UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Gears of War

07/01/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Na época do lançamento de "Gears of War" para o Xbox 360, em 2006, a Microsoft e a Epic juraram de pés juntos que seu novo blockbuster não iria dar as caras no PC apesar dos rumores mas, um ano depois, o inevitável aconteceu: a aventura do brutamontes Marcus Fenix finalmente deu o ar da graça nos computadores, com uma série de melhorias que tornam esta versão a edição definitiva.

"Emergence Day"

Marcus Fenix em ação
Para aqueles que não conhecem a versão original de "Gears of War", a história se passa em um planeta chamado Sera, muito parecido com a Terra, que um dia sofre um grande ataque de uma raça monstros humanóides chamada de Locust, que se esconde nos subterrâneos. O dia desta grande batalha é chamado de Emergence Day (ou Dia da Insurreição, em português), o dia em que boa parte da população de Sera foi dizimada. Dez anos depois, Marcus Fenix, um dos grandes heróis desta batalha, foi encarcerado, considerado traidor por ter desobedecido ordens superiores para tentar uma missão de resgate de cunho pessoal. Aqui a aventura começa quando as hordas da Locust atacam justamente a prisão em que Fenix está sendo mantido há anos.

Com a libertação de Fenix, ele se torna líder de um pequeno pelotão para cumprir uma missão suicida, um ataque no coração das forças inimigas que pode virar o rumo do conflito. Para enfrentar as centenas de inimigos, é necessário gerenciar (ainda que de maneira bem limitada) seus companheiros e sempre procurar por abrigo durante os tiroteios, já que os oponentes geralmente são bem agressivos e um ataque em campo aberto quase sempre resulta em morte. É um jogo de emoções intensas mas com um ritmo diferenciado, até mesmo porque o herói grandalhão não é tão ágil quanto aqueles de "Unreal Tournament", por exemplo.

A respeito dos comandos, os fãs do jogo no console podem ficar tranqüilos porque o gamepad do videogame funciona exatamente da mesma maneira no computador, mas é inegável que a combinação teclado e mouse parece muito mais natural e precisa, principalmente nos maiores níveis de dificuldade, em que qualquer erro pode ser fatal. Infelizmente o problema com o botão de correr/pular/cobrir ainda persiste - como o mesmo toque tem tantas funções, às vezes ocorre algum problema na identificação do que se quer fazer por parte do jogo, mas nada que comprometa a longo prazo. Para tentar ajudar, a Epic implementou aqui a duplo toque nas teclas direcionais, que acabam realizando essas mesmas ações.

O interessante sistema de "active reload" permanece intacto - no momento de recarregar a arma surge uma barrinha de ação que, ativada no momento certo, pode dar alguns bônus como munição extra ou maior poder de fogo. No entanto, pode travar a arma por alguns segundos se acionada no timming errado.

Diferenças e novidades

Novidades do PC
"Gears of War" é um jogo de sons e visuais impressionantes e, com certeza, uma das coisas que mais preocupa os jogadores é quanto o jogo requer da máquina. Definitivamente ele não é nada leve, mas como é de costume da Epic, é bastante otimizado e estável, com boas opções de ajuste para computadores menos robustos. De qualquer maneira, até mesmo como é dito no manual, ele tem uma performance melhor, mais próxima do 360, com placas de vídeo a partir da Geforce 8600 GT.

Um monitor widescreen também é recomendado, já que proporciona um campo de visão mais confortável. Com um PC que realmente agüente o tranco, "Gears of War" para Windows se revela ainda mais bonito, com texturas mais detalhadas, cores mais vibrantes e um aspecto mais realista, proporcionando uma imersão até hoje raramente vista no mundo dos videogames.

As adições exclusivas também ajudam a tornar o pacote especial. Há cinco novos capítulos no último ato que melhoram consideravelmente toda a experiência single-player. Além de renderem mais algumas boas horas de jogo, eles ajudam a tornar a história mais coesa e mostram o confronto com o monstro Brumak, que era simplesmente pulado, sem mais nem menos, no console. É bom notar que, apesar de novos capítulos, o final abrupto continua o mesmo.

Combate online

Ferramenta de edição
No modo multiplayer há três novos mapas, além daqueles que foram disponibilizados na rede Xbox Live por download, e também um novo modo de jogo, o "King of the Hill", em que é necessário capturar pontos fixos dos mapas e manter sob seus domínios. No total são cinco modos e 19 cenários, além da possibilidade de jogar a campanha single-player de modo cooperativo com dois jogadores. Por fim, foi adicionado também um editor de mapas, para a alegria da comunidade modder.

O único problema com "Gears of War" para Windows é sua integração com a Live, e já que ela não tem suporte no Brasil, seu multiplayer fica limitado. É possível jogar online sem assinatura, mas os rankings não ficam disponíveis, sem contar os problemas de estabilidade e velocidade do serviço. É chato mas não chega a pesar contra o pacote.

CONSIDERAÇÕES

"Gears of War" chega com atraso no PC, mas ainda se mantém relevante com sua ação intensa, gráficos de primeira e um herói que definitivamente tem carisma. Com algumas adições interessantes, esta é a versão definitiva do novo clássico, ainda que elas não sejam assim tão revolucionárias a ponto de fazer com que aqueles que já têm a versão do 360 comprarem o jogo novamente. O modo multiplayer com integração com a rede Xbox Live tem seus inconvenientes mas, uma vez ultrapassados, proporciona incontáveis horas de diversão com qualidade.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Gears of War (Pc)

    21 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Epic Games
    Lançamento: 06/11/2007
    Distribuidora: Microsoft
    Suporte: 1-8 jogadores, multiplayer online
    Configuração mínima: Win XP/Vista; Pentium 2.4 GHz, 1GB de RAM, NVIDIA GeForce 6600 ou ATI X700
    Outras plataformas: X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host