Topo

ModNation Racers: Road Trip

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

28/03/2012 13h29

Mesmo que “ModNation Racers” não seja um jogo de corrida tão marcante quanto “Mario Kart” existem recursos e ideias bastante originais por trás dele e que lhe concedem bastante personalidade. Um bom exemplo é a forte comunidade online e o apoio do estúdio San Diego da Sony. Só que o modo online, responsável por grande parte da diversão da versão de PlayStation 3, ficou de fora em “Road Trip” – e essa decisão foi realmente triste.

Mas além dessa grande falta, “ModNation Racers: Road Trip” parece ser grande demais para o PS Vita e possui problemas como frame-rate inconstante, loadings demorados e um modo de carreira um tanto quanto frustrante. Se você quer um jogo de corrida diferente para o novo portátil da Sony, “Road Trip” não é o título que você está procurando.

Introdução

 

O jogo de corrida de karts da Sony chega ao PS Vita rezando os versos Jogar, Criar e Compartilhar. Dessa vez com novos cenários, novas ferramentas de criação e muito bonito. O maior destaque vai para a criação de pistas e cenários usando as telas de toque – o que dá mais liberdade na criação de cenários para compartilhar pela internet.

Pontos Positivos

Muito bonito

 

Pode não ser verdade, mas a impressão predominante em “Rodad Trip” é que o jogo é muito bonito e esse foi o foco da equipe de desenvolvimento. Os gráficos não chegam ser tão bem lapidados quanto no PlayStation 3, mas inegavelmente é um game muito bonito e com efeitos visuais que abusam da tela de cinco polegadas do PS Vita.

Criar com a tela de toque

 

Desenhar um traçado, criar elevações e colocar detalhes na pista ou nos carros são tarefas que se adaptaram muito bem à interface de toque do PS Vita e que “Road Trip” soube utilizar com maestria.

É fácil girar, aplicar decalques e qualquer outra função de personalização funcionam com simples gestos. Se você desejar utilizar os controles do portátil não tem problema, pois essa possibilidade também existe, não é tão natural, mas está lá para quem não quer deixar a tela do PS Vita toda marcada.

Pontos Negativos

Loadings muito demorados

 

Um problema que chega incomodar, e muito, são as telas de carregamento. Este é um jogo que definitivamente não precisaria demorar tanto para colocar o jogador em ação. É necessário muita paciência para sair da tela de início e chegar à corrida propriamente dita. Mesmo sem as cenas de corte é difícil ligar o PS Vita para uma partida rápida de “ModNation Racers” por causa dos carregamentos muito demorados.

Modo de carreira insosso

 

As cenas de corte no modo de carreira do PS3 estas eram muito bobocas e chatas. Só que no lugar de criar algo mais divertido e inteligente, os produtores resolveram simplesmente retirar essa parte do game. Essa decisão acabou eliminando a personalidade dos rivais, que agora são apenas outros corredores comuns controlados pelo computador. 

Além de ficar sem uma ‘história’, não existem mais os comentaristas e o que sobrou foi apenas um modo com diversas pistas. E mesmo assim, alguns traçados são tão complexos que acabam se tornando uma confusão maluca com diversos disparos e armas especiais. O pior é que quando isso acontece, a taxa de quadros de animação (frame rate) cai drasticamente e só piora a experiência de jogo.

Sem modo online

 

Convenhamos: um jogo de corrida sem modo online, no PS Vita, não é uma coisa bacana. O modo mais divertido do original ficou simplesmente de fora. Ainda é possível baixar pistas e carros criados por outros usuários, mas isso não é uma coisa essencial para o game. A única forma para jogar contra outros seres humanos é marcar um encontro para disputar partidas via Ad Hoc.

Até mesmo a versão de PSP é mais robusta e permite partidas de até seis jogadores pela internet e isso sim chega ser vergonhoso para o novo portátil da Sony. 

Nota: 4 (Medíocre)