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Os aviões bombardeiros dão uma nova dimensão as batalhas, pois, quando aliados aos ataques terrestres, são capazes de derrotar o mais forte dos adversários. Vibre, desenvolvendo estratégias para conquistar territórios e vença os exércitos inimigos em lances eletrizantes que vão contar com todo seu raciocínio!
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O jogo tem início com o jogador seguinte ao que recebeu a última carta de território.
A primeira rodada é dividida em 2 etapas.
1ª ETAPA - cada jogador deve na sua vez:
2ª ETAPA - cada jogador deve na sua vez:
A partir da segunda rodada, cada jogador, na sua vez, cumpre as seguintes etapas:
Obs.: Ataques aéreos com cartas são explicados na seção de "Cartas de Troca" e não obedecem necessariamente à ordem das etapas acima descritas.
A partir da segunda rodada, os jogadores podem ou não atacar algum adversário, tentando conquistar mais territórios. Para isso é necessário que haja ao menos um exército em cada território ocupado.
Esse exército é chamado de exército de ocupação. Para atacar a partir de um território, são necessários ao menos 2 exércitos neste território.
Como atacar:
Exemplo:
3 dados vermelhos para ataque (Califórnia) contra
1 dado amarelo para defesa (Vancouver).
1) Atacante com 4 exércitos e defensor com 3 exércitos
No caso de o atacante possuir 4 exércitos em seu território e o defensor possuir 3, ambos podem jogar com 3 dados, ou seja, tanto o atacante (Congo) quanto o defensor (África do Sul) lutam com três exércitos.
Após a batalha (realizada através do lançamento dos dados),é feita a comparação dos pontos do atacante com os pontos do defensor, para verificar quem perde exércitos. Compara-se o dado com mais pontos do atacante com o de mais pontos do defensor. A vitória será de quem tiver mais pontos. No caso de empate, a vitória será da defesa.
Em seguida, compara-se o segundo dado com mais pontos do atacante com o segundo do defensor: a vitória será decidida como no caso anterior.
Por fim, são comparados os dados com menos pontos, com base no mesmo procedimento.
Supondo-se que o atacante tenha tirado 5,4, e 1 e o defensor, 6, 3 e 1, a comparação será feita da seguinte forma:
Comparação | Ataque | Defesa | Vencedor | Resultado |
Maior | 5 | 6 | defesa | ataque perde 1 exército |
Segundo maior | 4 | 3 | ataque | defesa perde 1 exército |
Menor | 1 | 1 | defesa | ataque perde 1 exército |
Neste caso, o atacante perde 2 exércitos e o defensor perde 1 exército. Assim, tanto o território do atacante, que tinha 4 exércitos, como o do defensor, que tinha 3, ficam com 2 exércitos cada um.
Se houvesse interesse, o atacante poderia fazer um novo ataque usando 1 exército contra 2 da defesa.
Observe que, apesar de o atacante ter ficado com dois exércitos em seu território, só poderia atacar novamente com um, já que o outro é o exército de ocupação, que não pode ser usado para ataques.
Nota: Os exércitos perdidos nas batalhas retornam às caixinhas dos jogadores, podendo ser reutilizados posteriormente.
2) Atacante com 3 exércitos e defensor com 1 exército
Se o ataque tem 3 exércitos e a defesa tem 1, o ataque pode jogar com 2 dados contra 1 da defesa. Supondo-se que os pontos sejam: ataque (3 e 2) e defesa (6), serão comparados o dado com mais pontos do ataque (3) com o de mais pontos da defesa (no caso, o único: 6), rejeitando-se o dado com menos pontos do atacante. A vitória, neste caso, cabe à defesa, e o atacante retira um de seus exércitos.
Obs.: Cada vez que um atacante perde, ele retira de seu território apenas o número de exércitos com que se defendeu de seu adversário. No exemplo acima, a defesa usou apenas um dado. Portanto, o atacante perde apenas um exército.
3) Atacante com 10 exércitos e defensor com 4 exércitos
Neste caso, como já vimos, cada um poderá usar, em cada batalha, o máximo de 3 exércitos. Imagine que os valores sejam:
Comparação | Ataque | Defesa | Vencedor | Resultado |
Maior | 6 | 5 | ataque | defesa perde 1 exército |
Segundo maior | 3 | 4 | defesa | ataque perde 1 exército |
Menor | 1 | 2 | defesa | ataque perde 1 exército |
O resultado será uma vitória do ataque e duas da defesa. Portanto, restam 8 exércitos ao atacante e 3 ao defensor.
Se o atacante quiser, ele pode continuar o ataque, jogando novamente 3 dados contra 3 da defesa. Suponha que os resultados sejam:
Comparação | Ataque | Defesa | Vencedor | Resultado |
Maior | 5 | 4 | ataque | defesa perde 1 exército |
Segundo maior | 3 | 2 | ataque | defesa perde 1 exército |
Menor | 2 | 1 | ataque | defesa perde 1 exército |
O atacante terá 3 vitórias, devendo a defesa retirar seus 3 últimos exércitos do território.
Quantidade de exércitos recebidos no começo de cada turno por possuir a maioria ou totalidade dos territórios de um continente.
(28 com números, 33 representando continentes ou territórios, total: 61)
África do Sul | Alaska | Alemanha Polônia | Aral Omsk | Argelia | Argentina Bolívia | Austrália Nova Guiné |
Borneo Sumatra | Brasil | Califórnia Vancouver | China | Congo Sudão Madagascar | Dudinka Sibéria | Egito |
França Inglaterra | Groenlândia | Índia Vietnã | Islândia Suécia | Japão | Labrador Ottawa Mackenzie | México Cuba |
Mongólia Tchita | Moscou | Nova York | Oriente Médio | Venezuela Colômbia | Vladivostok | |
África | América do Norte | América do Sul | Ásia | Europa | Oceania | |
+ 2 unidades (10 cartas) | + 3 unidades (8 cartas) | + 4 unidades (6 cartas) | + 5 unidades (4 cartas) | carta oculta de adversário | espaço para nova carta |
(20 ao todo)