UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Enemy Territory: Quake Wars

30/10/2007

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
O segundo jogo multiplayer baseado no universo de "Quake" carrega um nome familiar aos jogadores que gostam de trocar tiros online: "Enemy Territory", lançado em 2003, focava as partidas online, tendo como base o cenário de guerra de "Return to Castle Wolfenstein". Embora o tema agora seja outro, a fórmula do original continua intacta.

Em "Enemy Territory: Quake Wars", você deve escolher entre cinco classes diferentes de personagens para participar da batalha, seja ao lado dos humanos ou dos alienígenas Stroggs. Diferentemente de "Quake 3: Arena", cujo objetivo era basicamente matar os outros jogadores, aqui você terá missões para cumprir em conjunto com sua equipe. Como no popular "Battlefield", há uma grande variedade de veículos para pilotar, incluindo naves, tanques e robôs gigantes.

Tropa de elite

A fórmula de "Quake Wars" é simples: enquanto uma equipe defende, a outra ataca. Para vencer uma partida, a equipe atacante deve completar todos os objetivos, que vão desde implantar bombas em reatores de energia até "hackear" um dispositivo do inimigo. Para isso, é necessário que a equipe esteja dividida em diferentes classes de personagens, visto que cada uma possui uma habilidade especial necessária para a realização de determinadas ações.

As classes são basicamente as mesmas para humanos e Stroggs. Soldados e agressores são capazes de utilizar cargas explosivas; engenheiros e construtores podem construir torres defensivas e desarmar bombas implantadas pelos inimigos; médicos e técnicos podem reanimar aliados abatidos durante a batalha e distribuir pontos de energia; unidades de operações de campo e opressores preparam sistemas de artilharia e de mísseis; unidades de operações secretas e espiões são capazes de "hackear" sistemas e eliminar oponentes à longas distâncias.

Com tanta variedade, é necessário que os membros de uma mesma equipe se comuniquem para que as classes estejam equilibradas e os objetivos possam ser realizados, caso contrário, será derrota na certa. Diferentemente de "Team Fortress 2", que também possui um sistema de classes similar, aqui não há muita margem para a criação de táticas, visto que os cenários são focados nos ambientes abertos, que facilitam o uso de veículos de combate.

Aliás, não é só neste ponto que "Quake Wars" se diferencia do título concorrente. A complexidade da interface e a quantidade de informações na tela são muito maiores no jogo da Id, podendo afastar os jogadores menos familiarizados com o estilo do jogo. Por outro lado, entusiastas de "Battlefield" se sentirão em casa.

Forças equilibradas

Além dos veículos, "Quake Wars" também possui um sistema de experiência, que recompensa o jogador com pontos a cada objetivo cumprido e mortes causadas. Estes podem ser trocados por aprimoramentos para seu personagem, armas, veículos e mais. Contudo, tais pontos não são fixos e, ao final de cada partida, o contador é reiniciado, Isso ajuda a balancer o jogo, caso contrário, os jogadores experientes seriam mais privilegiados em relação aos iniciantes.

A incrível variedade de veículos ajuda a tornar a ação ainda mais divertida. Cada facção possui uma série de veículos próprios, sendo alguns equivalentes para ambos, como o tanque de guerra. Há também naves, que permitem ataques aéreos devastadores e robôs gigantes. Estes, contudo, possuem uma movimentação um pouco dura e ficam presos ao cenário com certa facilidade, o que torna sua utilização um pouco frustrante.

As raças possuem características bem distintas e por isso a maneira de jogar é bem diferente para cada uma. Os Stroggs, por exemplo, dividem uma mesma fonte para saúde e munição. Portanto, você pode sacrificar sua energia para recarregar a arma e vice-versa.

São três as modalidades: objetivo, com uma partida simples em um único mapa, campanha, que são partidas longas, divididas em três mapas diferentes (o único modo em que seus pontos se experiência são válidos até o final de todas as rodadas); e cronômetro, no qual as equipes se dividem entre atacantes e defensores e ganha aquela que cumprir os objetivos no menor tempo possível. Somadas ao amplo sistema de missões, variedade de classes e veículos e 12 mapas diferentes, fazem de "Quake Wars" um dos jogos de tiro multiplayer mais divertidos e duradouros já lançados.

Nem tudo é o que parece

Um dos pontos fracos de "Quake Wars" é a parte técnica: embora visualmente não seja um fiasco, está longe de ser um primor. Os cenários são pouco detalhados e o terreno conta com polígonos muito visíveis, que dá aquela cara geométrica aos mapas. Para compensar, os mapas são bem distintos e as texturas variadas, ainda que em muitos momentos apareçam completamente borradas.

Dependendo da sua configuração, a taxa de quadros pode cair bastante em certos ambientes, principalmente em locais com efeitos de fumaça ou outros elementos gráficos. Perto de "Team Fortress 2", que esbanja estilo, "Quake Wars" não possui muita identidade, visto que ele se parece com outros tantos jogos de temática militar.

A parte sonora não agrada muito. As vozes monstruosas dos Stroggs, por exemplo, parecem ter saído de algum desenho animado genérico. Sons de tiros e explosões também não parecem muito definidos em relação a outros jogos do gênero. A música, por sua vez, é nula durante a ação, reservada apenas aos menus.

CONSIDERAÇÕES

A falta de capricho de alguns elementos de "Enemy Territory: Quake Wars", principalmente na parte gráfica e sonora, não interfere no potencial do título. Seus defeitos são compensados pela mecânica robusta e diversificada, que agradará principalmente os entusiastas dos jogos de tiro online. A variedade de classes de personagens, veículos, mapas, além do amplo modo de missões, fará com que cada nova partida seja diferente da anterior, o que faz dele um jogo bastante duradouro. Pode não ter o estilo e nem a simplicidade de "Team Fortress 2", mas é sem dúvida mais varidado e tão divertido quanto o concorrente.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Enemy Territory: Quake Wars (Pc)

    87 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Splash Damage
    Lançamento: 02/10/2007
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1-32 jogadores, multiplayer online
    Configuração mínima: Pentium 4 de 2.8GHz ou equivalente; 512 de RAM; 5GB de HD; Placa de vídeo de 128MB compatível com DirectX 9.0; Windows XP/Vista
    Outras plataformas: PS3 X360
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado
    DOWNLOADS
    Tamanho: 727MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host