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Axis & Allies

06/12/2004

da Redação
Apesar de ser quase desconhecido no Brasil, "Axis & Allies" é baseado em um jogo de tabuleiro de mesmo nome que é bastante popular no exterior. O game lembra uma versão mais complexa do "War", colocando jogadores no controle de facções dos dois lados da Segunda Guerra Mundial lutando uns contra os outros.

Cadê meus dados?

Apesar de se inspirar no jogo de tabuleiro (até copiando o visual de peças de plástico sobre tabuleiro) na parte baseada em turnos, o game ganha uma nova dimensão na parte da batalhas: o lançar de dados é trocado por batalhas em tempo real, cortesia da tecnologia usada pela TimeGate em "Kohan".

O game oferece uma série de modalidades diferenciadas, tanto em multiplayer como para um jogador. Mas é nessas horas que as múltiplas faces de "Axis & Allies" começam a entrar em conflito - a parte de tabuleiro perdeu parte de sua (grande) complexidade e não complementa bem a ação rápida da parte inspirada em "Kohan".

Se isso não fosse suficiente, a inteligência artificial do game é quase desastrosa. Enquanto algumas pessoas ficam bravas quando um jogo parece trapacear, "Axis & Allies" frustra por ter um dos inimigos mais imbecis já vistos em um game. Enquanto as estratégias nas partes em tempo real são apenas competentes, na parte de tabuleiro é simplesmente medonha: o computador parece não ter preocupação nenhuma em se defender, escolhendo algum objetivo maluco e deixando que qualquer um o elimine.

Oponente à altura

É possível colocar a parte de tabuleiro de lado e ficar jogando apenas a parte de estratégia em tempo real com outros jogadores online, e é aqui que o game consegue prender a atenção. O game se destaca pelo seu sistema de recursos diferenciado: ao invés de coletar um elemento da natureza, jogadores criam uma receita à partir de seu controle do território. Essa mudança permite uma dinâmica maior nas partidas, além de permitir que infantarias danificadas em combate possam ser recuperadas quando estão em território aliado.

"Axis & Allies" faz um bom trabalho no departamento técnico, oferecendo uma boa representação visual dos diferentes ambientes e máquinas de guerra envolvidos no grande confronto. Alguns eventos especiais, como ataques kamikaze, ajudam a dar maior variedade à apresentação. Em linhas gerais, o game não se esforça em criar muitos efeitos especiais, mas consegue recriar o calor da batalha.

CONSIDERAÇÕES

O conceito de "Axis & Allies" é interessante, mas a união dos dois aspectos quase contrários parece ter sido feita sem muito cuidado. Isso acabou comprometendo até algumas das qualidades de ambos. Existem jogos melhores que conseguem encontrar esse equilíbrio de maneira muito mais elegante, como é o caso dos três games da série "Total War".

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    Axis & Allies (Pc)

    33 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: TimeGate Studios
    Lançamento: 02/11/2004
    Distribuidora: Atari
    Suporte: 1-8 jogadores, multiplayer via LAN e Internet
    Configuração mínima: Pentium III 1,5GHz; 256MB de RAM; CD 8X; Placa 3D com 64MB de RAM, 1,4GB de HD
    RegularAvaliação:
    Regular

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