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Ghost Recon

25/07/2002

da Redação
A Red Storm ordenhou a licença Rainbow Six até a última gota. Com a semi-continuação Rogue Spear e diversas expansões, a engine do jogo já estava caindo aos pedaços e o público esperava algo novo. Isso veio na forma de Ghost Recon, a nova marca desenvolvida por Tom Clancy para jogos de combate militar estratégico.

Antes de mais nada, é bom explicar que Ghost Recon não tem nada em comum com jogos como Counter-Strike ou Command & Conquer, apesar das palavras 'combate militar' e 'estratégico'. Você controlará uma equipe de até seis soldados especiais (divididos em até três grupos) em perigosas missões que envolvem resgate, sabotagem e ataque contra grupos terroristas. A diferença é que esse jogo é realista ao extremo: dois tiros e você já era, e cada integrante só pode levar duas armas. Táticas usadas em jogos como Medal of Honor e Goldeneye também não ajudarão - sem muito planejamento e trabalho em equipe, você simplesmente sacrificará os mais caros soldados do mundo em questão de minutos.

Com isso, o jogo tem um ritmo totalmente avesso aos demais jogos de tiro, com exceção de alguns outros representantes do gênero (o exemplo mais claro é o excelente SWAT 3). Você não apenas será responsável por controlar todos os membros da equipe, mas também precisa planejar como se dará a ação antes do início da missão, e escolher o equipamento para cada um dos integrantes.

Uma vez em campo, os soldados devem ser gerenciados com cuidado - em parte porque eles são alvos fáceis quando movidos pelo computador. Aliás, esse é um dos problemas sérios de Ghost Recon: como boa parte do jogo se ambienta em enormes campos abertos, é necessário sempre estar na equipe de frente. Claro, jogar online resolve esse problema em grande estilo, mas isso tira parte da qualidade da campanha single-player. Nesse aspecto, o ambiente urbano de SWAT ainda se prova superior.

Mas com a nova engine gráfica, Ghost Recon certamente é um gigantesco salto de Rogue Spear. Os ambientes são relativamente variados, com cenários rurais e urbanos, mas com um nível de detalhe bastante razoável. E como o roteiro traz uma típica trama de Tom Clancy, apesar de não ser exatamente vital, ajuda ainda mais a trazer o jogador para dentro das guerrilhas.

CONSIDERAÇÕES

Ghost Recon é um jogo no qual seus reflexos não serão de grande valia, e paciência e planejamento são recompensados fartamente. Se você realmente planeja comprar esse jogo para tentar vencer as missões sozinho e deixar seus companheiros só na mão do computador, não vai ir muito longe. Mas se você realmente pensar como um soldado de uma equipe dessas, Ghost Recon promete trazer toda a emoção - e nervosismo! - de uma guerrilha real.

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    Ghost Recon (Pc)

    10 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Red Storm Entertainment
    Lançamento: 12/11/2001
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1-36 jogadores, multiplayer online
    Configuração mínima: PII 450MHz, Win 95/98/Me/2000/XP, 128MB de RAM, 1GB de HD, Placa 3D com 16MB de RAM, DirectX 8
    Outras plataformas: PS2 XB
    RecomendadoAvaliação:
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