Evolve
Em “Evolve”, a Turtle Rock Studios expandiu e inovou as ideias apresentadas em “Left 4 Dead”, criando uma experiência multiplayer rica que recompensa prática, estratégia e - dependendo do lado em que está - trabalho em grupo.
No papel do monstro ou de um dos caçadores que o persegue, o jogador deve aprender as diferentes habilidades e mecânicas de cada classe ou tipo de criatura para não ser aniquilado pelo inimigo, o que requer um nível maior de paciência e dedicação.
As diferentes classes e tipos de monstro devem agradar vários tipos diferentes de jogadores, mas a experiência multiplayer pode ser afetada significativamente por pessoas que não tem costume com este tipo de game e não entendem quais as diferenças de papel entre eles.
Ainda assim, com um bom grupo de companheiros ou adversários, “Evolve” pode ser fonte de algumas das batalhas mais intensas e excitantes de 2015, seja ao emboscar e derrubar uma criatura gigante ou dar o troco em seus caçadores com um bote surpresa.
A experiência online durante o período da análise não mostrou grandes problemas, mas é importante levar em conta que era um ambiente controlado, com poucos jogadores acessando os servidores simultaneamente. Pelos problemas que vários jogos sofreram no último ano, e por "Evolve" ser tão dependente do multiplayer, ainda vale a pena esperar um pouco para ver se tudo está certo com este componente durante a fase de lançamento.
Introdução
Desenvolvido pelo mesmo estúdio responsável pela série “Left 4 Dead”, “Evolve” mostra um grupo de mercenários que é contratado para ajudar com a evacuação da colônia localizada no planeta Shear, que tem sofrido com ataques de misteriosas criaturas capazes de evoluir e se tornar mais poderosas rapidamente ao comer criaturas selvagens.
O jogo divide até cinco jogadores em duas equipes: quatro controlam os humanos, que devem ajudar com o resgate matando monstros, destruindo os ovos destes seres ou resgatando colonos. Já o quinto controla o monstro, que deve achar formas de sobreviver à caça dos perseguidores para conseguir chegar ao último estágio de evolução, sendo capaz de lutar de igual para igual contra os quatro inimigos.
Com a vida humana em Shear na balança, estes dois grupos devem se enfrentar pelas florestas do planeta, até que apenas um deles saia como vencedor.
Pontos Positivos
Multiplayer assimétricoO principal chamativo de “Evolve” é seu sistema de partidas multiplayer assimétrico, com uma das facções do jogo tendo uma vantagem numérica em relação a outra, e cada personagem apresentando uma função própria e habilidades especiais.
Isso poderia criar uma séria desvantagem contra quem controla o monstro, mas a Turtle Rock conseguiu, em sua maior parte, balancear o sistema significativamente, dano oportunidade a cada um dos lados tomar vantagem do conflito, desde que saibam o que estão fazendo. Uma equipe de caçadores pouco entrosada, por exemplo, não dura muito após um ataque da criatura - especialmente sem um médico bem preparado e protegido..
No modo Caçada, por exemplo, o monstro deve, no início, tentar evitar sempre que possível combate contra os humanos. Mas ao conseguir mover-se furtivamente e evoluir o suficiente, os caçadores podem sofrer um bocado para derrubá-lo sem serem completamente destruídos antes.
Já outros modos, como Ninho e Defesa, colocam os humanos em desvantagem, tendo de destruir ovos de monstros (sendo que o quinto jogador pode chocar um deles para criar um aliado) e lutar contra uma horda agressiva dos bichos, respectivamente.
Personagens únicos e variados
O elenco de “Evolve” é rico e capaz de se adaptar às necessidades de diversos tipos de jogadores, desde os extremamente agressivos até quem prefere defender e apoiar o resto da equipe.
No total, há doze caçadores - incluindo, a princípío, mais quatro por DLC - divididos entre Assalto, Armadilheiro, Médico e Suporte. As classes tem uma habilidade especial e um papel a ser cumprido durante as partidas - o Armadilheiro, por exemplo, é responsável por lançar a redoma que encurrala o monstro -, mas o legal é que cada caçador tem um estilo de jogo único.
Na classe de Armadilheiro há Maggie, que tem como principal diferencial Daisy, um animal capaz de rastrear o monstro e reviver aliados caídos, tornando-a uma excelente escolha para Caçada. Em modos em que não é necessário partir para cima da criatura logo de cara, porém, pode ser mais vantajoso escolher Griffin, que pode colocar sensores capazes de detectar sua localização por som, dando tempo para a equipe se preparar para o combate.
O mesmo vale para outros os casos: em Assalto, Markov pode atacar vários bichos ao mesmo tempo com seu fuzil elétrico, enquanto Hyde causa dano constante com seu lança-chamas, tornando-o uma boa escolha para Ninho, por exemplo. A escolha do personagem influencia bastante no modo em que a ação acontece durante o jogo.
O mesmo vale para os três monstros: Golias, Kraken e Espectro. Cada um tem sua determinada utilidade - Golias tem vida e ataques básicos fortes, Kraken é extremamente poderoso mas com pouco escudo, e Espectro tem pouca vida mas é capaz de emboscar os caçadores facilmente - que acabam sendo ideais para determinados tipos de jogador e partida.
O lado negativo disto é que o Espectro e quatro caçadores - Parnell, Abraham, Caira e Cabot - são conteúdo extra, e é necessário pagar para ter acesso a eles. Embora isso seja parte desagradável da atual indústria de games, a Turtle Rock e a 2K Games ao menos não impede todos os usuários de jogar ao lado ou contra estes personagens.
Modo EvacuaçãoNão há conteúdo single player em “Evolve” - o máximo são partidas com bots -, mas assim como “Left 4 Dead”, o game traz uma campanha própria, conhecida como ‘Evacuação’.
A campanha traz cinco missões diferentes, que representam os dias até a última tentativa de evacuação de Shear. Vitórias para os caçadores representam mais colonos salvos durante este período, enquanto um monstro vencedor resulta em centenas de mortes.
O que torna Evacuação tão diferente são os diferentes efeitos que podem acontecer em uma partida dependendo de quem venceu a anterior. Caso os humanos vençam, por exemplo, uma nave pode identificar a posição do monstro automaticamente, ou uma barreira limita sua movimentação. Já se os caçadores perderem, a criatura pode ter uma cria como suporte, ou o equipamento dos humanos pode falhar em determinados momentos.
Isto cria uma dinâmica diferente do que é visto ao se jogar uma série de partidas simples, forçando quem perdeu a última rodada a se adaptar às desvantagens que o novo cenário oferece, o que pode criar situações únicas - como o momento em que a redoma do Armadilheiro é desativada e o monstro consegue escapar com um resto de vida, por exemplo.
Pontos Negativos
Mapas muito parecidosCom algumas exceções, os mapas de “Evolve” seguem o mesmo padrão básico de “grande estrutura no meio cercada por selva”. Isso faz com que muitos destes terrenos acabem se misturando na cabeça do jogador.
Há exceções, como o Aviário, que possui uma sessão inteira coberta por neve, e a Represa, que por já aparecer tanto em vídeos e versões de teste do jogo já tem seu layout mais popularizado. Mas, como um todo, a menos que o visual do mapa seja radicalmente diferente do que outros, não há muito de memorável nestes territórios.
Pelo menos a Turtle Rock prometeu novos mapas, que serão lançados gratuitamente para todas as plataformas.
Se por um lado o jogo brilha ao ter um elenco variado e com diferenças significativas entre cada personagem, boa parte deles está fora do alcance do jogador até que cumpra certos requisitos com quem está inicialmente liberado, o que pode ser um processo cansativo e demorado.
Isso é ainda mais claro com os monstros, que requerem uma quantidade de dano significativo com todos os seus poderes. Isso em teoria encoraja jogadores a testarem os diferentes poderes disponíveis para a criatura, mas quem já se acostumou a utilizar e melhorar certas habilidades é forçado a arriscar perder a partida com golpes que não gosta ou não prefere usar.
Ganhar níveis também é significativamente mais lento a menos que jogue o modo Evacuação, que tende a dar bônus especiais ao fim de cada campanha.
Nota: 9 (Excelente)
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