UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

FIFA 06

30/08/2005

da Redação
Futebol é uma paixão nacional. Embora seja um autêntico chavão, a frase é uma das que melhor descreve a identificação entre o brasileiro e o esporte cuja exata origem ainda é incerta. Rivalidade, raça, habilidade, arte, amor, ódio... realmente, são inúmeros os ingredientes e emoções que envolvem o futebol, para o qual o Brasil revelou craques reverenciados por todo o planeta.

"FIFA", que adentrou aos gramados virtuais em 1994, ainda na era dos 16 bits, é certamente a mais duradoura e fiel de todos os games de futebol. O grande trunfo da produtora EA Sports sempre foi a licença exclusiva com a entidade máxima do futebol, que lhe garante os direitos de utilizar atletas, times, patrocinadores e uniformes reais. Contudo, a popularização de "Winning Eleven", da Konami, jogo mais focado na simulação do esporte, ajudou a rotular FIFA como um jogo "arcade", ou seja, mais simples de jogar - ou menos realista, como dizem os fãs de "Winning Eleven".

É bem verdade que, de uns anos pra cá, a franquia resolveu assumir um pouco mais esse rótulo "arcade" mas, ao mesmo tempo, sem deixar de implementar melhorias a cada versão. Algumas propuseram mudanças significativas, outras nem tanto, mas, felizmente, "FIFA 06" joga no segundo time, o time vencedor.

Pimba na gorduchina

Uma das características que o brasileiro mais valoriza em "FIFA", em especial a versão para PC, é a "localização" do produto, jargão que define o processo de adequar o jogo ao gosto local. E "FIFA 06", não renega a tradição, começando por trazer 16 equipes brasileiras, as mesmas da versão anterior: Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Bahia, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Atlético Paranaense, Santos, São Caetano, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória.

Cada um, como não poderia deixar de ser, tem uniformes e escalações reais, além de bastante atualizadas, haja visto que as estatísticas foram fecheadas em 24 de agosto de 2005, pouco mais de um mês antes do lançamento oficial do jogo. Portanto, a resposta é sim: Robinho, ex-craque do Santos, joga pelo Real Madrid, da Espanha, em FIFA 06. Aliás, mais que isso: ele é o camisa 10 do time, titular intocável, e a torcida já faz coro para gritar seu nome. Para completar, ele pedala (se bem que o drible é válido para qualquer atleta do jogo) e está com uma aparência fiel - bastante diferente do que UOL viu ao testar uma versão alfa, ainda inacabada, do game.

E a localização tupiniquim não pára por aí: o jogo está totalmente em português, com narração de Milton Leite (Sportv) e comentários de Rogério Waughan (ESPN Brasil). Além disso, é possível jogar com os times brasileiros no modo Career, sobre o qual falaremos mais à frente, enquanto se vê bandeiras decorando o estádio e se ouve gritos da torcida (com o São Paulo, por exemplo, o famoso "Eô, Eô, Tricolor, Tricolor" ajuda a empurrar o tricampeão da Libertadores, assim como em uma autêntica partida no Morumbi).

Um outro brasileiro que mereceu especial destaque é Ronaldinho, que atualmente encanta os torcedores pelo Barcelona, da Espanha. Basta jogar pelo (ou contra o) Barça para perceber que o brasileiro realmente faz a diferença. Também pudera: ele ilustra a capa de "FIFA 06", ao lado de Wayne Rooney e Lucas Podolski, além de atuar como uma espécie de "consultor futebolístico" da série.

Completam a "brasileiridade" do jogo três músicas de artistas brasileiros: "Coco Nutz Mass" de boTECOeletro; "Nabika", de Carlinhos Brown & DJ Dero; "Tranqüilo", de Marcelinho da Lua. No total, são 39 faixas, dos mais variados países, que compõem a trilha sonora.

Você acerta o seu aí que eu arredondo o meu aqui... está valendo!

Depois de um belo aquecimento com as características "fora de campo" do game, é hora de partir para o jogo de verdade. Felizmente, diferente do que aconteceu de "FIFA 2004" para "FIFA 2005", a nova versão acrescenta novidades relevantes à série, ajudando-a a se aproximar, em termos de realismo, do arqui-rival "Winning Eleven" - embora, como já dissemos no preview, acreditamos que comparar ambas as séries não seja muito adequado, em nossa opinião.

Bem, indo direto ao assunto, os controles continuam basicamente os mesmos, ou seja, quem já é veterano em "FIFA" não encontrará dificuldades para sair com a bola nos pés logo de imediato. Porém, os mesmos veteranos certamente notarão que agora os cruzamentos, as bolas alçadas e os lançamentos ganharam mais variáveis e o game, como um todo, não está mais tão fácil (principalmente a partir do nível de dificuldade "Profissional").

A jogabilidade está com fôlego de jogador que acabou de entrar em campo, já que, ao mesmo tempo em que a EA Sports procurou tornar o game mais competitivo, facilitou em outros detalhes. Quer um exemplo? Procure arriscar mais chutes de fora da área e verá que, em "FIFA 06", terá mais sucesso que em relação às versões anteriores.

O domínio de bola mereceu bastante atenção: agora, os atletas têm mais pontos de colisão independentes (cabeça, joelho, pernas etc), o que dá margem a reações mais realistas. Os jogadores, sem a bola nos pés, movimentam-se mais e melhor, abrindo o lance e ampliando as possibilidades de conclusão das jogadas. Em suma, cá entre nós, "FIFA" sempre teve um certo clima artificial, mas em "FIFA 06" o comportamento dos jogadores, mais coerente com a realidade, ajuda a envolver quem está do outro lado da tela.

Uma nova variável que ilustra com muita coerência o que foi dito no parágrafo acima é a "química" do time. Em outras palavras, você pode ter uma equipe recheada de jogadores galácticos no plantel, mas, quando se trata de entrosamento, é só decepção: o atacante não corre para receber, a defesa bate cabeça e por aí vai. É o que acontece um pouco com o Real Madrid, que tem um belo time, mas apenas 38 pontos de química, enquanto o Barcelona tem mais de 90.

Curiosamente, a nova regra da FIFA, que obriga o juiz a punir o atleta com cartão vermelho em caso de carrinho, não foi implementada no jogo - às vezes os carrinhos sequer são punidos com cartão amarelo.

O aprendiz (de técnico)

Nunca um modo Career de um jogo de futebol foi tão profundo quanto o de "FIFA 06". Ao assumir o comando de sua equipe preferida, você não apenas será o técnico, definindo escalações e táticas, mas também será uma espécie de "cartola", definindo patrocinadores, negociando atletas, cuidando das finanças e por aí vai. É pra Eurico Miranda nenhum botar defeito.

Tudo isso ao longo de 15 anos (dentro do ciclo de tempo do jogo, obviamente). Cabe a você escolher, a cada partida, se deseja jogar, assistir à uma simulação detalhada em texto ou então ir direto ao resultado da confronto. É "FIFA" jogando nas onze, ou seja, atacando também de "Championship Manager" ou "Total Club Manager".

Além disso, não faltam também os modos de amistoso, torneio, online e tudo o mais que você já está acostumado a ver em "FIFA 06". Por falar em costume, todos os seus progressos ao longo do jogo rendem pontos que podem ser trocados por certos "extras", como equipes clássicas (com direito até a Zico no plantel) e biografias de jogadores.

O jogo ainda inclui uma série de extras para deleite dos peladeiros virtuais, com um "q" para a nostalgia, graças ao EA Retro, que exibe vídeo de golaços de craques como Anderson, Ronaldinho e Rooney, além de uma retrospectiva da série "FIFA" desde a primeira versão.

Gol de placa

A bola também não cai no visual: como sempre, o afinco em recriar as faces e mesmo o físico dos craques mais notáveis merece destaque. A torcida continua não sendo das mais realistas, bem como os efeitos climáticos, mas, de fato, até onde isso é importante?

Está certo que a Electronic Arts, certas vezes, faz um marketing demasiado em cima de suas franquias, criando "recursos" para disfarçar a falta de novidades, mas não é esse o caso aqui. O jogo é duradouro e muitos de seus segredos, como dribles especiais, exigem treinamento dedicado até serem dominados por completo.

O jogo não leva nota máxima porque ainda há o que ser melhor trabalhado para que venha a merecê-la, contudo, o abismo que separava "Winning Eleven" de "FIFA" está bastante menor que anos atrás. A série está no caminho certo: caprichando mais nas reações dos jogadores, na criação das jogadas e no fator "replay", que aumenta a longevidade, num futuro próximo "FIFA" pode receber uma nota perfeição. Basta manter esse ritmo e, quem sabe, as próximas versões (e eles absolutamente virão) não saiam ainda melhores.

O que vale, no final das contas, é a diversão e o desafio. E isso "FIFA 06" tem de sobra. Para os adeptos da série, o jogo é um verdadeiro banquete, com pontos positivos mantidos e outros mais adicionados; para os que torcem o nariz para "FIFA, aqui vai a notícia: continua sendo "FIFA", mas está indiscutivelmente melhor. Por isso, mesmo quem não gosta da franquia deveria se arriscar.

CONSIDERAÇÕES

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    FIFA 06 (Pc)

    150 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: EA Sports
    Lançamento: 30/09/2005
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online
    Configuração mínima: PIII 1.3GHz ou equivalente; 256MB de RAM; Placa 3D com 32MB; DirectX 9.0c; Windows 2000/XP
    Outras plataformas: DS PSP X360 GC PS2 XB
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado
    DOWNLOADS
    Tamanho: 213MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host