UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Cryostasis

27/05/2009

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Desespero e tensão em clima gelado
Com a grande publicidade em torno das grandes franquias atuais para múltiplas plataformas, os jogos feitos especialmente para PC parecem ter ficado em segundo plano, especialmente aqueles produzidos por produtores independentes.

É uma pena que, diante desta realidade, um jogo como "Cryostasis: Sleep of Reason" não ganhe a devida atenção, uma vez que apresenta avanços gráficos bastante interessantes e uma das melhores narrativas desenvolvidas nos últimos anos.

Inferno gelado

O trunfo do game é sua envolvente trama, que ocorre em 1981, quando um navio russo quebra-gelo de classe nuclear fica preso ao tomar uma perigosa rota próxima ao polo norte. O jogador, na pele de um meteorologista, passa a investigar o que aconteceu com a tripulação que, contaminada por um vazamento do núcleo de energia da embarcação, formou um motim contra o capitão. Utilizando de flashbacks e trechos de um conto folclórico da região, o jogo vai desenvolvendo aos poucos o mistério que esconde o destino dos tripulantes.

Com muitos toques de suspense e fantasia, "Cryostasis: Sleep of Reason" se beneficia de uma mecânica bastante interessante para tornar o roteiro mais interativo. O herói é capaz de viajar pela mente dos colegas que encontra durante sua exploração e alterar suas ações no passado, modificando o desenrolar os acontecimentos. Em alguns pontos cruciais moram as soluções para dar um final feliz ao que deveria ser uma tragédia.

Tudo isso é apresentado como um jogo de tiro em primeira pessoa, só que com bem menos ação, tiros e explosões do que se pode esperar. Combates contra monstros mutantes e tudo o que mais há de direito estão lá, mas é claro que não se tratam de partes preferidas dos desenvolvedores. A aventura é daquelas que evoluem de maneira lenta e gradual, que fazem questão de construir bem cada personagem e ainda brincar com metáforas e citações. Não é algo que se vê por aí sempre, o que é revigorante para órfãos fãs de aventuras de investigação que adoram investigar cenários e resolver enigmas.

Demo tecnológica

Além de trazer um mistério envolvente, "Cryostasis: Sleep of Reason" também conta com elementos importantes no aspecto técnico. O título é pioneiro em utilizar recursos novos do PhsyX, motor de física desenvolvido pela Nvidia para tentar bater o popular Havok, como no gerenciamento de partículas e geração de efeitos com a água. Realmente tais características impressionam já que, se não fossem por elas, o game não teria grande apelo visual. A apresentação, em configurações mais modestas, não apresenta muito charme e o conceito artístico do projeto não tem vida própria ou grande originalidade.

A física, sim, impressiona. Já no início é possível se maravilhar com os vários flocos de neve caindo e se espalhando pelo cenário e as camadas de gelo que cobrem portas e escadas se partindo em centenas, milhares de lascas e pedacinhos. Outros elementos como a água e fogo também ganham contornos bastante realistas - este último é especialmente importante, já que o herói precisa se aquecer o tempo todo - contribuindo de maneira crucial para a composição de uma atmosfera de desolação e abandono que a história propõe.

O ideal, claro, é apreciar "Cryostasis: Sleep of Reason" com a melhor das configurações para colocar tudo no máximo. Assim, os modelos ficam bastante detalhados e os cenários parecem ainda mais ameaçadores, como desejaram os realizadores. Pena que sua máquina nunca parece conseguir dar o melhor que pode, graças a pequenos bugs do jogo, como alguns problemas de colisão ou travadas que não parecem aproveitar toda a capacidade do processador, e ao próprio sistema PhysX, que aparece muitas vezes pesado - o que felizmente parece estar se resolvendo com as constantes atualizações de drivers.

CONSIDERAÇÕES

"Cryostasis: Sleep of Reason" é uma aventura envolvente para aqueles que não dispensam um bom conto de horror e suspense. Ainda que bastante lenta, a narrativa segura a atenção no jogo, com várias reviravoltas e a capacidade do herói em alterar o destino dos personagens. A apresentação, mesmo com um design pouco inspirado, utiliza o sistema de física da Nvidia com propriedade para montar o clima de forma espetacular, com uma atmosfera de solidão que se espera do frio polar.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Cryostasis: Sleep of Reason (Pc)

    55 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Action Forms
    Lançamento: 24/04/2009
    Distribuidora: Action Forms
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Windows
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host