Topo

Back to the Future Episode 3: Citizen Brown

RODRIGO GUERRA

21/04/2011 00h00

 

Continuando a saga dos jogos baseados na série de filmes "De Volta Para o Futuro", a Telltale continua pisando no freio para não chegar a 88 milhas por hora e acelerar demais essa nova visita a Hill Valley. Depois do bom início no primeiro episódio e uma derrapada no segundo, o terceiro capítulo também desaponta. Diferente de "Get Tannen" no qual os puzzles eram óbvios, neste capítulo vemos mais uma vez que a aventura de Marty McFly tem muito que amadurecer. 
 
O resumo da aventura até agora mostra que McFly voltou no tempo para salvar o cientista maluco Dr. Emmet Brown, que foi preso por estar no lugar errado na hora errada. Porém, ao salvá-lo, Marty acaba alterando a linha do tempo - o que ele acaba fazendo também no segundo episódio.
 
"Citizen Brown" começa com o DeLorean batido em uma placa de Hill Valley de 1986. Mas uma coisa sinistra aconteceu: o futuro foi alterado. Nesta realidade alternativa, Dr. Brown é um ditador que controla a vida de todos os moradores da cidade. Ao lado de sua esposa, Edna Strickland, o ex-cientista tem regra para tudo: das roupas que as pessoas podem usar, até proibir demonstrações de carinho em local público.  
 
É como uma visão catastrófica de um presente controlado pela mão-de-ferro do doutor onde tudo o que é divertido é proibido e pode gerar 'deméritos'. Agora com a cidade em estado de sítio, Marty tem que fazer de tudo para convencer Brown a ajudá-lo a consertar o DeLorean e voltar para o passado para corrigir a linha temporal. 
 
"Citizen Brown" mostra uma realidade alternativa e maluca
 
Isso mostra que, assim como nos filmes, Marty só atrapalha quando volta para o passado para arrumar os problemas do presente. Porém o maior problema desse episódio continua sendo o "vai-e-vem" irritante - que claramente foi colocado para dar uma esticada artificial na duração da aventura. Por outro lado a os diálogos continuam bem-humorados e com momentos divertidos para os fãs. Ver a cidade totalmente alterada e as pessoas com medo do velho doutor é hilário.
 
Mas o que mais incomoda são os puzzles que se tornaram muito fáceis de serem decifrados. As dicas são dadas em diálogos e cenas animadas, mas elas são tão descaradas que quase gritam para o jogador o que deve ser feito para passar do enigma. Os controles continuam sendo a pedra no sapato da Telltale, mas dessa vez esse problema parece que foi minimizado, pois os cenários são quase bidimensionais, não dando muito espaço para que o jogador se perca com as setas do teclado ou do direcional do controle.
 
O final do episódio é marcado por duas sensações distintas: enquanto o game não mostra um grande avanço na história - o que dá a impressão de que nada de importante foi feito -, a última cena volta deixar o jogador intrigado com o que vai acontecer no próximo episódio.
 
Conclusão
 
"Back to the Future: The Game - Episode 3: Citizen Brown" acertou em criar cenários quase bidimensionais, minimizando os problemas com os controles esquizofrênicos que mancharam a reputação de "Get Tannen", entretanto este capítulo foi preenchido com muita repetição, claramente colocada para o jogador ter a falsa sensação de que este capítulo está durando mais do que os outros. Os puzzles continuam sendo bem previsíveis, mas pelo menos deixam um sorriso no rosto. No geral este capítulo mostra que existe ainda existe chance da aventura conseguir entrar nos trilhos nos próximos capítulos.

Nota: 6 (Razoável)