UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Battlefield: 1942

14/10/2002

da Redação
A indústria de jogos online está em pleno desenvolvimento. Com o sucesso de títulos como "Ultima Online", "WarCraft III" e "Counter-Strike" (a lista continua e é bem grande), muitas empresas estão investindo em adaptar novos gêneros para fazer uso da Internet. "Battlefield 1942", porém, não é um jogo de tiro multiplayer no mesmo sentido que "Return to Castle Wolfenstein" ou "Medal of Honor". Apesar de trazerem temas semelhantes, o novo jogo da Digital Illusions vai além da simples missão de matar o oponente.

Bem-vindo ao Front

Ao contrário dos demais jogos de tiro convencionais, toda a estrutura de "Battlefield 1942" é pensada em função do multiplayer. Os mapas são grandes ambientes reais onde batalhas épicas foram travadas, marcadas por bases e pontos estratégicos que devem ser protegidos. Para tal, jogadores podem escolher classes com habilidades especiais (batedores, médicos, engenheiros), assim como operar dezenas de veículos terrestres, aquáticos e aéreos.

O jogo traz modalidades para um jogador, multiplayer e diferentes tipos de missão, mas a parte mais interessante é, de longe, Conquest, jogado online. Ao selecionar essa opção, jogadores participam de uma de duas facções opostas (alemães, ingleses, americanos e russos) que devem dominar determinados pontos estratégicos. Cada um deles começa com um determinado número de tickets e bases pré-definidas. Os tickets são usados para que o jogador morto possa comprar um novo soldado - ou seja, quando mais alguém morre, mais o outro time se aproxima da vitória. Além disso, quando certas bases são dominadas por um lado, a outra facção começa a perder tickets em intervalos fixos de tempo.

Como qualquer personagem pode ser morto com um ou dois tiros, e cada morte traz um peso para a equipe, a maneira de se encarar o jogo é peculiar: um misto de estratégia, trabalho em equipe e paciência deve ser usada com cuidado. Quando você encontrar colegas que saibam utilizar essas qualidades na Internet, "Battelfield 1942" é uma das mais emocionantes possibilidades para um jogador que curte simulações de guerra. Infelizmente, nem todos os servidores traz boas conexões, ou o que é mais comum, jogadores realmente dispostos a levar a experiência à sério - ser morto por um brincalhão do seu próprio time não é tão incomum quanto se imagina.

A guerra perfeita

Mas uma vez no servidor certo, "Battlefield 1942" oferece algo que nenhum jogo de tiro, single ou multiplayer, pode oferecer: participar de uma batalha em grande escala. A sensação de ser apenas um pequeno peão só é percebida quando você está se concentrando em levar munição antitanque para impedir a chegada de um Panzer alemão, só para descobrir que foi morto pelo fogo de um avião rasteiro que atacava pelo lado oposto. Esse jogo não está programado para criar um ambiente de filme, onde tudo é planejado - pelo contrário, surpresas de todo tipo podem acontecer, e é possível empregar diversas táticas diferentes, limitadas apenas pela imaginação e coordenação do time.

Aos que estão pensando na possibilidade de ficar apenas usando a opção single-player do jogo, fica um aviso: a campanha para um jogador é apenas uma espécie de aperitivo ou extra. Além de trazer bots medíocres e não reproduzir nem parte da emoção de se jogar online, o peso de processar a inteligência artificial de dezenas de soldados virtuais foi capaz de deixar até um Athlon XP 2100+ com uma GeForce 3 Ti rodando lentamente (sendo que online o mesmo micro rodava suavemente).

Simples, porém funcional

A execução técnica do jogo pode não se comparar diretamente com grandes títulos do mercado no setor gráfico, sonoro ou no código de rede, mas executa com competência todos eles. Claro, os visuais não são tão elaborados quando os de "Quake 3", a trilha sonora não é do mesmo calibre de "Medal of Honor" e o código de rede não parece ser tão caprichado quanto o de "Unreal Tournament 2003", mas nenhum deles causará problemas - e todos eles tem seus momentos impressionantes, mesmo que raros. Seu papel funcional está mais do que garantido.

Um destaque fica para o sistema de controle, que apesar de ser bastante simples, é extremamente funcional. Todos os personagens e veículos podem ser operados com um mesmo conjunto de comandos pequeno e bastante simples, criando um resultado acessível.

Os espólios do combate

CONSIDERAÇÕES

"Battlefield 1942" inicialmente pode não parecer um jogo para qualquer um. Mas quando você conseguir reproduzir o ambiente certo com as pessoas certas, seja via Internet ou em uma LAN House, poderá viver com muita emoção todos os horrores da guerra.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Battlefield: 1942 (Pc)

    18 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Digital Illusions
    Lançamento: 10/09/2002
    Distribuidora: EA Games
    Suporte: ND
    Configuração mínima: PIII 500MHz,128MB de RAM, CD-ROM 4X, Placa 3D com 32MB de RAM
    Outras plataformas: XB
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host