Topo

Football Manager 2014

Rodrigo Trindade

Do GameHall

05/02/2014 10h00

Agora sem sequer a concorrência de "FIFA Manager", a série "Football Manager", produzida pela Sports Interactive, não tem com quem brigar pelo restrito nicho de mercado dos games que colocam o jogador no papel de um técnico.

Ainda assim, "Football Manager 2014" não foi uma produção desleixada. Ela traz todos os elementos esperados de um jogo do gênero, como as opções intermináveis de comando sobre seu clube e de interações com imprensa, jogadores, outros técnicos e dirigentes.

Introdução

"Football Manager" nunca foi conhecido por espetáculos gráficos ou por uma trilha sonora marcante. Na maior parte do tempo, o jogador-técnico estará fuçando planilhas, arrumando a metodologia de treinos, ou observando como montar seu time contra o próximo adversário.

É um game silencioso e de ritmo lento para interessados nas entranhas do futebol - para aqueles que gostam de pensar que fariam um trabalho melhor que o treinador que está dirigindo seu time atualmente. Completar uma temporada pode muito bem custar mais de 20 horas na frente do computador.

Pontos Positivos

Simulação realista

Como é tradicional na série, o jogador recebe controle total sobre seu time. Na verdade ele deve agir dentro de limitações financeiras impostas por sua diretoria, mas tem autonomia para fazer contratações, mandar observar jogadores, e acatar ou não às sugestões de seus auxiliares técnicos.

Isso também se aplica às interações diárias com seus comandados. Você estabelece uma rotina semanal de treinos, com esporádicas preparações especiais para os próximos adversários. Neste dia-a-dia, a intensidade das atividades e a quantidade de folgas são determinadas pelo treinador. Quer dar folgas antes e depois dos jogos? É possível.

Agora, seus jogadores não estão tendo um bom rendimento? Então antes e depois das partidas você pode marcar treinos. Existe ainda a opção de fazer os atletas realizarem atividades individuais. Quer que seu atacante seja menos afobado na hora de chutar a gol? Coloque-o para aprimorar a finalização.

Excessos de treinos, no entanto, resultam em desgaste e insatisfação entre os comandados. Insatisfação, inclusive, é uma palavra recorrente em "FM 2014", assim como seu oposto. Resultados, palestras nos vestiários, interações com a imprensa podem ter resultados positivos ou negativos para o relacionamento do treinador virtual com seus jogadores, chefes e até companheiros de ofício.

Boa animação em 3D

Uma das reclamações frequentes em relação às primeiras tentativas da produtora a usar 3D na série girava em torno da simplicidade das animações do game. Embora "FM 2014" não utilize um motor como a Infinity Engine de "FIFA 14", o visual adotado para ilustrar os melhores momentos das partidas agrada por seu estilo funcional.

Com diferentes ângulos de câmera, os dois times são mostrados em campo com os 22 jogadores modelados em 3D. Alguns efeitos visuais ainda são toscos, como falhas gigantes de goleiros em finalizações que não são descritas como tal nas narrações, mas só incomodam quando acontecem contra o seu time.

Base de dados atualizada

A quantidade de ligas presentes no jogo detalhadamente vai de acordo com a vontade do jogador. Embora nem todas sejam licenciadas, a quantidade de nomes de atletas a preparadores físicos é impressionante.

A Sports Interactive colocou uma quantidade imensa de dados compilados em "FM 2014" de uma forma inteligente, que permite uma experiência personalizada para cada campanha.

A compatibilidade com o Steam Workshop só melhora essa questão, já que a comunidade pode abastecer o jogo com conteúdo como rosto de jogadores e logomarcas de equipes não licenciadas, como é o caso das brasileiras.

Futuramente, os próprios elencos poderão ser baixados pela comunidade - o que dará uma sobrevida à edição de 2014 de "Football Manager" para os anos seguintes.

Pontos Negativos

Localização malfeita

"FM 2014" está completamente localizado para os jogadores brasileiros, incluindo a possibilidade de usar o real como a moeda corrente do game.

No geral, os textos em português são bem escritos, mas durante as sequências interativas com a imprensa, atletas e outros personagens, tanto as perguntas feitas a você quanto as alternativas de respostas apresentam frases mal formuladas ao ponto de serem incoerentes.

Interações repetitivas

A maioria das entrevistas coletivas concedidas pelo jogador-treinador são cópias de outras realizadas anteriormente, e o mesmo acontece com outros tipos de situação dentro do jogo. No início é interessante avaliar suas respostas e o tom delas, mas as opções limitadas de alternativas chegam a cansar depois de algumas sessões idênticas.

Fugir da sala de imprensa - o equivalente a pular a coletiva - acaba virando notícia nos jornais e sites 'in-game'. Ou seja: essas ações maçantes e repetitivas devem ser realizadas cuidadosamente, mesmo após tornarem-se entediantes, para que consequências negativas sejam evitadas.

Nota: 8 (Ótimo)