que trave a mesa se ele não tiver nenhuma outra jogada válida em mãos que não trave a mesa também. Ou seja, só pode travar o jogo de forma natural e não de forma deliberada.

Bom divertimento!