UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Commandos 3: Destination Berlin

22/01/2004

da Redação
"Commandos 3" é o mais novo episódio da popular série de simuladores de guerra que mistura iguais doses de estratégia, ação e furtividade com uma dificuldade muito maior do que a média dos games atuais. Fãs dos episódios antigos certamente reconhecerão as marcas registradas da série (assim como algumas novidades), mas agora com um visual ainda mais bonito.

O jogo é dividido em três campanhas principais, que se desenrolam em 10 missões. Pela primeira vez a empresa decidiu colocar um tutorial explicativo para ajudar o jogador a compreender o sistema diferenciado de controle e táticas da série. Vale notar que mesmo no tutorial é fácil morrer algumas vezes, além de não ser um dos mais claros do mundo - isso é apenas uma palhinha da dificuldade que vai fazer você ranger os dentes até o final do game.

Um por todos...

Jogadores terão à sua disposição um conjunto de soldados treinados em diferentes áreas - como combate, espionagem, mergulho e explosivos - tendo de completar diferentes missões em circunstancias bastante realistas. Poucos tiros são capazes de matar um personagem e se isso acontecer, é "Game Over" na mesma hora. Completar uma missão é um misto de muito planejamento, sorte, uma coreografia quase tão complexa quanto balé e muita, mas MUITA paciência. Refazer uma missão dezenas, senão centenas de vezes, é uma necessidade.

Apesar desse provavelmente ser um dos elementos que atraiu a atenção de muitos dos fãs da série, o sistema de salvar jogos não é exatamente um dos mais práticos. Com apenas um espaço para Quicksave e uma interface um tanto enrolada para os saves convencionais, não é incomum ter de refazer uma parte muito difícil já completada com sucesso simplesmente porque você realizou um Quicksave "irrecuperável" (no qual é apenas questão de tempo para um personagem ser morto, não importa o que você faça).

Veja pelo lado ruim

Para seu crédito, a produtora Pyro melhorou consideravelmente os cenários da ação. Além das belas fases ao ar livre (no qual o jogador pode girar a câmera em ângulos de 90 graus), agora foram adicionados ambientes fechados feitos totalmente em 3D. A adição cria alguns dos momentos mais interessantes das campanhas (como uma emocionante missão em um trem), mas ambas invariavelmente apresentam situações frustrantes que colocam o risco sem fora dos olhos do jogador.

Uma das marcas registradas de "Commandos" - a possibilidade de completar as missões usando diferentes estratégias - continua valendo. Mas é uma pena que alguns dos personagens não recebam a mesma atenção. Enquanto o ladrão e o espião têm uma incrível missão de furtividade, o mergulhador aparece apenas uma vez (e mal usa todas as suas habilidades em algumas soluções).

Antes só do que mal acompanhado

Pela primeira vez a série traz uma opção multiplayer - mas às vezes parece que ninguém avisou os produtores do jogo sobre isso. A modalidade é pobremente coberta no manual, e mesmo sua execução é um tanto suspeita. Ao contrário de outros jogos, ela serve mais como uma curiosidade do que um elemento para estender a vida útil do jogo.

CONSIDERAÇÕES

Apesar do conteúdo do game ser relativamente curto, o desafio promete estender a experiência por um tempo razoável. Mas jogadores que se frustram facilmente não devem sequer considerar "Commandos 3" - esse é para quem busca um osso duro de roer.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Commandos 3: Destination Berlin (Pc)

    37 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Pyro Studios
    Lançamento: 14/10/2003
    Distribuidora: Eidos Interactive
    Suporte: 1-8 jogadores, online
    Configuração mínima: PIII 700MHz, 128MB de RAM, CD 4X, Placa 3D com 32MB de RAM, 2GB de HD, DirectX 9
    Outras plataformas: PS3 X360
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host